Cidade
Avenida Caverá cria novo padrão de mobilidade à cidade
A Obra da Avenida Caverá, contemplou a ampliação da largura da sua pista de rolamento que contava com 8m de largura, e passou para 13m, o que possibilitou ora a criação de estacionamentos em ambos os lados da avenida em quase a sua totalidade, ora a criação de pontos de parada para ônibus, sem que este interfira no trânsito dos demais veículos ao realizar uma parada para o embarque de passageiros.
Em outros trechos como na interseção da Av. Caverá com a Av. Charrua, o alargamento da Caverá, permitiu a criação de faixas adicionais de pista para quem deseja ingressar na Av. Charrua com segurança e sem prejuízo a fluidez do trânsito da Av. Caverá.
No trecho que a Av. Caverá margeia a Unipampa, o alargamento da pista foi destinado a criação de uma terceira faixa para veículos que queiram ingressar ou sair da Unipampa pelo portão lateral acesso.
Além do alargamento, a Av. Caverá recebeu reforço do seu subleito em diversos pontos que apresentavam baixa capacidade de suporte ao tráfego de veículos, com o recorte da área que apresentava problemas estruturais, remoção de até 60cm de profundidade de solos moles, e recomposição da camada estrutural do pavimento com material granular de elevada capacidade de suporte.
Após isso, a Av, Caverá recebeu um nova camada de revestimento asfáltico em toda a sua extensão.
Ao todo foram implantados quase mil tachões de sinalização rodoviária, disciplinando os locais de estacionamento e ultrapassagem, além de implantação sinalização horizontal e vertical em toda a sua extensão.
Em um trecho de quase 400 m, foram refeitos passeios em concreto que estavam precários e abaixo do nível da pista, o que gerava grande insegurança para os seus usuários. Estes passeios tiveram a sua cota elevada e receberam uma camada nova em concreto, com a recuperação e inclusão de centenas de meio-fios, criando uma barreira física entre a pista e o pedestre.
A Rótula do Obelisco não foi esquecida, ela foi alargada, e teve uma de suas alças modificadas, o que eliminou um antigo conflito que ocorria entre os veículos que a adentravam e aguardavam os veículos que vinham da direção do Parque Dr. Lauro Dorneles.
Houve também a inversão do sentido da rua Honório Lemes além da qualificação do seu pavimento que foi totalmente asfaltado. A inversão do sentido da rua Honório Lemes também eliminou um conflito entre veículos na rótula do Obelisco, trazendo maior fluidez para a Av. Tiaraju, principalmente em dias de saída de eventos do Parque Dr. Lauro Dorneles.
Também foi criado uma rótula de retorno para acesso à Unipampa, com a qualificação do pavimento paralelepípedo da rua Aloísio de Medeiros, que passou a contar com revestimento asfáltico.
Foi construída uma Ciclofaixa e Passeio Partilhados novos, desde a Unipampa até a Supertratotres, com uma extensão superior a 2,5 Km, devidamente sinalizada, e foram criados mais de 10 pontos de acesso aos bairros vizinhos com a implantação de acessos em concreto e faixas de pedestre.
Cidade
Alegrete está entre os locais de risco de exploração sexual de criancas e adolescentes no RS
Os dados são relativos ao biênio 2023 e 2024 e estão incluídos no portal da ferramenta SmartLab de monitoramento, projeto conjunto entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desses pontos, foi constatada exploração sexual de crianças e adolescentes em 12 deles.
O número de locais considerados vulneráveis no período 2023/2024 diminuiu em relação ao biênio anterior, no qual foram mapeados 967 pontos em todo o Estado. O levantamento considera “pontos vulneráveis” aqueles que apresentam características passíveis de aumentar o risco de ocorrências, como ausência de atuação do Conselho Tutelar ou a existência de pontos de prostituição, de consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
Pontos de parada em rodovias, como hotéis, motéis, postos de abastecimento também fazem parte do levantamento. Neste domingo (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No Rio Grande do Sul, a cidade com mais pontos de risco em números absolutos é Uruguaiana, com 38 pontos identificados. Entre as regiões abrangidas pelas unidades do MPT no Interior, outros municípios abarcados pela Procuradoria do Trabalho no Município de Uruguaiana, como Santana do Livramento (25) e Alegrete (21), também se incluem entre as vinte cidades com mais pontos de risco identificados.
A região Norte do Rio Grande do Sul, atendida em sua maior parte pela unidade do MPT em Passo Fundo, é a que apresenta mais cidades entre as vinte com mais pontos críticos verificados: Sarandi (22), Erechim (17), Carazinho (12), Frederico Westphalen (11) e Passo Fundo (11).
Segundo levantamento divulgado este ano pela entidade Safernet no Dia da Internet Segura, em 11 de fevereiro, as denúncias sobre imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet registraram uma queda em 2024 em comparação com 2023, ano que a ONG recebeu número recorde de queixas. A ONG recebeu 52 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representou 26% a menos que em 2023.
Ranking de cidades gaúchas com mais pontos de risco de exploração sexual
1º) Uruguaiana: 38;
2º) Santa Maria: 26;
3º) Sant’Ana do Livramento: 25;
4º) Sarandi: 22;
5º) Lagoa Vermelha: 22;
6º) Alegrete: 21;
7º) São Leopoldo: 17;
8º) Erechim: 17;
9º) Rosário do Sul: 16;
10) Eldorado do Sul: 15;
11º) Cachoeira do Sul: 14;
12º) Rio Pardo: 12;
13º) Carazinho: 12;
14º) São Gabriel: 12;
15º) Frederico Westphalen: 11;
16º) Pantano Grande: 11;
17º) Passo Fundo: 11;
18º) Tapes: 11;
19º) São Sepé: 11;
20º) Camaquã: 10.
Cidade
Prefeitura faz drenagem inédita na avenida Alexandre Lisboa
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está implementando uma ação de drenagem urbana que visa combater os problemas de alagamento na cidade.
Com o objetivo de retirar a água acumulada das vias e direcioná-la para a galeria fluvial, a iniciativa promete trazer mais segurança e um trânsito mais fluido para todos os cidadãos. Inicialmente, as equipes trabalharam na avenida Alexandre Lisboa.
Esta ação é inédita na cidade tem planejamento cuidadoso. O objetivo segundo a Prefeitura, é garantir que as vias permaneçam seguras e acessíveis, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Com essa intervenção, a Prefeitura busca não apenas minimizar os alagamentos, mas também proporcionar um ambiente urbano mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.
A Secretaria de Infraestrutura reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos alegretenses, investindo em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade.
Cidade
Heilli explica na Câmara o plantão 24h para a Zona Lste
A Secretária Municipal de Saúde, Heilli Temp, participou da Sessão Ordinária, convocada para esclarecer sobre a implementação do projeto “Plantão médico 24 horas” na Zona Leste do Município, no Centro Social Urbano.
O autor, vereador Eder Fioravante, expressou que o engajamento é para executar a demanda de extrema necessidade para os moradores da Zona Leste.
Nas manifestações, os vereadores pediram para repensar a espera até a Conferência, e que seja feito um planejamento estratégico com um estudo completo, apontando o que precisa de recursos humanos, infraestrutura, orçamento mensal e equipamentos.
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