Contato

Saúde

Alegretense, de 67 anos, fala sobre experiência na ONG Casa Maria e desafio na luta contra o câncer

A ONG Casa Maria é uma luz de esperança para aqueles que enfrentam o desafio do câncer. Com uma missão nobre e um trabalho dedicado, essa organização não-governamental tem transformado vidas e oferecido suporte integral aos pacientes oncológicos e suas famílias.

A Casa Maria proporciona acolhimento, apoio emocional e serviços essenciais, tais como alimentação e hospedagem gratuita. Desde sua fundação, a instituição tem sido um farol de esperança para aqueles que mais precisam, oferecendo uma variedade de recursos e assistência personalizada.

A instituição, localizada em Santa Maria, oferece hospedagem gratuita, refeições, apoio psicossocial e assistência social para os pacientes em tratamento. Além disso, a Casa Maria auxilia na compra de medicamentos, suplementos alimentares e outros itens essenciais, aliviando o peso financeiro e garantindo que as necessidades básicas sejam atendidas.

Os depoimentos dos pacientes atendidos pela Casa Maria são testemunhos emocionantes do impacto positivo que a organização tem em suas vidas. Natural de Alegrete, Juvenal de Oliveira Trindade, 67 anos, paciente atendido pela ONG no início de 2023, compartilha sua experiência emocionante. “É muito importante ter pessoas para conversar e compartilhar experiências durante o tratamento”, diz Juvenal.

Ele relata como a ONG se tornou uma fonte de apoio inestimável durante seu tratamento. “Eu fui muito bem recebido. O ambiente na Casa Maria é maravilhoso, e fiz amizades com todos os outros pacientes”, acrescenta Juvenal com gratidão.

O alegretense ressalta também a ajuda fornecida pela entidade para o tratamento oncológico, que inclui desde apoio emocional até fornecimento de dietas enterais.

A Casa Maria, que completou nove anos de existência em março, conta com o apoio da comunidade para continuar seu trabalho. Através de doações financeiras, alimentos, roupas e outros itens, a instituição é capaz de oferecer cuidados e esperança a um número crescente de pessoas que enfrentam a batalha contra o câncer.

“Estendemos um convite a todos para se juntarem a nós nessa missão de transformar vidas. Juntos, podemos espalhar esperança e tornar o caminho dessas pessoas um pouco mais iluminado”, afirma a equipe de comunicação da entidade.

Se você deseja fazer parte dessa causa e obter mais informações sobre como apoiar a Casa Maria, entre em contato pelo telefone (55) 3311-7077. Cada gesto de solidariedade fortalece o trabalho dessa instituição e traz esperança para aqueles que mais precisam.

CONTATOS DA CASA MARIA

Telefone: (55) 3311-7077

Endereço: Rua Erly de Almeida Lima, 447 – Bairro Camobi, Santa Maria (RS)

Redes Sociais:
Facebook – facebook.com/CasaMariaOng
Instagram – instagram.com/CasaMariaOng

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Saúde

Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as idades em Alegrete

Alegrete agora oferece a vacina contra a gripe para toda a população a partir dos seis meses de idade

A medida segue a decisão da Secretaria Estadual de Saúde (SES) de liberar a imunização para todas as faixas etárias. De acordo com Juliana Michael, chefe da vigilância epidemiológica de Alegrete, os moradores podem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para se vacinar e devem verificar os horários de funcionamento de cada unidade.

Até a última quinta-feira, 15 de maio, Alegrete alcançou uma cobertura vacinal geral de 32,25%. As taxas de vacinação para os grupos prioritários são: 37,66% entre idosos, 15,21% entre crianças e 30,39% entre gestantes. A meta do município é atingir 90% de cobertura nesses grupos.

No Rio Grande do Sul, mais de 1,4 milhão de pessoas já receberam a vacina contra a gripe este ano, o que representa 28,5% de cobertura entre crianças, idosos e gestantes. Para reforçar os estoques nos municípios, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) está distribuindo mais 703 mil doses de vacinas às coordenadorias regionais da SES.

A ampliação da vacinação para todas as idades visa aumentar a proteção da população contra a gripe, especialmente com a chegada do outono e inverno, períodos de maior circulação do vírus.

A vacina é segura e eficaz na prevenção das formas mais graves da doença e suas complicações. Portanto, procure a UBS mais próxima e garanta sua proteção e a de sua família.

Continue lendo

Saúde

Governador entrega veículo para Coordenadoria da Saúde

Na sexta-feira, 14 de fevereiro, o governador Eduardo Leite entregou 50 veículos novos à Secretaria da Saúde (SES) em Porto Alegre

Os veículos, sendo 25 sedans e 25 caminhonetes 4×4, custaram cerca de R$ 8,1 milhões, com recursos do Estado e do governo federal. Destinados às 18 coordenadorias regionais da SES e ao nível central, os carros visam melhorar a prestação de serviços de saúde.

 

A cerimônia contou com autoridades, como o próprio Governador Eduardo Leite, o deputado Frederico Antunes e a Secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Entre os beneficiados estava a 10ª Coordenadoria de Saúde, representada por Haracelli Fontoura.

 

 

Continue lendo

Saúde

Aumento da depressão em idosos preocupa no Brasil

Dados do IBGE revelam que 13,2% dos idosos entre 60 e 64 anos sofrem de depressão, superando a média nacional. Solidão e perdas agravam depressão entre idosos

A incidência de depressão entre idosos no Brasil tem apresentado um aumento preocupante, com 13,2% das pessoas entre 60 e 64 anos diagnosticadas com a condição, superando a média nacional de 10,2% para indivíduos acima dos 18 anos, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Este aumento é ainda mais acentuado entre aqueles com 75 anos ou mais, registrando um crescimento de 48% entre 2013 e 2019. A história de Ciro Martins, 71 anos, reflete essa realidade. Após perder sua esposa em 2023, Ciro enfrentou uma profunda solidão que o levou à depressão.

A intervenção de um ex-colega de trabalho o encorajou a buscar ajuda profissional, resultando em um diagnóstico de depressão e um tratamento eficaz que revitalizou seu interesse pelas atividades diárias e pela socialização.

Especialistas apontam que a depressão em idosos é causada por uma combinação de fatores biológicos, como alterações nos níveis de neurotransmissores e o uso de medicamentos que podem agravar os sintomas, e sociais, principalmente o isolamento social e a solidão.

Alfredo Cataldo Neto, professor da Escola de Medicina da Pucrs, destaca a importância de uma abordagem diferenciada no tratamento da depressão em idosos, observando que os sintomas muitas vezes se manifestam de maneira distinta, com queixas físicas frequentemente substituindo expressões diretas de sofrimento emocional.

A solidão, agravada pela perda de cônjuges e mudanças familiares, é um dos principais desafios enfrentados pelos idosos. A taxa de suicídio entre essa faixa etária tem crescido no Brasil, evidenciando a gravidade da situação.

No Rio Grande do Sul, a expectativa de que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070 ressalta a urgência de implementar políticas públicas voltadas para a saúde mental dos idosos.

Com informações do JC

 

Continue lendo

Popular