Contato

Cidade

Obra é inaugurada diante do luto de vizinhança da tragédia da Nova Brasília

Hoje o Prefeito Márcio Amaral não teve muito o que comemorar na solenidade de reabertura de um corredor para veículos no calçadão. A obra chamada de revitalização daquele espaço teve a sombria companhia de moradores da ocupação ao lado da Promorar.

Eles foram demonstrar o luto pela perda dos amigos, o casal Deivid Mendes dos Santos e Juliana Bandeira Macedo além do garotinho, Lalentim Macedo dos Santos, mortos eletrocutados no final da tarde desta quinta-feira, naquela ocupação, em acidente com um fio de uma ligação gato.

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=6151314941604104&id=100080315991108&mibextid=Nif5oz

O protesto silencioso com cartazes, deu um ar fúnebre à pompa oficial da administração municipal no meio da tarde ali em frente ao Banrisul.

A data estava anunciada. Não apenas a da inauguração da controversa obra no centro da cidade, mas no entendimento daqueles moradores, também, de uma tragédia no local das três mortes.

Há tempos solicitavam ao poder público redes elétrica e de água onde a família morreu no infortúnio de quinta-feira. O protesto calado, foi um grito alto deste povo desesperado, que mais do que enterrar seus amigos, revela um nervo social exposto…

A falta de condições dignas de moradia e falta de projetos concretos e reais para estes invisíveis sofredores da periferia, que são obrigados à burlar as regras sofisticadas da tecnocracia e sequestrar luz e água para tentar sobreviver em dias escaldantes.

Nem todos conseguem. No caso de Deivid, Juliana e Valentim, restaram os amigos solidários, que bradaram palavras doídas nos cartazes diante do seleto grupo das autoridades pesos-pesados, que neste momento são os responsáveis de suprir tais demandas.

Na sala do novo calçadão há três cadáveres para os políticos assumirem. Os moradores vieram dizer à cidade e aos políticis e gestores que à prioridade deles é de gente de carne e osso ao invés do árido concreto.

Eles não tinham nada pra celebrar nesta sexta-feira, neste local da cidade que não lhes pertence de fato, apesar do cerimonial teimar em afirmar o contrário.

Cada um foi para o seu lado. O problema acabou? Não. Vejam o relato de uma moradora ao EQ nesta noite:

“O fio que foi recolhido pela RGE nao.foi o do acidente,cortaram outro e levaram para perícia. O do acidente esta lá pendurado na cerca da minha casa.
Pedimos por atenção pra que não ocorra mais tragédias. Estamos sem energia elétrica, a Prefeitura disse que não pode fazer nada. Estamos em um estado critico”.

O nome disto é socorro. Quem se sentir responsável por este tipo de apelo, que reaja, tem trabalho e vidas aguardando por um gesto

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Cidade

Moradores discutem melhorias no Bairro Nossa Senhora da Conceição

Encontro liderado por Adão Roberto e Carmelita visa calçamento, drenagem e iluminação

Em 19 de novembro de 2024, a Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora da Conceição e autoridades se reuniram para discutir melhorias como calçamento, drenagem e iluminação. Adão Roberto, da FRACAB e UAMA, e a presidente da associação, Carmelita Hoffman, lideraram o encontro, que ocorreu no próprio bairro.

As autoridades prometeram colaborar para elevar a qualidade de vida local, mas ainda não detalharam as ações ou prazos. A comunidade aguarda o cumprimento desses compromissos.

 

Continue lendo

Cidade

NESTA QUINTA-FEIRA: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIRÁ DESCONTOS DE MULTAS E JUROS NO PROGRAMA PROFIS 2024

O evento ocorrerá às 15h, no Plenário Gaspar Cardoso Paines, na Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Alegrete convida a comunidade para participar, nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, da audiência pública sobre o Programa Profis 2024, promovida pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. 

O encontro discutirá o Projeto de Lei Ordinária 59/2024, apresentado pelo Poder Executivo, que estabelece condições especiais para regularização de débitos com o município. O programa prevê anistia de multas e juros sobre créditos da Fazenda Pública Municipal, de natureza tributária e não tributária, vencidos até 31 de dezembro de 2023, destinados a pessoas físicas e jurídicas com dívidas ativas e/ou judicializadas.

A audiência pública é uma oportunidade para que a população conheça os detalhes do projeto, tire dúvidas e contribua com sugestões. Além disso, o evento será transmitido ao vivo pela TV Câmara, garantindo acesso àqueles que não puderem comparecer presencialmente.

Continue lendo

Cidade

Alegrete celebra padroeira com vasta programação religiosa

Eventos começam em 29 de novembro, incluindo carreatas e missas temáticas, com apoio da Prefeitura e Secretaria de Turismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida promete unir e abençoar a cidade

A cidade de Alegrete anunciou, em um evento na noite de 14.nov.2024 (5ª feira), no salão Paroquial, uma programação extensa para celebrar a sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

As festividades, com início em 29.nov, contam com o apoio da Prefeitura de Alegrete e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Prometem momentos de fé, tradição e união para a comunidade local.

As celebrações começarão com uma carreata às 18h, partindo do trevo do arco na Cidade Alta, seguida de uma missa com benção ao Alegrete às 19h, no dia 29.nov. Esta sequência de eventos simboliza a união e a fé da comunidade.

A programação inclui missas temáticas dedicadas a diferentes grupos da comunidade ao longo da semana seguinte. No dia 3 de dezembro, às 19h, haverá uma missa com benção às famílias, com a presença da Paróquia de Manoel Viana. No domingo, às 10h, uma missa abençoará os produtores rurais do Município, e às 19h, uma missa será dedicada aos integrantes do comércio e empreendedores de Alegrete.

Durante a semana, as celebrações continuarão com missas voltadas para profissionais de diversos setores, incluindo construção civil, indústrias, agroindústrias, militares, seguranças, educação, cultura, tradicionalistas e profissionais de saúde. O encerramento das festividades será no domingo, com uma Santa Missa na igreja Matriz às 10h, marcando o fim de uma semana de celebrações.

 

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular