Cidade
Márcio demite diretor por causa de críticas à Secretária Carol Figueiredo
O Prefeito Márcio Amaral demitiu nesta sexta-feira o diretor financeiro da Secretaria de Educação, Marcelo Alves, que é o Presidente da escola de samba Acadêmicos do Por-do-Sol, tesoureiro do MDB, e é do grupo político do presidente da sigla, vereador João Leivas.
A escola Acadêmicos do Por-do-Sol, que completou 40 anos, quinta-feira, lançou uma nota pública denunciando o torniquete imposto pela Sedetur, onde a Secretária Caroline Figueiredo garroteia os ensaios de rua da escola de samba.
O gesto teve efeito muito negativo na opinião pública local e criou um lança chamas dentro dos grupos do bairro.
No lado partidário, o gesto do Prefeito dá no meio em figuras de peso do MDB como Renato Costa, que foi o primeiro presidente da escola, foi vereador por duas décadas, Secretário do Município em diferentes gestões e sempre garantiu votos à sigla num bairro muito identificado com o MDB.
O presidente João Leivas calou, mas também levou nos dedos, afinal, o Prefeito abraçou a causa de quem não tem voto, não tem partido e por enquanto se agarra ao evento da linguiça, marcado para abril, para ter algum protagonismo.
Mas pela lógica criada pela Sedetur os outros eventos têm que sangrar para o festival da linguiça ter êxito. Tanto que Márcio, Carolina e Lúcio do Prado peregrinaram, nesta semana, em Porto Alegre, atrás de apoio e grana.
Se este evento prosperar, e tem tudo pra que isso aconteça( as prinicpais entidades empresariais estão dando respaldo), Carol terá entregue o cardápio das linguíças de bandeja ao deputado Marenco e ao ex-vereador Rudi Pinto, ambos do PDT, que criaram e articularam à oficialização de Alegrete, capital da linguiça campeira.
Então, até acertando ela perde politicamente, e ainda arrasta o Prefeito Márcio junto. Vai contra o voto de quem é do bairro Macedo, também em outras escolas de samba, e vai promover políticos do PDT que estavam fora da foto.
Caroline não conseguiu derrubar do cavalo o vereador Cléo Trindade, que domina à cena do Desfile Farroupilha e comanda a Campereada. No Efipan ela não pega nem banco. No carnaval rasga os tambores e atravessa o samba e nas feiras da praça vem desidratando em conta-gotas.
O Prefeito Márcio dá corda. Ao contrário do que imagina a oposição, este gesto demonstra que o único objetivo político do atual Prefeito não é fazer um sucessor, mas criar uma lenda.
Cidade
Alegrete está entre os locais de risco de exploração sexual de criancas e adolescentes no RS
Os dados são relativos ao biênio 2023 e 2024 e estão incluídos no portal da ferramenta SmartLab de monitoramento, projeto conjunto entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Desses pontos, foi constatada exploração sexual de crianças e adolescentes em 12 deles.
O número de locais considerados vulneráveis no período 2023/2024 diminuiu em relação ao biênio anterior, no qual foram mapeados 967 pontos em todo o Estado. O levantamento considera “pontos vulneráveis” aqueles que apresentam características passíveis de aumentar o risco de ocorrências, como ausência de atuação do Conselho Tutelar ou a existência de pontos de prostituição, de consumo de drogas e bebidas alcoólicas.
Pontos de parada em rodovias, como hotéis, motéis, postos de abastecimento também fazem parte do levantamento. Neste domingo (18), é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
No Rio Grande do Sul, a cidade com mais pontos de risco em números absolutos é Uruguaiana, com 38 pontos identificados. Entre as regiões abrangidas pelas unidades do MPT no Interior, outros municípios abarcados pela Procuradoria do Trabalho no Município de Uruguaiana, como Santana do Livramento (25) e Alegrete (21), também se incluem entre as vinte cidades com mais pontos de risco identificados.
A região Norte do Rio Grande do Sul, atendida em sua maior parte pela unidade do MPT em Passo Fundo, é a que apresenta mais cidades entre as vinte com mais pontos críticos verificados: Sarandi (22), Erechim (17), Carazinho (12), Frederico Westphalen (11) e Passo Fundo (11).
Segundo levantamento divulgado este ano pela entidade Safernet no Dia da Internet Segura, em 11 de fevereiro, as denúncias sobre imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet registraram uma queda em 2024 em comparação com 2023, ano que a ONG recebeu número recorde de queixas. A ONG recebeu 52 mil denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes, o que representou 26% a menos que em 2023.
Ranking de cidades gaúchas com mais pontos de risco de exploração sexual
1º) Uruguaiana: 38;
2º) Santa Maria: 26;
3º) Sant’Ana do Livramento: 25;
4º) Sarandi: 22;
5º) Lagoa Vermelha: 22;
6º) Alegrete: 21;
7º) São Leopoldo: 17;
8º) Erechim: 17;
9º) Rosário do Sul: 16;
10) Eldorado do Sul: 15;
11º) Cachoeira do Sul: 14;
12º) Rio Pardo: 12;
13º) Carazinho: 12;
14º) São Gabriel: 12;
15º) Frederico Westphalen: 11;
16º) Pantano Grande: 11;
17º) Passo Fundo: 11;
18º) Tapes: 11;
19º) São Sepé: 11;
20º) Camaquã: 10.
Cidade
Prefeitura faz drenagem inédita na avenida Alexandre Lisboa
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, está implementando uma ação de drenagem urbana que visa combater os problemas de alagamento na cidade.
Com o objetivo de retirar a água acumulada das vias e direcioná-la para a galeria fluvial, a iniciativa promete trazer mais segurança e um trânsito mais fluido para todos os cidadãos. Inicialmente, as equipes trabalharam na avenida Alexandre Lisboa.
Esta ação é inédita na cidade tem planejamento cuidadoso. O objetivo segundo a Prefeitura, é garantir que as vias permaneçam seguras e acessíveis, especialmente em períodos de chuvas intensas.
Com essa intervenção, a Prefeitura busca não apenas minimizar os alagamentos, mas também proporcionar um ambiente urbano mais seguro e confortável para motoristas e pedestres.
A Secretaria de Infraestrutura reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos alegretenses, investindo em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável da cidade.
Cidade
Heilli explica na Câmara o plantão 24h para a Zona Lste
A Secretária Municipal de Saúde, Heilli Temp, participou da Sessão Ordinária, convocada para esclarecer sobre a implementação do projeto “Plantão médico 24 horas” na Zona Leste do Município, no Centro Social Urbano.
O autor, vereador Eder Fioravante, expressou que o engajamento é para executar a demanda de extrema necessidade para os moradores da Zona Leste.
Nas manifestações, os vereadores pediram para repensar a espera até a Conferência, e que seja feito um planejamento estratégico com um estudo completo, apontando o que precisa de recursos humanos, infraestrutura, orçamento mensal e equipamentos.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia12 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado