Pais de alunos que frequentam as escolas da Zona Leste de Alegrete solicitaram ao Vereador Leandro Meneghetti (PL), algumas providências nos educandários, principalmente nas Escolas de Educação Infantil
A Guto Pereira e a Arnaldo Paz, são as únicas escolas infantis de toda a Zona Leste e abrigam cerca de 300 (trezentas) crianças. Sabe-se que a demanda é muito maior, onde há a necessidade de mais um local.
No início do mês de janeiro, o edil conversou com o secretário de Educação, Rodrigo Guterres e o mesmo disse que estava no planejamento a reabertura da Escola Dr. Romário, onde abriria 100 vagas. E as vagas que faltariam seriam compradas da rede particular do município.
O ano letivo já iniciou e a escola não foi aberta e muito menos foi feita a limpeza no local. Segundo professores e pais de alunos, com a abertura de mais uma escola essa demanda seria regularizada.
Outras questões recorrentes nas E.M.E.I.S foram com relação a falta de professores e estagiários. Todos estão aguardando que os profissionais que foram nomeados, assumam o mais rápido possível. Com relação aos estagiários, existe a demanda, porém não há procura por parte dos profissionais da área de educação.
“Vou solicitar ao secretário que dêem a preferência de chamar os professores da educação infantil. Visitei as escolas para conhecer a realidade dos espaços e tem salas com 15 crianças. É urgente além do professor, o auxiliar e o estagiário”.
O Vereador também visitou as Escolas de Ensino Básico e encontrou os educandários com alguns ajustes a serem feitos na sua infraestrutura. Também encontrou equipes de professores e dos outros serviços internos especializados e comprometidos com o trabalho, principalmente com a segurança e comodidade dia alunos.
Nas três escolas visitadas ( Luiza de Freitas Vale Aranha, Antônio Saint Pastous e Fernando Ferrai), somam cerca de 1 mil alunos. A Diretora da Escola Waldemar Borges, não estava no momento, por estar prestando solidariedade à família enlutada de um aluno.
De forma geral, uma das solicitações apresentadas pelos diretores ao Vereador foi com relação a parte elétrica. Algumas escolas não podem ligar o ar-condicionado pelo motivo da rede não suportar tanta carga de energia.
“Indo conhecer a realidade de cada região é que sabemos o que é necessário. Fiquei abismado em uma das escolas que tem 65 anos, não ter uma rede elétrica de qualidade e que ofereça segurança para todos. Pais e professores estão unidos fazendo rifa para poder comprar o material elétrico necessário e também para contratar equipe especializada”, comenta Meneghetti.
O Vereador disse ainda que estará solicitando ao Prefeito Municipal que todos os ares-condicionados que foram trocados na Câmara Municipal, sejam repassados às escolas que ainda faltam esse aparelho.
“Também quero parabenizar os professores e pais dessas escolas, que mesmo diante das dificuldades se unem e não deixam que nada falte para seus alunos”, ressalta leandro.