Educação
Nova reitoria da Urcamp é empossada
O Conselho Diretor da Fundação Attila Taborda (FAT) empossou, na manhã desta quinta-feira, 1º, a novada reitoria da Urcamp.
Na ocasião, assumiram o cargo Antônio Evanhoé Sobrinho, no papel de reitor, e Guilherme Cassão Bragança, como vice-reitor.
Com uma proposta de renovação, transparência e voz aos alunos, Sobrinho e Bragança dedicarão os primeiros dias de trabalho para conhecimento geral dos setores das instituições e as principais demandas a serem atendidas. Para isso, contarão, estrategicamente, com um grupo de colaboradores.
Aos 43 anos, o professor Antônio Evanhoé Sobrinho assume, pela primeira vez, o comando da reitoria do Centro Universitário da Região da Campanha. É coordenador do curso de Educação Física, graduação na qual está inserido no corpo docente desde 2010.
Por formação, é graduado como professor de Educação Física pela Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (2002), Mestre em Desporto para Crianças e Jovens pela Universidade do Porto, em Portugal (2008) e Doutor em Educação Física pela UFPel (2019).
Mesmo ciente da responsabilidade, e até mesmo do peso de ocupar a cadeira de reitor, Sobrinho assume com confiança, justificando que há um grupo de pessoas que o deixam tranquilo para encarar o desafio.
“A nossa gestão será compartilhada, por isso, fico mais tranquilo com o tamanho da responsabilidade. Tenho, ao meu lado, pessoas excelentes. Entendo que tudo na vida é um processo de tornar-se alguma coisa. Eu acabei me tornando gestor da Urcamp, onde estou há 13 anos e que possuo um grande carinho, amor e que ‘visto a camiseta’.
A partir dessa visão que tenho, quero que meus colegas, colaboradores e alunos também sejam incentivados a vestir a camiseta dessa instituição”, ressalta.
Por fim, retoma ao raciocínio inicial da conversa de que a nova Urcamp passa pela transparência das pessoas que assumiram a responsabilidade.
“Eu me tornei pai, professor de Educação Física, mestre, doutor, professor universitário e, hoje, assumo temporariamente um cargo em que quero desempenhar da melhor maneira possível. Quero fazer a melhor gestão já vista na Urcamp. Que daqui a quatro anos, quando eu sair, que as pessoas fiquem com uma lembrança de mim sobre honestidade, transparência e pela facilidade de lidar com elas, contornando problemas, decidindo situações da melhor forma possível”, frisa.
Vice-reitor, Guilherme Cassão Marques Bragança tem 32 anos e integra o quadro docente da Urcamp desde 2016. Atualmente, coordena os Cursos de Farmácia e Biomedicina. É Bacharel em Farmácia (Currículo Generalista) pela Urcamp (2013), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2016) e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2020), ambos pela UFPel.
Até chegar à condição de vice-reitor, Bragança viveu diversas circunstâncias da sua vida dentro do ambiente da Urcamp. Aluno, bolsista, professor, mestrando, doutorando, coordenador de cursos, até chegar a responsabilidade atual, em que não faltarão tarefas a serem cumpridas na rotina diária.
Questionado sobre toda essa história, ele relembra desde quando cursava o Ensino Médio e visitava a Feira das Profissões.
“Eu também assisti diversas aulas e laboratórios como convidado, pois tinha alguns amigos que eram mais velhos e frequentavam a graduação. Até o momento que o Guilherme era aluno, tinha um plano pessoal de vida. Quando passou a ser professor, virou um plano coletivo para um microssistema de alunos. Depois, quando o Guilherme virou coordenador de curso, aumentou o ambiente. Agora, a responsabilidade é muito maior, não é só um microambiente, é um macroambiente”, analisa.
Quando assume a nomenclatura e os deveres de um vice-reitor, Bragança afirma que o maior desafio é carregar e ser responsável pelo direcionamento de vários sonhos que estão depositados dentro do ambiente da sala de aula. Ou seja, são muitos futuros que estão em jogo em cada curso e disciplina oferecida.
“Não é somente com a vida das pessoas, mas sim, com o futuro delas. É uma responsabilidade com aquele que entrou para estudar e buscar uma profissão que vai lhe acompanhar para o resto da vida. É o emocional dos pais, tios, avós, esposas, esposos, filhos, filhas. Há muitas pessoas que estão apostando as fichas na gente. Eu diria que o desafio não está tanto no dinheiro, mas na formação de profissionais críticos, humanísticos e reflexivos, que lutem por uma sociedade melhor, que é o que buscamos construir”, finaliza.
Educação
Escola Marquês de Alegrete vence Mostra Científica com projeto sobre energia solar
Alunos dos Anos Iniciais conquistam 1º lugar em Uruguaiana com estudo focado em sustentabilidade
Em 7 de novembro, a Escola Marquês de Alegrete ganhou destaque ao conquistar o 1º lugar na Etapa Regional da Mostra Científica das Escolas Públicas Estaduais, em Uruguaiana. O projeto vencedor, “Conhecendo a Energia Solar: Aprendendo sobre sustentabilidade desde cedo”, foi desenvolvido por alunos dos Anos Iniciais, sob a orientação das professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério. Felipe Ribeiro, Diogo Santos e Renata Pereira apresentaram uma maquete e explicaram a importância da energia solar como alternativa sustentável.
O projeto visa ensinar o conceito de energia solar aos alunos, ressaltando sua importância para o uso responsável da energia e a preservação do meio ambiente. As professoras Clarisse Nunes e Márcia Valério destacaram a necessidade de conscientizar as crianças sobre sustentabilidade e o uso consciente dos recursos naturais, considerando o aumento da população e a demanda por esses recursos. A energia solar é apresentada como uma solução vital nesse cenário.
A iniciativa busca preparar as futuras gerações para enfrentar desafios ecológicos, promovendo o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e a conservação ambiental. Aprender sobre energia solar desde cedo é visto como essencial para formar indivíduos conscientes e agentes de mudança para um desenvolvimento equilibrado com a natureza.
O evento, que ocorreu em Uruguaiana, reuniu projetos de várias escolas públicas estaduais da região. O trabalho da Escola Marquês de Alegrete se destacou, mostrando o empenho e a dedicação dos alunos e professores envolvidos.
Educação
Escola de Alegrete brilha em mostra científica em Uruguaiana
Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente destacam-se por suas contribuições à educação e ecologia
Recentemente, Uruguaiana foi palco de uma Mostra Científica, promovida pela 10ª Coordenadoria Regional de Educação. O evento, que reuniu estudantes, professores e membros da comunidade, teve como foco a disseminação de conhecimentos em ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Dentre os diversos projetos apresentados pela Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira, três se destacaram por suas propostas voltadas à solução de problemas ambientais e sociais: Ecobag, Cubo Mágico e Bombas de Semente.
O projeto Ecobag, intitulado “Mais que uma ideia, uma atitude”, é uma iniciativa das professoras Catiusia Carvalho e Mariana dos Santos, juntamente com os alunos Benjamin Ramos, Isabelli Oliveira e Yasmin Palau. O objetivo é diminuir o uso de sacolas plásticas, incentivando o uso de alternativas ecológicas.
A proposta visa promover um consumo mais consciente e sustentável, reduzindo assim o impacto negativo no meio ambiente.
Por outro lado, o projeto Cubo Mágico, liderado pelo professor Giliardi Dorneles e pelos alunos Victória Alves, Lauane Lee e Manuella Dornelles, utiliza o conhecido quebra-cabeça como uma ferramenta educacional.
O foco é no desenvolvimento cognitivo e motor de crianças e jovens, através da integração de conceitos matemáticos e lógicos, além de estimular habilidades como concentração, raciocínio espacial e resolução de problemas.
Já as Bombas de Semente, sob orientação da professora Luciane Palau e com a colaboração das alunas Fernanda Linck, Manuela Cruz e Nadine Teixeira, propõem uma técnica inovadora para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas.
Compostas por argila, terra e sementes, essas “bombas” permitem um plantio rápido e eficaz, contribuindo significativamente para a revitalização ambiental.
Educação
Alunos promovem conscientização ambiental com jogos recicláveis
Estudantes da EMEB Saint Pastous criam atividades educativas usando materiais reutilizados para ensinar sobre sustentabilidade
Alunos da EMEB Saint Pastous, na Zona Leste, realizaram uma atividade de conscientização sobre reciclagem e cuidado ambiental em 08 de novembro de 2024. Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental desenvolveram jogos educativos com materiais recicláveis para os alunos dos anos iniciais.
A professora de educação física Márcia Viana coordenou o projeto, visando promover aprendizado lúdico e enfatizar a importância da sustentabilidade.
Os jogos, criados a partir de garrafas PET, caixas de papelão e tampas plásticas, incluíram atividades como jogo da memória, pebolim e basquete. Essas atividades não só proporcionaram diversão, mas também educaram sobre práticas sustentáveis.
Márcia Viana destacou a ação como uma oportunidade de aprendizado diferenciado, reforçando a colaboração e os valores de sustentabilidade entre os estudantes de diferentes faixas etárias. “A iniciativa uniu conscientização ambiental e integração entre as turmas”, afirmou.
Através dessa experiência, os alunos mais velhos demonstraram como reutilizar materiais descartáveis em recursos pedagógicos, incentivando reflexões sobre consumo e descarte responsáveis.
O projeto exemplifica a integração da educação ambiental ao currículo escolar de forma interativa, aumentando a conscientização sobre questões ambientais.
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