Tempo
Porto Alegre e várias cidades suspendem aulas pelo risco de ciclone
Prefeituras de diversos municípios gaúchos, entre eles Porto Alegre, suspenderam as aulas como medida de prevenção ao ciclone que atinge o Rio Grande do Sul e pode provocar rajadas de vento de mais de 100 quilômetros por hora e fortes chuvas em várias regiões do Estado a partir desta terça-feira (17).
Na Capital, as aulas da rede municipal foram suspensas nos turnos da tarde e da noite desta terça. “Para preservar alunos e equipes, as aulas da rede municipal estão suspensas nos turnos da tarde e da noite desta terça-feira, diante da previsão de tempestade e ciclone. A decisão se estende à rede conveniada. A Secretaria Municipal de Educação está orientando as escolas”, informou o prefeito Sebastião Melo.
Canoas, na Região Metropolitana, também adotou a medida, que vigora até esta quarta-feira (18) no município.
Entre as cidades do interior do Estado que fecharam as escolas municipais, estão: Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Pelotas, Santa Vitória do Palmar, Chuí, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Piratini, Pinheiro Machado, Turuçu, Guaíba e Eldorado do Sul. Em alguns municípios, a medida vale para esta terça e quarta.
Além das escolas, as atividades foram suspensas na Furg (Universidade Federal do Rio Grande) e na UFPel (Universidade Federal de Pelotas).
Ao longo desta quarta-feira, o ciclone se dirige para Santa Catarina. O Paraná e o Sul do Estado de São Paulo também podem ser atingidos pelo fenômeno.
A tendência é de que o tempo volte a ficar estável no RS na quinta-feira (19). A Defesa Civil Nacional alertou para o risco de destelhamento de casas, quedas de árvores e postes e falta de energia em razão dos fortes ventos e da chuva provocados pelo ciclone.
Tempo
O Ibirapuitã está com 12,78m e parou de subir
Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 03/05/2024
Horário: 18h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,78m (estabilizando)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 439
Total de famílias atingidas: 154
Famílias desabrigadas: 75
Pessoas desabrigadas: 203
Famílias desalojadas: 79
Pessoas desalojadas: 236
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano, Quadra da Nós Os Ritmistas, IRMA, Parque Dr Lauro e Igreja Quadrangular
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos, Tancredo Neves, Renascer, Centro e Rui Ramos
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.
Tempo
231 pessoas atingidas pela enchente em oito bairros de Alegrete
Boletim Defesa Civil Alegrete
Data: 02/05/2024
Horário: 08h00
Nível do rio Ibirapuitã: 12,34 (em elevação)
Cota de inundação: 9,70m
Cota de alerta: 8,50m
Cota de atenção: 7,50m
Total de pessoas atingidas: 231
Total de famílias atingidas: 77
Famílias desabrigadas: 35
Pessoas desabrigadas: 101
Famílias desalojadas: 42
Pessoas desalojadas: 130
Abrigos ativos: Ginásio IEE Oswaldo Aranha, SAAIA, Ginásio EMEB Euripedes Brasil Milano e Quadra da Nós Os Ritmistas
Bairros atingidos: Vila Nova, Santo Antônio, Macedo, São João, Ibirapuitã, Promorar, Canudos e Tancredo Neves
Contatos: (55) 3120 1065/ (55) 991589544
Observação: *Acumulado de chuvas nas últimas 24h: 63.4mm 48h: 119.8mm 72h: 191.8mm (fonte CEMADEN). *As mudanças estão sendo auxiliadas pelos servidores da Prefeitura Municipal de Alegrete com o apoio do Exército Brasileiro e voluntários.
Salientamos que esse serviço deve se dar pelo período diurno por questões de segurança. *Os boletins serão emitidos às 08h00 e 18h00.
Tempo
Mudou o clima em Alegrete no final da manhã
O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul. Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã. As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.
A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.
Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.
A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.
A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.
Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.
A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado