Contato

Cidade

Enfim, avenida da Integração é entregue à cidade

A Prefeitura de Alegrete inaugurou oficialmente na tarde desta quinta-feira (14/4), a mais importante obra de infraestrutura realizada no município: a revitalização do Arroio Regalado – Avenida da Integração, iniciada em 2009.

13 anos depois, com muitos desafios, a obra, que atravessou gestões, foi entregue à população alegretense.

O líder comunitário Júlio Paz, presidente do bairro Vera Cruz e representante da União das Associações de Bairros de Alegrete (UABA), um exaltou o trabalho realizado pela prefeitura. “A obra é maravilhosa. Quero parabenizar os gestores municipais. Nossa comunidade está muito feliz. Nós do movimento comunitário só temos a agradecer ”, destacou.

O secretário de Finanças, José Luiz Cáurio, parabenizou todas as seis comunidades. Graças a saúde financeira da administração municipal estamos podendo viver este momento histórico”, ressaltou.

A secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, destacou a relevância da questão ambiental na obra do Regalado e os impasses superados, principalmente após o termo de compromisso ambiental junto à Fepam. “Todo o nosso comprometimento se refletiu na sequência desta obra, com o plantio de árvores e todas as etapas de áreas previstas para conservação. Nos próximos dias iniciaremos o trabalho técnico social, com a implantação da coleta seletiva nos bairros adjacentes”, disse.

O vereador Itamar Rodriguez, representante da Câmara Municipal, fez menção ao importante projeto que se prolongou por gestões municipais. “Trata-se de uma obra que veio para mudar a história da nossa cidade. Um projeto complexo, mas que vem a ser uma das principais avenidas da cidade. Uma obra econômica e social, que acaba com muitos problemas estruturais, como as enxurradas”, comentou.

O vice-prefeito Jesse Trindade destacou que a obra de revitalização do Regalado é uma conquista feita a muitas mãos. “A revitalização do Regalado é um projeto complexo, que nos desafiou por longos anos, mas que hoje foi entregue ao povo alegretense. Este novo passo vai concretizar o trabalho de muitas pessoas que trabalham pelo Alegrete que queremos, com ganhos em infraestrutura, qualidade de vida, meio ambiente e de saúde pública”, lembrou.

Encerrando o ato, o prefeito Márcio Amaral enfatizou que a avenida da Integração, parte fundamental das obras de revitalização do Arroio Regalado, um investimento de cerca de R$ 12 milhões, abrange seis bairros e reassentou mais de 100 famílias.

Segundo ele, a construção da avenida da Integração, via de 2.500 metros que interliga a avenida Brás Faraco com a rua Daltro Filho, às margens do arroio, finalizou o principal mecanismo de contenção das enxurradas provocadas pelo Regalado. Com revestimento asfáltico, a avenida percorre os bairros Prado, Progresso, Vila Grande, Sepé Tiaraju, Vera Cruz e Joaquim Fonseca Milano com iluminação, ciclofaixa, duas faixas de rodagem, calçadas nos dois lados e estacionamento em um sentido. “É com muita alegria que entregamos esta obra. Investimos somente nesta avenida 4,9 milhões de reais, o maior de todas as 10 metas da obra do arroio Regalado”.

O prefeito Márcio convidou os ex-prefeitos Erasmo Silva e Adão Faraco e a ex-vice-prefeita Maria de Fátima Mulazzani para descerrar oficialmente a placa simbólica de entrega e cortar a fita de inauguração.

Prestigiaram o evento, o presidente do Centro Empresarial, Cassio Mileto Sobrosa, o presidente do Grupo Pilecco, Onélio Pilecco, o presidente da CAAL, José Alberto Pacheco Ramos, além dos secretários municipais Daniel Gindri (secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural) Daniel Rosso (secretário de Segurança, Mobilidade e Cidadania), Haracelli Fontoura (secretária de Saúde), Iara Caferatti (secretária de Promoção e Desenvolvimento Social), Rui Alexandre Medeiros (secretário de Administração) e Paulo Faraco (procurador Geral do Município).

Paulo de Tarso Pereira, atua na área desde o final da década de 1970. Alegretense, formado na UFSM, já trabalhou nas maiores empresas do Sul, como Correio do Povo, RBS, A Notícia e JSC, bem como foi coordenador do Canal Rural e editor na Record/SP. A retornar para Alegrete, na virada do ano 2000, fundou o jornal EQ, e hoje é o jornalista responsável por todas as plataformas, que inclui site, redes sociais e edição on line do EQ.

Publicidade
Comentários

Cidade

FREDERICO ANTUNES DESTINA EMENDA PARLAMENTAR A APAE ALEGRETE

Trata-se de uma Instituição beneficente de apoio, prevenção e promoção de bem estar às Pessoas com Deficiência e do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Na quarta-feira (2/4), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a SJCDH firmou um termo de colaboração destinando recursos de emenda parlamentar, do Deputado Estadual Frederico Antunes, para a APAE Alegrete/RS. 

No total, foram direcionados R$ 75 mil para a Associação. Os recursos serão aplicados na contratação de serviços e multiprofissionais, como neuropsicopedagoga, psicólogo, assistente social, entre outros. A entidade atende em média 426 pessoas.

“É o nosso reconhecimento ao trabalho de excelência que é realizado pela nossa APAE Alegrete, que é uma referência regional”, destacou Frederico.

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais são instituições que prestam serviços educacionais e de apoio às pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. No total, existem 206 APAEs no Rio Grande do Sul.

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin; o Deputado Estadual, Frederico Antunes e a diretora-administrativa da Federação das APAEs do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Lúcia Centena, participaram do ato de assinatura no Centro Administrativo do Estado (CAFF).

📸 Cristiano Guerra

Continue lendo

Cidade

Obra particular rompe rede e cinco bairros estão sem água.

Obra particular rompe rede de água, e abastecimento em cinco bairros deve retornar durante a madrugada

Uma obra particular rompeu uma rede de água na Rua Olegário Vitor Antônio José de Vargas, em Alegrete, na noite desta quarta-feira, 26, e o abastecimento foi interrompido na região da Coxilha e nos bairros Fronteira Oeste, Maria do Carmo, Novo Lar e Vila Inês.

A Corsan está realizando o reparos, com previsão de que o retorno do fornecimento de água ocorra durante a madrugada desta quinta-feira, 27, de forma gradual.

Para mais informações, podem ser usados os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444.

A Corsan está permanentemente disponível nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

Continue lendo

Cidade

MP consegue condenar a 30 anos autor de feminicídio em Alegrete

Após denúncia do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), o Tribunal do Júri em Alegrete condenou nesta terça-feira, 25 de março, a 30 anos de reclusão, homem que agrediu sua companheira até a morte no ano de 2023.

Na madrugada do dia 20 de novembro, após uma discussão com a companheira, o denunciado a espancou com diversos golpes pela cabeça e pelo corpo, fugindo logo após e deixando a vítima inconsciente e agonizando por horas, até ser encontrada por uma vizinha e socorrida pelo SAMU.

A mulher foi encaminhada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos, indo a óbito no dia seguinte.

O crime foi praticado por meio cruel, uma vez que o denunciado agiu com brutalidade desmedida ao espancar a vítima na região da cabeça, o que acarretou fratura do crânio e hemorragia cerebral, causando-lhe sofrimento desnecessário, e por razões da condição de sexo feminino (feminicídio).

“Os jurados foram chamados à responsabilidade de encerrar esse ciclo de violência em que a vítima se encontrava, garantindo a punição do responsável, e, ao acolher integralmente o pedido do Ministério Público, indicaram que a sociedade não tem mais nenhuma tolerância com a violência contra as mulheres”, destacou a promotora de Justiça Maura Lelis Guimarães Goulart, que atuou em plenário.

O juiz determinou a imediata execução da pena do condenado, que respondeu preso a todo o processo, e fixou indenização mínima de 30 salários mínimos em favor dos familiares da vítima, a título de reparação pelos danos morais provocados pelo crime.

Continue lendo

Popular