Contato

Educação

Educação entrega lap tops para rede municipal no fim da pandemia

Em continuidade ao Programa de Inserção Tecnológica nas Escolas Municipais, iniciado pela contratação da plataforma Clickideia, onde é ofertado ensino remoto, que atendeu a rede municipal durante o período pandêmico com as aulas híbridas, a prefeitura entregou na manhã desta quarta-feira (6/4), no salão azul do Centro Administrativo, 310 notebooks aos professores e 500 chromebooks para estudantes das escolas municipais urbanas e rurais. Foram mais de R$ 2,8 milhões investidos.

Porém, a administração municipal não esclareceu nem sobre a origem do recurso e nem a rubrica que amparou o investimento.

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Angela Viero, destacou a importância de investir em tecnologia no âmbito da educação municipal. “Tanto os alunos quanto os profissionais da Educação precisam estar conectados e merecem o que há de mais moderno no processo de aprendizagem. Nosso trabalho vem sendo ampliado ano a ano para oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças”, diz.

Ela explica que os notebooks entregues aos profissionais da Educação facilitarão ações formativas, planejamentos, registros e relatórios no dia a dia. “Além de contribuir para a aquisição de novas competências relacionadas à tecnologia da informação e da comunicação, a tecnologia reflete diretamente na qualidade do trabalho realizado com os alunos”, esclarece.

Ao fazer uso da palavra, a professora Ana Peres, diretora do Polo João André Figueira e presidente da ADEMA – Associação dos Diretores das Escolas Municipais de Alegrete, destacou que “hoje é um dia muito significativo para nós diretores das escolas. É um dia de grande importância na qualidade da educação. Hoje nós estamos presenciando um fato inédito na educação municipal, levando para os rincões de Alegrete a tecnologia que chegará nas mãos dos nossos professores e alunos. Uma oportunidade de termos esse ato de aporte tecnológico e pedagógico que ficará marcado na nossa história”, declarou.

O professor Cláudio Ceolin, diretor do Polo Constantino de Souza Nunes e presidente do Conselho de Educação de Alegrete, ressaltou que “este momento é diferente e vai se perpetuar por um longo tempo na história de cada escola, professores e também pelos alunos, pois tivemos uma pandemia, mas conseguimos
evoluir. Parabenizo a prefeitura por essa iniciativa”.

O vice-prefeito, Jesse Trindade, afirmou que a administração atual está imbuída em qualificar os métodos de ensino em sala de aula.

“Integrar e estruturar o uso de ferramentas que ajudam na dinâmica em sala de aula é algo que será posto em prática diariamente, qualificando a inclusão digital no ambiente escolar. Estamos investindo nos agentes principais, que são os alunos e
também os nossos professores. Em todas as nossas ações, em todos os movimentos, pensamos em garantir um novo futuro para nossas crianças. Daqui a 5 ou 10 anos os resultados irão aparecer com essa gurizada”.

“É o maior investimento que a Prefeitura já fez na área. Ele incentiva a inovação e promove a qualificação da nossa rede municipal de educação. Precisamos garantir o acesso das crianças à tecnologia e dar condições de trabalho para nossos professores”, destacou o prefeito Márcio Amaral.

De acordo com o prefeito, ao longo de 2021, as escolas municipais receberam reformas e melhorias na rede tecnológica e nos sistemas de informação, preparando-as para a inserção destas novas ferramentas entregues hoje pela prefeitura. “Agora, estes equipamentos estão sendo distribuídos a cada escola municipal e servirá como um recurso poderoso para a formação dos nossos
estudantes”, argumentou.

Receberam os notebooks e chromebooks os representantes das EMEBs urbanas e rurais do Município
[6/4 20:02] Paulo De Tarso: EMEBs Rurais

– Polo Educacional João André Figueira
– Polo Educacional Francisco Mafaldo
– Polo Educacional Murilo Nunes
– Polo Educacional Silvestre Gonçalves
– Polo Educacional Constantino de Souza Nunes
– Polo Educacional João Cadore
– Polo Educacional Polo Costa Leite
– Polo Educacional Alfredo Soares Leães

EMEBs Urbanas

– Antônio Saint Pastous de Freitas
– Valdemar Borges
– Luiza de Freitas Vale Aranha
– Fernando Ferrari
– Honório Lemes
– Marcelo de Freitas Faraco
– Francisco Carlos
– Eurípedes Brasil Milano
– Princesa Isabel
– Lions Clube
– José Antônio Vilaverde Moura
– Alcy Cheuiche

Publicidade
Comentários

Educação

Ministério Público interdita a EMEI Ibirapuitã

 

O Vereador Leandro Meneghetti (PL), recebeu no final da tarde de quinta-feira (08.05), mensagens de pais de alunos da EMEI Ibirapuitã, dizendo que receberam a informação de que o Ministério Público havia interditado o educandário.

Diante do fato, tanto professores quanto a comunidade escolar estavam proibidos de acessar o prédio. Foram informados que nesta sexta-feira(09.05) e durante toda a próxima semana as crianças deverão ficar em casa.

Uma mãe, que não quis se identificar, disse ao vereador que vai precisar pagar uma pessoa para ficar com sua filha de 1ano e 5 meses, enquanto ela trabalha. “Vou pagar $50,00 por dia, até saber onde será o novo local da creche”, disse assustada a mãe.

Meneghetti entrou em contato com o Secretário de Educação, Rodrigo Guterres, que está em férias, e o gestor da pasta confirmou a informação e vai se reunir com a direção na próxima terça-feira, para definir onde será o novo local do educandário. Há a possibilidade de serem direcionados para o Centro Profissionalizante Nehyta Ramos ou na EMEI Dr. Romário, na Zona Leste.

“Eu ainda não tive acesso ao documento oficial do Ministério Público. O fato agora é saber onde essas crianças serão alocadas com segurança para a tranquilidade dos pais e familiares, disse Meneghetti.

 

À saber:
O Vereador Leandro Meneghetti, vem acompanhando a situação da EMEI Ibirapuitã desde o início do mês de março. O prédio apresenta inúmeros problemas na sua estrutura física, o que compromete a segurança de todos.

Essa situação, levou o Bispo da Igreja Metodista do Rio Grande do Sul, Nelson Magalhães e membros da ordem religiosa a vir até Alegrete, no mês de abril, onde tiveram reunião com o Prefeito Municipal e também visitaram o prédio da escola.

O executivo Municipal mantém um contrato de comodato com a Associação da Igreja Metodista, desde o ano de 1999. No próximo mês de junho o líder religioso retorna a Alegrete para receber a proposta do Executivo Municipal, que acenou pela compra de todo o espaço.

Continue lendo

Educação

Nível A da EMEB Lions Clube está sem professor há 32 dias

A pedido da comunidade escolar, o Vereador Leandro Meneghetti (PL) vem fazendo visitas às escolas municipais desde o início do ano letivo de 2025.

Na Lions Clube que fica na Zona Oeste da cidade, a escola recebe 541 alunos do Nível A ao 9º ano e também uma turma do EJA para surdos, funcionando nos três turnos.


A grande preocupação dos pais é com a turma de Nível A (Educação Infantil) que ainda não iniciou o período escolar, pela falta de professor. Esta turma funciona na Escola Polivalente, devido a um convênio com o Estado do RS.

Segundo pedido de informações solicitadas pelo Edil, à secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sobre o número de professores nomeados, bem como as escolas em que estão lotados, foi informado no dia 17 de março, que sete professores se apresentaram e estão nas seguintes EMEIs: Mário Quintana, Euclides Lisboa, Guto Pereira, Nossa Senhora das Graças, Menino Deus e a EMEB João Cadore.

 

Estamos atentamente acompanhando as publicações e sabemos que mais professores já foram nomeados. Esperamos que se apresentem e tão logo assumam nos locais que estão vagos, assim como os cozinheiros”, ressalta Leandro Meneghetti.

O vereador também verificou a necessidade de professores de História e Geografia, três serventes, uma cozinheira e quatro monitores. A escola também atende 47 alunos no Atendimento Educacional Especializado -AEE.

 

Percorrendo a escola, o edil identificou que parte da estrutura física precisa de reforma e reparos. Foi relatado quem em dias de chuva, existem goteiras por vários lugares e a área externa precisa da renovação da pintura.

Todas as 15 salas de aula possuem aparelhos de ar-condicionado, faltando 5 aparelhos para os setores administrativos. A rede elétrica está toda reformada.

 

Continue lendo

Educação

Meneghetti leva listão de problemas nas escolas da Zona Leste à SECEL

 Reunião entre vereador e secretário destaca planos de melhorias em escolas e áreas de lazer, com foco na qualidade de vida

Na manhã de 28 de fevereiro, o vereador Leandro Meneghetti (PL) e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rodrigo Guterres, se reuniram para discutir melhorias nas escolas e no esporte.

Meneghetti propôs a doação de ares-condicionados substituídos da Câmara Municipal para escolas necessitadas, beneficiando as Escolas Infantis Guto Pereira e Arnaldo da Costa Paz, Polo João Cadore, e as Emebs Luiza de Freitas Vale Aranha, Saint Pastous e Fernando Ferrari.

Guterres apresentou um plano de manutenção elétrica e hidráulica nas escolas, iniciando pelo Polo do Jacaraí, com uma empresa terceirizada. Também discutiram a revitalização da Praça da Juventude, incluindo melhorias elétricas e pintura, com apoio de grupos locais para atividades de lazer.

A contratação de novos professores foi outro ponto abordado, com 25 já chamados e a previsão de contratar mais 43 professores e 10 cozinheiros.

Guterres expressou a intenção de contratar mais 25 profissionais para preencher lacunas deixadas por contratos emergenciais. A dificuldade em atrair estagiários para as escolas, devido à concorrência com bolsas estaduais, também foi discutida.

Este encontro marca um esforço conjunto do legislativo e executivo municipal para melhorar a educação e o esporte, focando na melhoria das condições das escolas e espaços de lazer.

As ações propostas incluem a manutenção de escolas e da Praça da Juventude, além da contratação de novos profissionais.

 

Continue lendo

Popular