Contato

Educação

Unipampa abre concurso para novos professores

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou no dia 30 de março edital de abertura de concurso público para professor de carreira do magistério superior.

O objetivo é selecionar docentes para atuação em diferentes áreas do conhecimento em cursos da Unipampa.

O período de inscrições vai até o dia 13 de abril através do Sistema Guri, por meio de preenchimento de um formulário. As vagas são para as cidades de Alegrete, nas áreas de Conformação Mecânica e Sistema de Telecomunicações, uma vaga em cada. Para Bagé em Física Experimental, uma vaga. Jaguarão em Teorias Linguísticas, uma vaga. E também para São Borja em Ciência Política, três vagas. 

De acordo com o Edital n° 88/2022, a remuneração total dos docentes é de R$9.616,18. Os interessados devem pagar uma taxa de inscrição no valor de R$180, a ser quitada até o dia 14 de abril. Para a seleção serão utilizados critérios específicos conforme a área de atuação do docente, a realização das provas estão previstas para a data de 09 de maio, na cidade de origem da vaga do Concurso Público.

Todas as informações estão disponíveis no Edital de Abertura do Concurso Público.

Publicidade
Comentários

Educação

Alegrete registra o melhor Ideb da história

Município alcança nota 5,7 no Ideb 2025, supera boa parte das cidades da Fronteira Oeste e confirma evolução iniciada há quase duas décadas. O principal desafio agora é manter o desempenho nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Por Redação Em Questão

A educação pública de Alegrete conquistou um resultado histórico. O município alcançou 5,7 no Ideb 2025 dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o maior índice desde o início da série histórica, em 2005. O desempenho representa um avanço em relação à edição anterior da avaliação e reforça a evolução da aprendizagem nas escolas da rede pública.

Os dados mostram que o resultado foi impulsionado pela combinação entre uma elevada taxa de aprovação, de 96%, e o crescimento do desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática. O indicador é considerado a principal referência nacional para medir a qualidade da educação básica.

O avanço também coloca Alegrete em posição de destaque na Fronteira Oeste, demonstrando que os investimentos realizados nos primeiros anos da vida escolar vêm produzindo resultados concretos.

Entretanto, os números revelam um alerta. O Ideb diminui para 4,8 nos anos finais do Ensino Fundamental e cai para 3,3 no Ensino Médio, evidenciando que a aprendizagem perde força à medida que os estudantes avançam na trajetória escolar.

Especialistas apontam que enfrentar essa diferença passa por ações de reforço pedagógico, combate à evasão escolar e valorização do trabalho desenvolvido nas escolas. O desafio é transformar o bom desempenho da alfabetização em resultados consistentes até a conclusão da educação básica.

📊 RAIO-X DO IDEB EM ALEGRETE

Anos Iniciais (1º ao 5º ano)
Ideb: 5,7

Anos Finais (6º ao 9º ano)
Ideb: 4,8

Ensino Médio
Ideb: 3,3

✔ Aprovação: 96%
✔ Melhor resultado da série histórica
✔ Evolução de 3,1 (2005) para 5,7 (2023)

📌 COMPARATIVO REGIONAL

Entre os principais municípios da Fronteira Oeste, Alegrete aparece entre os melhores desempenhos nos anos iniciais.

Ideb 2025

• São Gabriel – 6,1
• Manoel Viana – 5,9
• Alegrete – 5,7
• Uruguaiana – 5,5
• Rosário do Sul – 5,4
• Quaraí – 5,3
• Itaqui – 5,2

💬 ANÁLISE EQ

O resultado merece ser comemorado, mas não pode esconder um desafio evidente. Alegrete consegue alfabetizar melhor suas crianças, porém encontra dificuldades para manter esse desempenho ao longo da vida escolar. A prioridade da próxima etapa deve ser reduzir essa diferença entre os anos iniciais, os anos finais e o Ensino Médio.

NÚMEROS QUE CHAMAM ATENÇÃO

5,7 – Maior Ideb da história de Alegrete.

96% – Taxa de aprovação nos anos iniciais.

2,6 pontos – Crescimento acumulado desde 2005.

353º lugar – Posição entre os municípios gaúchos.

A LIÇÃO DO TEMA DE CASA

“O desafio da educação já não é apenas ensinar a ler. É garantir que o aluno continue aprendendo até concluir a escola.”

Continue lendo

Educação

Demétrio Ribeiro recebe o espetáculo A Maçã

 

O Sesc Alegrete promove, no dia 10 de julho, às 8h30, na Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro, a apresentação do espetáculo “A Maçã”, uma das atrações desta edição do Palco Giratório, maior projeto de circulação de artes cênicas do país. A montagem combina teatro e ilusionismo para abordar temas como memória, envelhecimento e os desafios impostos pelo Alzheimer. 

A história acompanha William Seven, ilusionista que interpreta Nicolau Souberdes, um mágico em idade avançada que passa a enfrentar o esquecimento e o distanciamento dos palcos. Entre momentos de lucidez e confusão, o personagem revisita lembranças e sentimentos, revelando as transformações provocadas pelo Alzheimer e seus impactos na vida de quem convive com a doença. 

Ao longo da apresentação para os alunos da instituição, os números de ilusionismo se integram à narrativa e ajudam a representar, de forma poética, as alterações da memória e da percepção da realidade. O espetáculo alterna momentos de humor, emoção e reflexão, proporcionando ao público uma experiência sensível sobre o tema. 

Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.

Espetáculo “A Maçã” – Sesc Alegrete

Data: 10/07 (terça-feira)

Horário: 8h30

Local:  Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro (Rua Gen. Sampaio, 1559)

Continue lendo

Educação

IFFar pede ajuda ao Legislativo. A novela do transporte volta à pauta

Estiveram presentes na reunião a presidente, vereadora Firmina Soares; o 1º secretário, vereador Vagner Fan; o 2º secretário, vereador Leandro Meneghetti; e os vereadores Gilmar Martins, Jaime Duarte, Joceli Oviedo, José Rubens Rosa Pillar, Paulo Berquó e Pedro Paraíso. O Parlamento ouviu atentamente a diretora-geral Mirian Marchezan e os estudantes sobre a atual situação.

A presidente explicou que convidou os representantes do IFFar para relatarem aos vereadores sobre a situação, que se agravou desde o início das aulas. Reforçou que o momento era para buscar juntos uma análise para melhorias da linha Passo Novo, bem avaliar o impacto do Projeto de Lei do Executivo nº 0008/2026.

As principais situações relatadas pela instituição foram em relação à demora dos ônibus e à insuficiência de veículos para o número de alunos. Na reunião, foi esclarecido que estão sendo cobradas providências do Poder Executivo para a qualificação do transporte público. Também foi informado que está em tramitação o Projeto de Lei do Executivo nº 0008/2026, que autoriza a concessão de subsídio tarifário para custeio do serviço de transporte coletivo público de passageiros por ônibus.

 

Informou-se ainda, que por meio do Ofício Gabinete do Executivo, nº 013/2026, foi solicitado o regime de urgência na tramitação do PL dentro da Casa Legislativa. Segundo o documento, a urgência se justifica pela relevância e pela necessidade imediata da medida para garantir a manutenção do serviço público e evitar reajustes tarifários abruptos e onerosos à população.

Ao encerrar a conversa, os vereadores se comprometeram a analisar com responsabilidade o projeto e reafirmaram que seguirão cobrando do Poder Executivo providências imediatas para resolver o problema do transporte público tanto do IFFar quanto da comunidade alegretense.

Continue lendo

Popular