Contato

Polícia

Um advogado, um PM, um vigilante e um policial civil são presos em Rio Grande

A pedido do Ministério Público em Rio Grande, um policial civil, um policial militar, um advogado e um vigilante foram presos preventivamente nesta quarta-feira, dia 23 de março. Eles e outros quatro comparsas integravam milícia com finalidade de praticar roubo, constrangimento ilegal, falsa identidade, corrupção de testemunhas, exercício arbitrário das próprias razões, violação de domicílio, posse e porte ilegal de arma de fogo.

Conforme o promotor de Justiça Marcelo Nahuys Thormann, o grupo estava associado, de forma estável e permanente, para realizar “patrulhas noturnas” e “operações”, sob o pretexto de garantir a segurança da cidade de Rio Grande. “Eles se apresentavam falsamente, individualmente ou em conjunto, como se todos fossem policiais, e efetuavam abordagens em via pública. Também agrediam populares que consideravam suspeitos de ter envolvimento criminoso, além de invadirem residências em busca de armas e drogas. Inclusive, subtraíam, mediante violência, grave ameaça e restrição da liberdade, pertences dos moradores, exercendo pretensa atividade de segurança pública paralela”, explicou o promotor.

As provas reunidas demonstram ainda que, durante a realização das denominadas “operações”, o grupo criminoso se utilizava de armas de fogo e de diversos acessórios, inclusive com a insígnia da Polícia Civil. Por ocasião do cumprimento de mandados de busca e apreensão nas residências de alguns dos denunciados, foi apreendida parte desse material.

Um dos exemplos destes crimes ocorreu na madrugada de 1º de dezembro de 2021, no bairro Querência. Armado e utilizando toucas-ninja, lanternas e coletes balísticos, sendo um deles com o símbolo da Polícia Civil, parte do grupo deu socos e chutes em um homem. Depois, algemou a vítima e subtraiu um revólver cromado, calibre 38.

Os mandados de prisões e de busca e apreensão foram cumpridos pelas respectivas corporações policiais. No caso, Corregedoria Regional da Brigada Militar em Pelotas, e Corregedoria da Polícia Civil. “Isso mostra que, de forma alguma, as instituições estão sob suspeita. O MP quer responsabilizar os policiais que apresentaram desvio de conduta. Esses agentes tiveram atitudes que fogem completamente do padrão e da normalidade da atividade. Tanto é assim, que as próprias corporações policiais contribuíram para a identificação dos delitos e possibilitaram a identificação das pessoas que participaram desses desvios, que acarretaram no pedido de prisão e na denúncia”, finalizou Thormann.

Publicidade
Comentários

Polícia

Fim-de-semana agitado no plantão da BM

 

*PRISÃO POR LESÃO CORPORAL*
Em 23 de novembro de 2024, por volta das 00 h e 05 min, uma guarnição da Brigada Militar atendeu ocorrência de lesão corporal no bairro Novo lar. No local foi encontrado um indivíduo de 46 anos esfaqueado com diversos cortes pela cabeça. Foi acionado o SAMU para atendimento. Após informações dos populares a Brigada Militar conseguiu localizar e prender o autor das lesões.

*POSSE DE ENTORPECENTE*

As 02 h e 45 min, após denúncia ao 190, a Brigada Militar procedeu abordagem de indivíduos em um bar na Rua Bento Manoel, no ambiente fiscalizado foi encontrado e apreendido uma porção de cocaína sobre uma das mesas. Feito o registro no local.

*PRISÃO POR DIREÇÃO PERIGOSA*

As 05 h e 42 min, uma guarnição da Brigada Militar flagrou condutor exibindo em via pública manobras perigosas, frenagens e derrapagens, bem como arrancada brusca, colocando assim em risco a integridade física dos demais usuários da via.

Foi abordado, identificado e oferecido o teste do etilômetro, porém o mesmo não aceitou, sendo notificado pela recusa, por direção perigosa, por dirigir sem CNH. Notificado também o proprietário do veículo por permitir a condução por pessoa não habilitada. O veículo foi recolhido ao depósito do Detran/RS.

*LESÃO CORPORAL NA CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR*

As 16 h e 40 min, a Brigada Militar atendeu ocorrência de Lesão Corporal na Condução de Veículo Automotor. A vítima que deslocava de motocicleta pela avenida Dr Lauro Dornelles teve sua frente bloqueada por um automóvel que deslocava em sentido contrário e ao fazer a conversão a esquerda, ocorreu o abalrroamento. A vítima restou lesionada com escoreações e fortes dores na perna e braço do lado direito.

*ISOLAMENTO DE LOCAL*

As 18 h e 30 min, no interior do município, uma guarnição da Brigada Militar efetuou isolamento de local onde foi encontrado sem vida um senhor de 47 anos. Foi acionado a Polícia Civil para os trâmites pertinentes.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é entubado após ser agredido de facão por um vizinho

A briga aconteceu na invasão próxima ao bairro Maria do Carmo. Os dois discutiram e estavam armados.A BM atendeu o B.O

A briga entre dois vizinhos culminou com os dois feridos, mas um deles em estado grave, já estando entubado na Santa Casa de Caridade.

 

A dupla mora na invasão ao lado do bairro Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Alegrete.

Os dois estavam bebendo na rua quando houve um desentendimento. Como estavam portando arma branca, acabaram desferindo golpes de adaga e faca.

Um deles já tinha passagem pela Polícia e ficou com ferimentos mais leves.

O outro, o que foi entubado, é trabalhador rural e ficou com cortes severos na cabeça.

Continue lendo

Polícia

Motorista alcoolizado invade pista a causa morte de policial rodoviário

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF.

Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido Bagé – Pelotas. O motorista da carreta (52 anos e natural de São Borja) fez o teste do bafômetro que constatou que ele dirigia embriagado (0,49 mg/L). Ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para a delegacia assim que for liberado do hospital.

O PRF que estava dirigindo a viatura (56 anos e natural de Dom Pedrito) morreu no local. O policial que estava na carona ficou ferido, mas não corre risco de morte.

O motorista do caminhão teve lesões e foi encaminhado para o hospital, o passageiro morreu no local. Ambos ainda não tiveram a identidade confirmada.

O trânsito no local se encontra em meia pista para a realização das perícias, com possibilidade de bloqueios totais ao longo da noite e madrugada.

 

Continue lendo

Popular