Contato

Saúde

Losartana fora do mercado: saiba como prosseguir se precisa do remédio


source
Losartana foi retirado do mercado
Divulgação

Losartana foi retirado do mercado

O anúncio da Sanofi Medley de que está recolhendo preventivamente todos os seus produtos com o princípio ativo Losartana provocou dúvidas em pacientes que usam o remédio para tratar pressão alta ou insuficiência cardíaca.

Os medicamentos estão sendo retirados do mercado após serem encontradas impurezas que, a longo prazo, podem trazer riscos para a saúde humana. Para evitar quaisquer problemas futuros, o medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado.

Se você faz uso de algum medicamento com Losartana, sendo da marca Medley ou de outro fabricante, saiba que não há motivos para entrar em pânico, nem ficar angustiado.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) comunicou em nota que não há fatos ou evidências que recomendem a modificação da estratégia que usa o Losartana como tratamento. Mas a entidade de classe ressaltou que os produtos “mencionados em comunicado da Sanofi-Medley devem ser substituídos e recolhidos conforme orientação da própria empresa”. A farmacêutica está recolhendo os seguintes remédios: 

  • Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 50mg + 12,5mg
  • Valtrian® HCT (losartana potássica + hidroclorotiazida) 100mg + 25mg
  • Valtrian® 50mg (losartana potássica)
  • Valtrian® 100mg (losartana potássica)


Você toma Losartana e está com dúvida sobre o que fazer? Veja algumas orientações abaixo:


Faço uso de Losartana da Sanofi Medley. O que faço?

Converse imediatamente com o seu médico: Não tome nenhuma decisão antes de conversar com o seu cardiologista. Apenas este profissional pode indicar uma nova medicação ou orientar a troca para um Losartana fabricado por outro laboratório. Interromper o tratamento de pressão alta ou insuficiência cardíaca sem a orientação médica é mais prejudicial para a sua saúde do que continuar fazendo uso do remédio.

Agende a coleta da medicação: Após seguir a orientação do seu cardiologista sobre como prosseguir com seu tratamento, ligue para a Sanofi Medley e agende a coleta do medicamento que você estava usando. O telefone do SAC da Medley é o 0800-703-0014. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h.

Uso Losartana, mas é de outra marca. O que faço?

Continue com o seu tratamento normalmente: as impurezas foram detectadas apenas nos produtos com Losartana da Medley. Todos os remédios com este princípio ativo dos demais laboratórios são seguros e não oferecem nenhum risco à saúde. Por isso, todos eles continuam a venda normalmente. Não há motivo para preocupações.

A SCB afirmou em sua nota que, até o momento, “não foram relatados problemas semelhantes em outros medicamentos pertencentes à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina em nosso país, ou mesmo de losartana em monoterapia ou combinação por outras indústrias farmacêuticas”.

Leia Também

A instituição reforçou que “essa classe de fármacos apresenta evidências científicas robustas, produzidas ao longo de décadas, no tratamento de diversos fatores de risco e doenças cardiovasculares”.

O que foi encontrado no Losartana da Sanofi Medley?

Os remédios da Sanofi Medley com Losartana foram recolhidos preventivamente devido à “presença de impurezas mutagênicas nos produtos”. Impurezas mutagênicas são substâncias químicas que podem causar mudanças no DNA de uma célula.

“Este recolhimento é uma medida de precaução e, até o momento, não existem dados para sugerir que o produto que contém a impureza causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana”, informou a farmacêutica por meio de nota.

Em um comunicado enviado a médicos, a farmacêutica relata que a Direção Europeia para a Qualidade de Medicamentos e Cuidados de Saúde (EDQM) exigiu uma análise para identificação da possível presença de uma impureza azido (“LADX”) nos remédios contendo losartana. E que, como medida de segurança e prevenção, a fabricação e a liberação desses produtos nas fábricas da Sanofi Medley foram suspensas até novas investigações.

A empresa garante que não recebeu relatos de eventos adversos que pudessem associar o uso de medicações com Losartana ao surgimento de problemas de saúde causados por mudanças no DNA de células.

Como funciona o Losartana?

O Losartana é um remédio indicado para o tratamento de pressão alta e insuficiência cardíaca. Ele pertence à classe de bloqueadores dos receptores de angiotensina. A angiotensina é uma substância responsável pela vasoconstrição, ou seja, estreitamento dos vasos sanguíneos. O medicamento impede a ligação desta substância aos seus receptores, impedido a diminuição do diâmetro das artérias.

A pressão alta é o resultado da relação entre a frequência cardíaca e a resistência periférica dos vasos arteriais. O não estreitamento dos vasos sanguíneos impede a elevação da pressão arterial. Em contrapartida, quanto mais fechadas estiverem as artérias, mais rápido e forte terá que bater o coração para conseguir fazer com que o sangue flua pelos vasos, aumentando assim a pressão arterial.

Sendo o coração um músculo, o esforço contínuo faz com que ele aumente de tamanho ao longo do tempo. No entanto, o aumento da musculatura cardíaca provoca desarranjos em sua funcionalidade, comprometendo a capacidade de contração (que faz parte do movimento do batimento cardíaco). Esse problema resulta na insuficiência cardíaca.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


Fonte: IG SAÚDE

Publicidade
Comentários

Saúde

Alegrete enfrenta desafio com nova onda de covid-19

 Com mais de 520 casos confirmados em 2024, a cidade intensifica testagem e vacinação para conter a pandemia

Em Alegrete a situação da covid-19 tem gerado preocupações, conforme dados atualizados até 14 de novembro de 2024. A cidade, com uma população estimada de 73.589 habitantes, registrou um aumento no número de casos positivos da doença, alcançando mais de 520 casos confirmados neste ano.

Este cenário ocorre apesar de uma expressiva campanha de vacinação, que já aplicou 190.385 das 206.315 doses recebidas, representando uma cobertura de 92,3%. A secretaria de saúde local tem acompanhado de perto a evolução da pandemia, especialmente no mês de outubro, quando foram registrados 45 novos casos.

Segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Alegrete, destacou o aumento de casos positivos, com 211 pacientes diagnosticados com a doença entre 1º de outubro e 4 de novembro.

Nesta semana tivemos 5 internados com covid, porém foram internações por outros motivos além da doença viral. A covid nestes casos não é a principal causa da internação, segundo informações daquele setor.

A estratégia da Secretaria de Saúde para conter o avanço da doença inclui a ampliação da testagem e a continuidade da vacinação conforme o cronograma estipulado pelo Ministério da Saúde e orientado pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Até o final de outubro, o município contabilizou 28 hospitalizações, sendo uma em UTI, o que reforça a importância da vacinação. A população precisa completar o esquema vacinal, principalmente grupos de risco, como idosos e pessoas com comorbidades. A vacinação é essencial para garantir que não haja um aumento significativo de internações e complicações graves, pontua a Vigilância Epidemiilógica.

Nos últimos dois meses, o aumento dos casos de covid-19 em Alegrete exigiu um cuidado redobrado dos agentes de saúde, incluindo a recomendação do uso de máscaras em ambientes fechados e a higienização das mãos.

A colaboração da comunidade é fundamental para manter os cuidados básicos e buscar a imunização nas unidades de saúde. 

 

Continue lendo

Mulher

Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários

 

Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.

A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.

Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

 

Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS

Continue lendo

Saúde

CAPS II completa 34 ANOS

Na última quarta-feira (19/07), o Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II completou 34 anos de atuação em Alegrete. A história teve inicio em 2003 com a Lei da Reforma Psiquiátrica que mudou os paradigmas de tratamento em saúde mental, instituindo o cuidado em Atenção Psicossocial, através de equipes multidisciplinares. O serviço prima pelo tratamento em liberdade e pela abordagem inclusiva.

A busca do serviço oferecido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, garante os direitos e proteção à pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais com estratégias de reinserção social, respeitando o posicionamento da pessoa na escolha do tratamento. Também oferta suporte às famílias, através de atendimentos individuais e visitas domiciliares, buscando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

A equipe multidisciplinar atualmente é composta por médico psiquiatra, médicos residentes em psiquiatria, psicólogos, assistentes sociais, oficineiros, enfermeiras, atendentes, estagiários, técnicos em enfermagem, zeladores, terapeuta ocupacional, profissionais da higiene e psicopedagoga, que prestam atendimento em grupos ou de forma individual a cerca de 900 pessoas mensalmente.

A prefeitura parabeniza a todos que fazem parte desta história!

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular