Contato

Mulher

Decoração: saiba como preservar o seu sofá por mais tempo


source
Sem os cuidados necessários, o sofá pode apresentar manchas, rasgos, ácaros e até mesmo mau cheiro. Mas com algumas técnicas simples, o móvel pode ter uma maior vida útil, assim evitando a compra de um novo.
Foto: Julia Herman

Sem os cuidados necessários, o sofá pode apresentar manchas, rasgos, ácaros e até mesmo mau cheiro. Mas com algumas técnicas simples, o móvel pode ter uma maior vida útil, assim evitando a compra de um novo.


A decoração vai além da  escolha de cores para os ambientes internos ou iluminação adequada para cada cômodo . Um mobiliário bem preservado faz toda diferença em uma casa elegantemente decorada. Além de ser um móvel de valor consideravelmente alto, o sofá é uma peça central de uma sala. Por isso é tão importante saber como preservá-lo. Confira 5 dicas da Arquiteta Isabella Nalon de como cuidar de seu sofá.

Tecidos práticos para a casa

O couro natural ou sintético é um dos tecidos mais resistentes e fáceis de limpar, além de promoverem alta durabilidade, sem a necessidade de cuidados intensos. “Sem contar que não absorvem sujeiras. Por isso, aconselho para quem gosta de passar bastante tempo no sofá”, explana a arquiteta.

Já o Acquablock é outro tecido muito prático, uma vez que as manchas não aderem às fibras, impedindo que a poeira se acumule. Com sua experiência, Isabella costuma especificar sofás com esse material inteligente em casas situadas na orla do litoral, em áreas com piscina ou com crianças e pets. “A lona não é muito convencional, mas também é um dos tecidos mais resistentes que podemos encontrar. Reconhecido por seu conforto, também gosto muito do suede, que é igualmente fácil para limpar e é longevo. Com esse efeito de camurça sintética, produzida com poliéster sem trama, a estética é linda e ainda evita o acúmulo de poeira”, relata Isabella.

Impermeabilização

Outra maneira de conservar o sofá é através de impermeabilização – zelo que coopera para dar vida longa ao tecido. Nesse processo realizado por uma empresa especializada é aplicado um produto, por meio de um pulverizador, que fecha as fibras do tecido, evitando a penetração de líquidos derramados, não deixando umedecer a superfície. “A impermeabilização previne as manchas e os maus odores. No caso de sofás usados, torna-se necessário efetuar a limpeza antes do procedimento”, comenta Isabella.

Leia Também

Leia Também

Cada empresa possui uma técnica e produto para a realização do trabalho. Portanto, é relevante entrar no detalhamento para escolher a metodologia a ser contratada. Vale lembrar que a atividade não altera a cor e nem a textura do tecido e, depois de efetivado, deve-se aguardar entre duas e três horas para sentar-se novamente.

 E como limpar?

Sofá de áreas externas, como neste projeto de Isabella, precisam de tecidos impermeáveis ou um tratamento de impermeabilização. Para esse tipo de ambiente as melhores opções são os modelos com tecidos feitos de acrílico, vinil e couro náutico, que são fáceis de limpar.
Foto: Julia Herman

Sofá de áreas externas, como neste projeto de Isabella, precisam de tecidos impermeáveis ou um tratamento de impermeabilização. Para esse tipo de ambiente as melhores opções são os modelos com tecidos feitos de acrílico, vinil e couro náutico, que são fáceis de limpar.

Além da impermeabilização, empresas do mercado também executam a higienização. Por meio de produtos bactericidas e fungicidas, o sofá conta com a eliminação de micro-organismos que se acumulam nas fibras do tecido e são prejudiciais à saúde. “Os variados tipos de tecido se comportam de maneira diferente na hora da limpeza. Um produto aplicado de forma errada pode ocasionar uma grande dor de cabeça e um problema ainda maior e mais difícil de ser solucionado. Por isso, sempre digo para meus clientes não se arriscarem em casa. Contratar um especialista é o melhor caminho”, salienta a arquiteta.

Caiu um líquido ou um alimento no sofá. E agora?

As manchas são as maiores inimigas do sofá! No afã de tentar removê-las de forma rápida, o morador pode ser ‘premiado’ com grandes danos no móvel. O segredo é não permitir o acúmulo. Para contornar situações desagradáveis, duas medidas: um pano levemente úmido juntamente com algumas gotas de detergente neutro e, em alguns casos, uma escovinha de cerdas macias costuma ser eficaz. Entretanto, nada de agir por impulso: Isabella orienta um teste em uma área cega do sofá para avaliar possíveis reações. “Em hipótese alguma utilize outro produto que não seja detergente neutro. Do contrário, o risco de avarias é grande”, acrescenta.

 Residências com pets

Ao fazer a manutenção ou higienização do sofá, o morador deve ter cuidado com os produtos e equipamentos escolhidos para a limpeza. Algumas escovas podem puxar o fio ou agredir o tecido do móvel, por isso a melhor opção é utilizar um aspirador, pois a maneira como é cuidado é tão importante quanto mantê-lo limpo.
Foto: Julia Herman

Ao fazer a manutenção ou higienização do sofá, o morador deve ter cuidado com os produtos e equipamentos escolhidos para a limpeza. Algumas escovas podem puxar o fio ou agredir o tecido do móvel, por isso a melhor opção é utilizar um aspirador, pois a maneira como é cuidado é tão importante quanto mantê-lo limpo.

Nas residências com os pets que estão acostumados a subir no sofá, é imprescindível uma limpeza assídua. A dica é evitar tecidos com texturas que desfiam facilmente ou com alta aderência aos pelos. Entre os acabamentos sugeridos, microfibra, poliéster e couro são lisos, fáceis de limpar e ainda melhor quando acompanhados por capas e mantas para auxiliar na conservação. “Caso o aspirador não seja suficiente para absorver os pelos, a fita adesiva é uma excelente aliada”, finaliza Isabella.

Fonte: IG Mulher

Publicidade
Comentários

Mulher

Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura

Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h

A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.

Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.

Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.

Continue lendo

Mulher

Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários

 

Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.

A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.

Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

 

Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS

Continue lendo

Mulher

Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.

Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Continue lendo

Popular