Contato

Educação

Unipampa tem mais de 3 mil vagas em 71 cursos. Confira

Universidade Federal do Pampa (Unipampa) divulga os processos seletivos 2022, que visam o preenchimento de 3.318 vagas em 71 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância.

 

 

Os cursos presenciais são distribuídos nos campi localizados em dez municípios do Rio Grande do Sul: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.

 

São dois processos seletivos e os interessados podem se candidatar nas duas oportunidades, tanto via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), quanto pela nota de quem fez o Enem a partir de 2016.

As pessoas interessadas podem optar por uma das dez cotas disponíveis (modalidades A1, A2, L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13, L14) ou pela ampla concorrência (modalidade A0). Além da documentação geral solicitada, cada modalidade tem documentos específicos que devem ser digitalizados e encaminhados no sistema pelos estudantes classificados, de acordo com o cronograma descrito nos editais nº 36/2022 e/ou nº 37/2022. Para mais informações, confira a página das Ações Afirmativas.

 

As inscrições para o Sisu e para a chamada por Nota do Enem ocorrem sucessivamente.

Confira abaixo:

1) Processo Seletivo pelo Sisu
– O que é?

A Unipampa oferece ingresso no primeiro semestre letivo de 2022 via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);

– Quem pode se inscrever?

Pode se candidatar quem fez o Enem 2021 e obteve média igual ou superior a 300 pontos em todas as provas, inclusive na Redação;

– Como realizar a inscrição?

As inscrições são feitas pelo sistema. É preciso observar a fases do processo seletivo: chamada regular e fase de lista de espera, além da chamada por nota do Enem;

– Quantas vagas?

2.268 vagas ofertadas nos cursos de graduação presenciais;
– Qual o período de inscrição?

De 15 a 18 de fevereiro;
– Quando será divulgado o resultado da chamada regular?

22 de fevereiro no site do Sisu;
– Quando será a manifestação de interesse à lista de espera?

De 22 de fevereiro a 8 de março;

 

– Como posso saber mais informações sobre os cursos, pesos e notas mínimas estabelecidas pela Unipampa para cada curso?

Essas informações estão regulamentadas no Termo de Adesão Sisu 1ª Edição de 2021;
– Mais informações: no Edital nº 36/2022 e no site do Processo Seletivo da Unipampa

Chamada por nota do Enem

– O que é?

Processo seletivo para preencher vagas nos cursos de graduação para estudantes que realizaram o Enem a partir de 2016 e através das vagas remanescentes do processo seletivo Sisu/Unipampa 2022.

As vagas não preenchidas no Edital do Processo Seletivo Sisu/Unipampa 2022 (Edital nº 36/2022) poderão ser preenchidas por candidatos classificados ou suplentes na modalidade ampla concorrência inscritos na Chamada por nota do Enem (Edital nº 37/2022);

– Quem pode se inscrever?

Quem realizou o Enem nos anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2020 e/ou 2021. Para quem realizou mais de uma edição do Enem, o sistema automaticamente vai considerar o ano com a pontuação mais alta;
– Como realizar a inscrição?

Através do preenchimento do Formulário Eletrônico de Inscrição disponível no site Processo Seletivo Unipampa;
– Quantas vagas?

1.050 vagas ofertadas nos cursos de graduação presenciais e/ou a distância;
– Qual o período de inscrição? De 10 de fevereiro a 3 de março;
– Qual a data de divulgação da lista provisória da chamada? 4 de março;
– Qual o período de recursos?  Até 8 de março;
– Quando será divulgada a lista final? 10 de março;
– Mais informações: no Edital nº 37/2022 e no site do Processo Seletivo da Unipampa.

Publicidade
Comentários

Educação

Nível A da EMEB Lions Clube está sem professor há 32 dias

A pedido da comunidade escolar, o Vereador Leandro Meneghetti (PL) vem fazendo visitas às escolas municipais desde o início do ano letivo de 2025.

Na Lions Clube que fica na Zona Oeste da cidade, a escola recebe 541 alunos do Nível A ao 9º ano e também uma turma do EJA para surdos, funcionando nos três turnos.


A grande preocupação dos pais é com a turma de Nível A (Educação Infantil) que ainda não iniciou o período escolar, pela falta de professor. Esta turma funciona na Escola Polivalente, devido a um convênio com o Estado do RS.

Segundo pedido de informações solicitadas pelo Edil, à secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sobre o número de professores nomeados, bem como as escolas em que estão lotados, foi informado no dia 17 de março, que sete professores se apresentaram e estão nas seguintes EMEIs: Mário Quintana, Euclides Lisboa, Guto Pereira, Nossa Senhora das Graças, Menino Deus e a EMEB João Cadore.

 

Estamos atentamente acompanhando as publicações e sabemos que mais professores já foram nomeados. Esperamos que se apresentem e tão logo assumam nos locais que estão vagos, assim como os cozinheiros”, ressalta Leandro Meneghetti.

O vereador também verificou a necessidade de professores de História e Geografia, três serventes, uma cozinheira e quatro monitores. A escola também atende 47 alunos no Atendimento Educacional Especializado -AEE.

 

Percorrendo a escola, o edil identificou que parte da estrutura física precisa de reforma e reparos. Foi relatado quem em dias de chuva, existem goteiras por vários lugares e a área externa precisa da renovação da pintura.

Todas as 15 salas de aula possuem aparelhos de ar-condicionado, faltando 5 aparelhos para os setores administrativos. A rede elétrica está toda reformada.

 

Continue lendo

Educação

Meneghetti leva listão de problemas nas escolas da Zona Leste à SECEL

 Reunião entre vereador e secretário destaca planos de melhorias em escolas e áreas de lazer, com foco na qualidade de vida

Na manhã de 28 de fevereiro, o vereador Leandro Meneghetti (PL) e o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Rodrigo Guterres, se reuniram para discutir melhorias nas escolas e no esporte.

Meneghetti propôs a doação de ares-condicionados substituídos da Câmara Municipal para escolas necessitadas, beneficiando as Escolas Infantis Guto Pereira e Arnaldo da Costa Paz, Polo João Cadore, e as Emebs Luiza de Freitas Vale Aranha, Saint Pastous e Fernando Ferrari.

Guterres apresentou um plano de manutenção elétrica e hidráulica nas escolas, iniciando pelo Polo do Jacaraí, com uma empresa terceirizada. Também discutiram a revitalização da Praça da Juventude, incluindo melhorias elétricas e pintura, com apoio de grupos locais para atividades de lazer.

A contratação de novos professores foi outro ponto abordado, com 25 já chamados e a previsão de contratar mais 43 professores e 10 cozinheiros.

Guterres expressou a intenção de contratar mais 25 profissionais para preencher lacunas deixadas por contratos emergenciais. A dificuldade em atrair estagiários para as escolas, devido à concorrência com bolsas estaduais, também foi discutida.

Este encontro marca um esforço conjunto do legislativo e executivo municipal para melhorar a educação e o esporte, focando na melhoria das condições das escolas e espaços de lazer.

As ações propostas incluem a manutenção de escolas e da Praça da Juventude, além da contratação de novos profissionais.

 

Continue lendo

Educação

Campanha em Alegrete arrecada livros para escola infantil

Projeto de leitura para crianças até o 5° ano recebe suporte da comunidade através de campanha de arrecadação de livros

Esforços de uma mãe de aluno e integrante do Círculo de Pais e Mestres da Escola João André Figueira, Pólo do Durasnal, tem feito uma grande diferença aos alunos das séries iniciais e aos novos que recém estão chegando neste ano.

 

Alir Almeida Antunes é a mãe que em 2024 se somou ao Projeto Ler é Show, que foi criado há três anos para estimular à leitura naquele educandário. Agora, como integrabte ativa do CPM, dobrou a aposta.

 

Nesta semana veio à cidade e lançou uma campanha para coletar livros infantis para a biblioteca Dionísio Machado da E.M.E.B. João André Figueira.

A iniciativa, que começou com caixas coletoras em vários pontos da cidade, busca enriquecer o acervo da escola e apoiar o “Ler é Show”, um projeto que incentiva a leitura entre crianças da educação infantil ao 5° ano.

 

A campanha já viu resultados positivos, com a escola Divino Coração doando muitos livros. Alir planeja expandir os pontos de coleta, incluindo a Rádio Alegrete. A comunidade local tem participado ativamente, demonstrando solidariedade e apoio ao projeto.

 

Ela colocou caixas também no Sindicato Rural, devidamente identificadas para coletar livros infantis.
Também está articulada com a Livraria Martini, onde os clientes podem comprar livros para apoiar esta iniciativa.

“Só uma professora das séries iniciais têm seus livros particulares. Ela faz o que pode para seus alunos acessarem à leitura. Então, tomei à iniciativa de apoiá-la incrementando o acervo da biblioteca”, enfatizou Alir Almeida Antunes.

O objetivo é ter mais opções de leituras e melhorar a formação e a criar a cultura de leitura entre às crianças. “A gente tem que se superar para garantir que eles tenham êxito na vida”, dispara a mãe.

 

Continue lendo

Popular