Mulher
Golpista do Tinder: como não cair em golpes em apps de relacionamento
O documentário sobre os golpes financeiros aplicados em mulheres por Shimon Yehuda Hayut, que se apresentava em apps de relacionamento como Simon Leviev, em o “O Golpista do Tinder”, reacendeu o alerta para o cuidado necessário ao usar apps de relacionamento. No documentário, baseado em fatos reais, Simon se passa por um herdeiro da indústria de diamantes e conquista vítimas com um estilo de vida luxuoso, somado ao charme do príncipe encantado.
Casos como o de Simon são um pouco mais difíceis de serem identificados, pois ele não escondeu a real imagem, as fotos usadas eram mesmo dele. Para evitar esse tipo de golpe, o cofundador e chefe de tecnologia do aplicativo de relacionamento brasileiro exclusivo para universitários Umatch, Cayo Syllos dá algumas dicas. Confira:
Verificação de perfis do aplicativo
Os aplicativos têm diferentes formas de verificação de perfis para garantir a veracidade dos usuários. Portanto, se ao se cadastrar perceber que o processo não parece ser muito seguro, se o aplicativo não solicitar documentos ou informações que comprovem que você é realmente aquela pessoa, desconfie.
Na Umatch, o processo de verificação funciona de forma semi-automatizada. Para garantir a identidade do estudante, ele precisa comprovar o vínculo com a universidade, assim informações enviadas passam por um sistema antifraude. O app também cruza as informações com os dados de outros usuários da base, a fim de evitar duplicidades. Ao final, o cadastro ainda passa por um crivo humano, antes de ser aprovado na plataforma.
Pesquise por imagens no Google
No filme, Simon Leviev apresentava fotos de viagens de família manipuladas, nas quais ele era inserido na imagem com auxílio de um editor de imagens. Existe uma função no Google Imagens para pesquisa de imagens semelhantes. Basta acessar a ferramenta e indicar o link do post ou fazer o upload da foto e ele exibe imagens semelhantes.
Esse sistema ainda é pouco conhecido, mas pode ajudar muito caso você desconfie que a imagem foi manipulada. A busca mostra as publicações que possam ter sido tiradas de alguma conta real ou de sites de notícias.
Leia Também
Confira o perfil da pessoa e o círculo de amizades em outras redes sociais
Outra forma de garantir a veracidade do perfil é buscar o perfil da pessoa em outras redes sociais. Alguns aplicativos trabalham com integração automática com outras redes, o que facilita o trabalho. Caso o aplicativo em questão não exiba o perfil da pessoa em outras redes sociais, peça à pessoa o perfil dela e certifique-se de que é um perfil verdadeiro, com fotos recentes e antigas, comentários de amigos e pessoas próximas.
Aproveite e veja o que os amigos e as pessoas próximas publicam sobre ele, avalie as fotos que a pessoa foi marcada, é uma ótima maneira de analisar um perfil.
Não tenha pressa
Como esse é um perfil mais difícil de identificar, videochamadas não são suficientes, pois o golpista usa e abusa da sua própria imagem para iludir as vítimas. No caso do documentário, os gostos, lugares e estilo de vida foram formas que o golpista utilizava para iludir as vítimas. Procure identificar todas essas dicas antes de marcar um encontro.
Conte a pessoas próximas sobre o encontro
Se você decidiu que quer encontrar o pretendente, conte às pessoas próximas aonde será o encontro, envie também a localização e mantenha essas pessoas sempre informadas de qualquer situação suspeita. São pequenos cuidados que podem evitar uma grande decepção.
Sempre marque os encontros em locais públicos
Parece evidente, mas muitas pessoas podem ir pela emoção e acabam marcando o primeiro encontro em um local mais privado. Marque sempre os primeiros encontros em locais públicos até se sentir seguro (a), e realmente ter certeza de que a pessoa é quem diz ser.
Denuncie perfis suspeitos
Por fim, desconfiou de algum perfil ou descobriu que ele era falso? Evite que outras pessoas desatentas caiam em golpes. Denuncie o perfil do usuário em questão ao aplicativo. Todos os aplicativos de relacionamento contam com a opção de denunciar perfis, assim você pode contar o que houve e evitar que outras pessoas sejam enganadas.
Mulher
Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura
Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h
A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.
Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.
Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.
Mulher
Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários
Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.
A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.
Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.
Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS
Mulher
Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres
Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.
Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado