Mulher
Laqueadura aos 25: “Nunca me passou pela cabeça ser mãe”
“Eu nunca quis ter filho. Eu acho que desde criança eu nunca fui de brincar de casinha e sempre gostei mais de outros tipos de brincadeira. De brincar na rua, de ser mais ‘moleque’. Meus pais nunca me incentivaram falando ‘você vai casar, vai ter filho’. Eu também sempre gostei muito de bicho, então decidi seguir nessa área. A maternidade nunca passou na minha cabeça, que eu seria mãe, não combina com meu estilo de vida. Eu gosto muito da minha liberdade, o meu trabalho exige muito isso, exige que eu tenha uma dedicação maior, que eu faça plantão em horário nada a ver e então não caberia uma criança, cuidar e ser responsável por ela na minha vida.
Desde que eu iniciei a minha vida sexual, se eu pudesse eu já estaria laqueada. Mas como ela exige que a gente tenha pelo menos 25 anos, eu esperei e assim que eu atingi essa idade fui atrás da laqueadura. Eu já tinha o DIU desde os 18 anos. O médico disse que eu precisava ter filho para colocar. Com a laqueadura foi mais ainda. Você escuta muitos “nãos”, mas você tem que ir atrás do seu direito.
Então eu conhecia leis na cabeça [sobre direitos reprodutivos] e levava elas impressas para os médicos. Eles acabavam me encaminhando para os colegas que faziam. Até porque assim, não é só você achar um médico que aceite, mas tem que ser um médico que aceite e que faça no método que você quer. Eu queria fazer por vídeo, por conta do tamanho de incisão mesmo e cicatriz. Eu fui me encaminhando, já procurando com 24 anos, né? Antes de completar a idade mínima para cirurgia, para já ter o meu médico quando eu completasse 25 anos. Até que eu encontrei o doutor Marcelo, que foi ótimo. Ele me perguntou também o porquê, ele tentou falar para mim sobre outros métodos, como a lei prevê, mas ele acabou aceitando fazer.
Eu passei por uns cinco ginecologistas até encontrar o que aceitasse fazer pelo método que eu queria e depois ter liberação do plano com a ginecologista. É difícil, mas eu acho que também você com muita certeza do que você quer, que você está falando e dos seus motivos faz com que o ginecologista aceite fazer a cirurgia. Se for uma mulher e mesmo que já tenha filhos, se ela fica meio em dúvida quando ele questiona dos motivos dela, o médico não vai fazer.
Eu tive até problema com o plano de saúde em questão de autorização, porque eles alegavam que eles só teriam cobertura se eu estivesse internada. Ou seja, se eu tivesse tido uma gestação, parido lá no hospital e aí eles iam cobrir a cirurgia. Só que a lei não diz isso, a ANS [Agência Nacional de Saúde] fala outra coisa. Eu fiz reclamação na ANS, depois de 10 dias eles liberaram a resposta e depois de mais 5 dias eles liberaram um outro hospital. Nesse a doutora foi superprofissional, mas ela só aceitou fazer a cirurgia porque eu já tinha autorização e a documentação. Ela falou que ela não gosta de fazer em mulheres jovens sem filhos.
Mas ela acabou fazendo e a minha cirurgia foi ótima. Quase não vai ficar marca. Eu estou com dez dias hoje e já quase não aparecem as marcas da cirurgia. Acredito que logo elas vão sumir e não vai ficar nada. A operação foi muito simples, eu internei seis horas antes e fiz o jejum também de oito horas, eu fiz um pouquinho mais, mas não precisava. Fiquei menos de duas horas no centro cirúrgico e aí já voltei para o quarto acordada e bem, sem dor. Minha recuperação foi ótima, nem tomei analgésico.
Leia Também
Foi muito gratificante. Eu estava ansiosa para a cirurgia, eu nunca tinha sido internada, nunca levei ponto, nada. Então ia ser uma coisa bem diferente para mim, e acabou que foi super simples. Eu não senti dor em nenhum momento, o procedimento rápido, então foi só felicidade de saber que agora eu posso ficar despreocupada em colocar uma criança indesejada no mundo. Eu acho que principalmente se você é mãe, você tem que querer. Então eu consigo me ver mais leve, mais feliz e também mais dedicada aos meus objetivos. Eu e meu noivo já estamos planejando uma viagem para comemorar, assim que eu estiver recuperada.
Leia Também
“Uma decisão só minha”
Os meus amigos sempre me apoiaram muito. Eles sempre me conheceram. Sabem como eu sou, que nunca nem cogitei ser mãe. Então foi bem tranquilo, eles nunca me questionaram, me apoiaram. Meu pai e minha mãe falam que eles querem ter netos. Se for de mim não vão ter, eles ainda têm o meu irmão, quem sabe. A gente sempre conversou de forma muito aberta, eles sempre me deram muita liberdade pra ser amiga deles. Então eu sempre falei: ‘Olha, se vocês tiverem escolhido ser pais, essa é uma escolha minha e não de vocês. Se vocês querem uma criança, é mais fácil vocês terem outra do que esperar que eu vá ter por vocês, porque eu não vou. Até porque vocês não me criaram para isso. Me criaram para ser uma mulher livre, independente e estudada e é tudo que eu sou. Agora mãe eu não vou ser’.
Já são muitos anos eles ouvindo a mesma coisa. Eles sabiam que não ia mudar de ideia. Então, agora eles já estão conformados. A minha mãe ela aceita já, acha até legal, acha que eu vou ser feliz assim. O meu pai ele ainda fica meio triste, mas aí já é uma questão dele. Não é uma questão minha.
O meu atual noivo também me apoia muito nessa decisão, ele também nunca quis ser pai. Já tive ex-namorados que quiseram, eu sempre falei: ‘Eu não vou ser mãe. Você vai ter, mas não vai ser comigo’. Porque eu não terei filhos, acho que ser pai é mais fácil né? Agora ser mãe é mais difícil.
Eu e meu noivo namoramos há 5 anos. A gente já se conhece há 10 anos. Éramos muito amigos. Ele sempre morou sozinho desde novo, então ele sabe da responsabilidade que é você sustentar outra pessoa, porque ele sustentava a ele mesmo. Desde que a gente se conheceu ele sempre me apoiou, nunca quis ter filho.
Ele é 10 anos mais velho que eu, mas a gente se dá super bem no nosso estilo de vida. A gente trabalha bastante e ele é farmacêutico, eu sou médica veterinária, agora tô fazendo pós-graduação. Focamos muito no trabalho e em viver a nossa vida. A gente gosta de sair bastante, somos amigos, viajamos, vamos para festas a e já faz 5 anos que estamos junto. Vai fazer 3 anos que moramos juntos e vivemos superbem sem filhos, sem nenhuma pretensão de ter também.
A mãe do meu noivo apoia bastante a gente, fala que por ela até a irmã dele já tinha feito isso. Ela entende as dificuldades de criar um filho hoje em dia. Quem mais questiona são conhecidos ou parentes que a gente nunca vê na vida e quando vê, são inconvenientes, mas hoje em dia ele até tem bem menos paciência do que eu para esse tipo de conversa.
Eu operei porque era um sonho meu. Mesmo que meu noivo fosse vasectomizado, eu ainda faria. Até porque nunca se sabe se uma relação vai durar um ano ou uma vida. Mesmo sendo uma ótima relação, eu não quero me preocupar com uma gravidez indesejada. Sigo realizada. ‘Nossos direitos nunca são nossos, sempre temos que lutar por eles'”.
Mulher
Talento Alegretense Brilha na 41ª Festa Campeira Internacional de Uruguaiana
A cidade de Alegrete teve motivos de sobra para comemorar durante a 41ª edição da Festa Campeira Internacional de Uruguaiana. Representando o CTG Vaqueanos da Fronteira, a artista Mariana Rohan conquistou destaque ao vencer em duas categorias distintas, levando o nome da cidade ao pódio e ao coração dos tradicionalistas.
Na modalidade de solista vocal, Mariana garantiu o primeiro lugar, encantando o público e os jurados com sua interpretação marcante e domínio técnico. A vitória consagra seu talento e dedicação à música regional gaúcha, reforçando a importância da preservação cultural por meio da arte.
Além do título principal, Mariana também brilhou na modalidade de declamação, onde conquistou o terceiro lugar. Sua performance emocionou e reafirmou seu compromisso com as tradições do Rio Grande do Sul, demonstrando versatilidade e profundo respeito pelas raízes campeiras.
As conquistas da artista foram celebradas com entusiasmo pelo CTG Vaqueanos da Fronteira e pela comunidade alegretense, que se orgulha de ver uma representante local se destacar em um dos eventos mais importantes do calendário tradicionalista. Mariana Rohan se consolida como uma voz promissora da cultura gaúcha, levando o espírito de Alegrete além das fronteiras.
Mulher
Alegrete recebe oficinas literárias com a escritora finalista do Prêmio Jabuti
Nos dias 14 e 15 de agosto, a cidade de Alegrete será palco de duas oficinas do projeto Arte da Palavra – Circuito Criação Literária, promovido pelo Sesc/RS. A atividade será comandada pela escritora Jô Freitas, autora do livro “Goela Seca”, finalista do Prêmio Jabuti 2024. Com o tema “Escrita Criativa em Cenopoesia / Spoken Word, Slam, Sarau”, a proposta une poesia, performance e oralidade, proporcionando uma rica experiência literária.
Na quarta-feira, dia 14, a atividade será voltada ao público geral e ocorrerá na Biblioteca da UNIPAMPA (Avenida 7 de Setembro, 1975), das 19h às 21h. Já na quinta-feira, dia 15, a oficina será realizada na Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira (R. Alonso de Medeiros, 781 – Joaquim Fonseca Milano), das 08h30 às 11h, voltada a estudantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas com o Sesc Alegrete, pelo WhatsApp (55) 98423-6348.
Com uma carreira marcada por experiências internacionais e forte atuação em saraus, oficinas e projetos literários, Jô Freitas traz sua primeira turnê nacional por oito estados e 12 cidades brasileiras. Alegrete faz parte desse circuito que valoriza a palavra falada como ferramenta de expressão, arte e transformação social.
Arte Sesc – É um dos pilares prioritários para o Sesc/RS e tem como propósitos a valorização da arte e a disseminação da cultura para a sociedade de forma democrática e acessível, com ações que proporcionem a formação de plateias dos mais diferentes públicos. Dessa forma, promove atividades culturais de teatro, música, artes plásticas, circo, literatura e cinema, com uma intensa troca de experiências para ampliar o acesso à produção artística.
Arte da Palavra com Jô Freitas – Sesc Alegrete
14/08 (Quinta-feira)
Horário: Das 19h às 21h
Local: Biblioteca da Unipampa (Avenida 7 de Setembro, 1975)
Público: Geral
Inscrições: Gratuitas pelo WhatsApp (55) 98423-6348
15/08 (Sexta-feira)
Horário: Das 08h30 às 11h
Local: Biblioteca da Escola Dr. Romário Araújo de Oliveira – CIEP (Rua Alonso de Medeiros, 781 – Joaquim Fonseca Milano)
Público: Estudantes
Mulher
Cinema brasileiro brilha com Globo de Ouro para Fernanda Torres
A conquista por sua atuação em “Ainda Estou Aqui” eleva as expectativas para uma futura indicação ao Oscar
Na noite de 05.jan.2025, a atriz Fernanda Torres fez história no cinema brasileiro ao receber o Globo de Ouro de Melhor Atriz (Drama) por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”.
A cerimônia, realizada em Los Angeles, destacou-se pela presença de estrelas internacionais e marcou a primeira vez que uma brasileira conquistou tal prêmio, elevando o nome de Fernanda Torres no cenário mundial do cinema. A premiação ocorreu nesta 2ª feira (06.jan.2025).
Torres competiu com atrizes de renome, como Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Sua vitória não só celebra seu talento excepcional, mas também ressalta a qualidade do cinema nacional no exterior.
“Ainda Estou Aqui”, sob direção de Walter Salles, é um longa biográfico que narra a vida de Eunice Paiva, mãe do escritor Marcelo Rubens Paiva e viúva do ex-deputado federal Rubens Paiva.
O filme aborda a luta de Eunice durante a ditadura militar no Brasil, buscando manter sua família unida após o desaparecimento de seu marido. Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme atraiu mais de 3 milhões de espectadores no Brasil e recebeu aclamação internacional.
Embora “Ainda Estou Aqui” não tenha vencido na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, superado por “Emilia Pérez”, a conquista de Fernanda Torres eleva as expectativas para uma indicação ao Oscar.
Este reconhecimento pode aumentar a visibilidade da atriz e do filme entre os votantes da Academia, potencialmente abrindo caminho para indicações em categorias como Filme Internacional e Melhor Roteiro Adaptado.
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia5 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete5 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Cidade6 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia2 anos atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Polícia3 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Esportes4 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado



