Mulher
Jovem morre de câncer cervical por diagnóstico errado de Covid-19
Porsche McGregor-Sims era uma modelo iniciante de 27 anos que morreu no dia 14 de abril de 2020, após o médico negligenciar os seus sintomas de câncer na cervical. Segundo ele, a modelo era jovem demais para ter a doença e Porsche recebeu o diagnóstico de Covid-19, pois seus sintomas já tinham evoluido a tal ponto que ela estava com falta de ar.
Ela procurava auxílio médico desde dezembro de 2019, quando se consultou com um clínico geral se queixando de dor abdominal e sangramentos. Em janeiro de 2020, Porsche foi encaminhada ao ginecologista Dr. Peter Schlesinger, do Hospital Queen Alexandra em Portsmouth.
De acordo com Schlesinger, não houve um exame físico por acreditar que seus sintomas eram hormonais, já que Porsche tinha apenas 27 anos, achando que um exame mais invasivo não traria nenhum benefício para ela. “Se alguém estivesse na sala comigo, provavelmente o teria feito.” declara o médico.
No entanto, em março do mesmo ano, Porsche retornou a passar no clínico geral por suspeita de Covid 19, a jovem já vinha reclamando de falta de ar, se consultando apenas com médicos por telefone, mas quando os seus sintomas se agravaram ela teve que ser levada Westlands Medical Center. Sendo levada às pressas,em seguida ao Hospital Queen Alexandra, onde morreu no dia seguinte.
Julgamento
O inquérito sobre o caso da modelo revelou que apesar de exames mostrarem que havia células “anormais”, nenhuma medida foi tomada. A mãe da jovem, Fiona Hawke, de 52, declarou na audiência do médico que ele não fez o mínimo por sua filha. “Você não fez a coisa mais básica – fazer um exame interno, uma das maneiras mais simples e fundamentais de avaliar alguém para câncer cervical.”
Leia Também
“O fato de eu estar errado, peço desculpas”, disse o médico. Ele ainda explicou dizendo que achava que dores e sangramentos eram devido a paciente ter parado de tomar injeções anticoncepcionais. “Achei que havia uma série de causas potenciais para a dor dela. Visto que ela havia parado de usar o anticoncepcional, sugeri que tomasse novamente para ver se a dor parava.”
Além de tudo, o inquérito apontou que as diretrizes médicas também foram culpadas pelo o diagnóstico não ter sido dado cedo. “A única opção era fazer o encaminhamento prioritário. O critério de espera de duas semanas é uma diretriz nacional. Quatro semanas (considerando as férias de Natal)”, declarou.
Porsche McGregor-Sims era da noiva Mark Chappel e tinha planos de se casar em breve. O seu velório recebeu cerca de 4.000 libras para flores, por mais de 200 pessoas. Ela foi enterrada no cemitério natural do Centro de Sustentabilidade em Petersfield, Hants.
Câncer cervical no Reino Unido
O País de Gales, entretanto, ampliou o intervalo de exames de rastreio para câncer cervical de três para cinco anos, para pessoas com idade entre 25 e 49 anos. De acordo com o sistema de saúde local, a medida foi adotada diante do sucesso dos testes de HPV, iniciados em 2018.
Até o momento, mais de 700 mil pessoas assinaram uma petição pedindo o fim das mudanças pelo medo deste câncer ser diagnósticado quando for tarde demais.
Mulher
Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura
Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h
A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.
Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.
Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.
Mulher
Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários
Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.
A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.
Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.
Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS
Mulher
Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres
Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.
A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.
Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado