Contato

Mulher

Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas


source
Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas
Redação João Bidu

Mau humor? Saiba como mudar isso por meio dos aromas

Diante de milhares de pessoas perdendo o olfato devido às consequências da covid-19, muitas pessoas começaram a valorizar mais esse sentido. Hoje, é de conhecimento geral que o paladar está ligado ao nosso olfato, assim como outras sensações. Com os holofotes voltados aos aromas, uma técnica medicinal milenar, a aromaterapia que utiliza óleos essenciais para tratamentos , agora passou a usar também perfumes? Saiba mais como são utilizados os aromas e como você pode aproveitar para ganhar mais bem-estar e até afastar o mau humor!

De acordo com o perfumista Olindo Caverzan Júnior, dentre os cinco sentidos, o olfato é o que afeta mais rapidamente as nossas emoções. “O olfato está diretamente ligado às emoções por meio das memórias. De forma resumida, o odor é uma partícula química que entra pelo nosso nariz e é enviada ao bulbo olfatório. Nessa região do cérebro, células receptoras processam a informação, que é transmitida até a amídala, local em que as emoções são assimiladas. Então, esta sensação vai até o hipocampo, que é a área responsável pelo aprendizado e pela nossa memória”, explica o especialista.

Portanto, pode-se dizer que o olfato é único sentido que está ligado diretamente ao cérebro, fazendo com que os aromas evoquem lembranças e memórias profundas inconscientemente, liberando serotonina e afetando o humor.

Mas vale lembrar que o cérebro armazena as informações de formas diferentes, por isso nem todas as lembranças e sentimentos em relação aos aromas podem ser positivos. Cada pessoa terá uma perspectiva diferente sob o mesmo cheiro, levando a diferentes emoções.

Um aroma para cada momento

Leia Também

Segundo Olindo Caverzan Júnior, é possível escolher um aroma para cada atividade que será desempenhada no dia. “Cada aroma age de forma diferente no organismo, por isso devemos conhecer suas características para obtermos os melhores benefícios. Por exemplo, o alecrim pode ser usado para ambientes onde precisamos de concentração, como no trabalho ou estudo, por ter ação energizante e revigorante, porém durante a noite pode provocar insônia”, alerta o diretor na Água de Cheiro.

Já para atividades que exigem calma, o perfumista indica o aroma de lavanda, pois traz paz, relaxamento e tranquilidade aos ambientes, por isso é muito usado para aromatizar o quarto na hora de dormir. E a lavanda já é bem conhecida como um tranquilizante natural e isso faz com que os perfumes com suas notas ofereçam a mesma referência, regularizando a resposta do organismo com o sistema nervoso.

Outro aroma conhecido é o da baunilha. De acordo com o profissional, essências com notas de baunilha, trazem lembranças da infância – como sorvete e biscoito –, pois eram comuns esses alimentos serem consumidos como recompensa e em momentos de prazer. Por isso, o aroma carrega efeito relaxante e de conforto.

Leia Também

Olindo Caverzan Júnior também fala sobre outros aromas e as sensações. “A laranja-doce oferece segurança e equilíbrio e ajuda a eliminar alguns temores, como medo infantil, medo noturno, medo de dirigir. Já o ylang-ylang desperta paixão e sensualidade, tornando os momentos entre os casais inesquecíveis”, revela o diretor da franquia.

Para quem levantou da cama com o pé esquerdo e não sabe o que fazer para mudar o mau humor, a dica do perfumista são os aromas cítricos. “Perfumes com notas cítricas, como laranja e limão, estão associados ao bom humor. Isso porque a essência está ligada ao frescor e ao revigoramento de energia.”

Contudo, o especialista alerta que cada pessoa por ter uma percepção diferente do cheiro. “Diversos motivos influenciam, como sensibilidade a aromas específicos ou olfato mais aguçado. Porém, na aromaterapia, eles agem da mesma forma nas pessoas. Para melhorar o humor são indicados os aromas energizantes e revigorantes, como o alecrim ou o Lemon Grass, também conhecido como erva-cidreira”, aconselha.

Fonte: IG Mulher

Publicidade
Comentários

Mulher

Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura

Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h

A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.

Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.

Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.

Continue lendo

Mulher

Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários

 

Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.

A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.

Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

 

Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS

Continue lendo

Mulher

Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.

Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular