Contato

Mulher

O poder dos chakras: entenda o que é, onde estão e como funcionam


source
O poder dos chakras: entenda o que é, onde estão e como funcionam
Redação João Bidu

O poder dos chakras: entenda o que é, onde estão e como funcionam

Os Chakras são centros de energia naturais do corpo físico, emocional, mental e energético. Ao todo, são sete Chakras que equilibram o ser humano, trazendo energia para a vida. É necessário que os 7 pontos de energia estejam alinhadas para entrar em harmonia, e isso pode ser feito de diversas formas. Veja a seguir o que é e como funcionam os 7 chakras. 

A palavra Chakra vem do sânscrito e significa roda, disco, centro. Eles são percebidos como centros vitais do corpo humano, responsáveis por distribuir a energia dos organismos, através dos canais conhecidos como nadis, para nutrir órgãos e sistemas. No total, são sete Chakras principais, cada um com uma função e localização específica, distribuídos em linha reta, do topo da cabeça à parte inferior do tronco. Quando ativados, eles influenciam na disposição e alegria de viver.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO HORÓSCOPO DIÁRIO NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Chakra Básico

O que é? Está relacionado à vitalidade e ao sistema reprodutor. Rege várias funções do organismo, como o intestino grosso, ossos, pernas, pés e é capaz de influenciar as finanças.

  • Localização: entre o ânus e os órgãos genitais.
  • Quando ativado: ajuda a relaxar o corpo e a atividade mental, diminuindo o estresse e a tensão. Também é capaz de fortalecer a coluna e as pernas.
  • Cor: vermelho.
  • Pedra relacionada: rubi ou granada.

Chakra Sacro

O que é? Está associado a questões amorosas, sexuais e emocionais. Também possui ligação com os líquidos corporais, como sangue, menstruação, esperma e lágrimas.

  • Localização: parte inferior do abdome.
  • Quando ativado: incentiva a abertura e a liberação das emoções. Pode também auxiliar no tratamento de problemas genitais e urinários. Quando não está ativo, é capaz de provocar disfunções emocionais, bloqueio criativo e problemas nos rins.
  • Cor: laranja.
  • Pedra relacionada: coralina.

Chakra Plexo Solar

O que é? Está associado ao metabolismo dos alimentos e o controle das emoções. É também responsável pelo carisma e sensação de autoridade.

Localização: acima do umbigo, na região do estômago.

Quando ativado: aumenta a vitalidade e libera as emoções que estão reprimidas. Se este Chakra não for energizado, pode provocar distúrbios alimentares, diabetes e, no campo emocional, vontade de controlar e julgar as pessoas.

Cor: amarelo-ouro.

Pedra relacionada: citrino, olho-de-tigre ou topázio.

Chakra Cardíaco

O que é? Faz a ligação entre os três primeiros chakras e os três últimos. Sua função é elevar os graus de consciência de si mesmo e de autoestima .

  • Localização: centro do peito.
  • Quando ativado: incentiva o amor, a autoaceitação e a paz interior. Se não for energizado, pode provocar problemas cardíacos e respiratórios, além de medos e ilusões com relação aos relacionamentos amorosos.
  • Cor: verde.
  • Pedra relacionada: jade ou esmeralda.

Chakra Laríngeo

O que é? Tem a função de desenvolver a comunicação, a intuição e a criatividade. É capaz de estimular e melhorar a saúde na região do pescoço e dos ombros.

  • Localização: região da garganta.
  • Quando ativado: estimula a habilidade de expressão, favorecendo a generosidade e a capacidade de se entregar a sensações diferentes e novos objetivos.
  • Cor: azul-celeste.
  • Pedra relacionada: água-marinha ou turquesa.

Chakra Frontal

O que é?  Fortalece a clareza e a concentração. Também é conhecido como “terceiro olho”, ligando-se aos dons de vidência e telepatia. Tem como função desenvolver a sabedoria.

  • Localização: testa, entre as sobrancelhas.
  • Quando ativado: fortalece a intuição, relaxa e acalma o corpo e a mente. Se não ocorrer a energização, pode trazer dores de cabeça, problemas de visão e incompreensão na relação com as pessoas.
  • Cor: azul-anil.
  • Pedra relacionada: safira azul ou lápis-lazúli.

Leia Também

Chakra Coronário

O que é? Tem relação com a saúde em geral. Também conhecido como “chakra da coroa”, rege o cérebro, a cognição e a memória. No mundo espiritual, está ligado ao estágio da iluminação e da santidade.

  • Localização: topo da cabeça.
  • Quando ativado: relaxa e acalma as emoções, aliviando a insônia, as dores de cabeça, os medos, o estresse e a ansiedade. Evite bloqueá-lo, pois isso pode acarretar em distúrbios mentais.
  • Cor: violeta.
  • Pedra relacionada: ametista.

Como energizá-los?

Você pode ativar os Crakras individualmente ou se baseando na cor e na pedra correspondentes.

  • Ative-os pelas pedras: posicione o cristal de cada Chakra no ponto do corpo onde ele se localiza. Mentalize as boas vibrações trazidas por cada um.
  • Ative-os pelas cores: imagine, individualmente, o tom correspondente a cada Chakra irradiando de sua localização no seu corpo. Mentalize essa cor por alguns minutos. Comece pelo Chakra básico.
  • Ative o Chakra Básico: pule, dance e caminhe sem sapatos pela natureza.
  • Ative o Chakra do Sacro: aprenda danças sensuais e pratique atividades aquáticas.
  • Ative o Chakra do Plexo Solar: faça exercícios de flexão da coluna.
  • Ative o Chakra Cardíaco: pratique exercícios de respiração, medite e faça terapias.
  • Ative o Chakra Laríngeo: cante mantras diariamente.
  • Ative o Chakra Frontal: mentalize cores e símbolos.
  • Ative o Chakra Coronário: medite diariamente e pratique ioga.

 A prática do Reiki

Reiki é uma terapia desenvolvida pelo monge Useui Sensei e representa um método de cura que canaliza as energias superiores, possuindo duas frentes: a prática da cura e a prática espiritual. Foi o monge quem criou o conceito de Shin Shin Kaizen Usui Reiki Ryoho: um método para curar o corpo e o espírito através da energia espiritual, tendo ligação com os Chakras.

O Reiki intensifica a circulação interna de energia do nosso corpo, pois possui vibrações de alta dimensão. Desta forma, esse fluxo de energia volta a seu estado ao normal, a pessoa recupera a sua saúde. Conheça mais sobre essa técnica:

Princípio do Reiki

O Reiki é uma prática apoia-se em uma lei espiritual imutável, na qual a vibração mais alta é capaz de transformar a mais baixa.

Funcionamento da técnica

O Reiki é uma terapia baseada na imposição das mãos. Porém, não há uma sequência exata de posições.

Primeiro, detecta-se as desarmonias no corpo do paciente. Então, aplica-se o Reiki até essas desarmonias desaparecerem. Normalmente são feitas doze posições de mãos básicas com possíveis variações.

Em uma sessão, atua-se primeiro na mente, depois no corpo, portanto, tanto o físico quanto o emocional recebem as vibrações e entram em equilíbrio. Assim, o Reiki é capaz de potencializar a energia vital e o poder natural de cura do paciente.

Jornada da transformação

Quer aprender mais um pouco sobre autoconhecimento e subconsciente? Participe da  Jornada da Transformação , um webinário que abordará temas como inteligência emocional, numerologia e autoconhecimento. 

Shutterstock

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

Publicidade
Comentários

Mulher

Neste domingo, escritora alegretense será entrevistada na TV Cultura

Escritora Eliana Rigol aborda a história oculta das mulheres no Café Filosófico .Programa da TV Cultura vai ao ar no próximo domingo, dia 3, às 19h

A escritora gaúcha Eliana Rigol será a convidada do próximo Café Filosófico, que vai ao ar no domingo, dia 3, às 19h, na TV Cultura. No programa, ela irá abordar o tema da história oculta das mulheres, como parte da série “Novas mulheres, antigos papeis”, gravada em maio, no Instituto CPFL, em Campinas (SP), com curadoria da historiadora e roteirista Luna Lobão.

Para Eliana, que atualmente vive em Barcelona, na Espanha, foi uma honra ter sido convidada a subir no palco de um programa do qual sempre foi fã, mas onde, normalmente, só via homens sendo entrevistados. “Foi uma alegria genuína estar representando tantas e tantas mulheres no Brasil e no mundo que não tiveram momento para fala e escuta nesse mundo desenhado por homens e para homens”, conta.

Nascida em Alegrete, Eliana já morou em São Paulo, Toronto e Lisboa. Advogada de formação e escritora por vocação, ela atua com mentoria de mulheres (Jornada da Heroína) Ela é autora de quatro livros: Moscas no Labirinto (Pergamus, 2015), indicado ao Prêmio AGES, Afeto Revolution, finalista do Prêmio Jabuti, Herstory e Parir é sexual, os três últimos publicados pela editora Zouk, de Porto Alegre.

Continue lendo

Mulher

Câncer de Mama: Proposta estabelece prazo para substituir implantes mamários

 

Com o objetivo de garantir bem-estar e dignidade às pacientes com câncer de mama, o deputado Gustavo Victorino protocolou, na Assembleia Legislativa, Projeto de Lei 350/23 que estabelece prazo para procedimentos cirúrgicos e garante acompanhamento às mulheres em tratamento.

A proposta determina o limite de 30 dias para substituição do implante mamário sempre que ocorrerem complicações inerentes à cirurgia de reconstrução da mama, bem como garante o acompanhamento psicológico e multidisciplinar especializado às pacientes que sofrerem mutilação total ou parcial de mama decorrente do tratamento de câncer.

Conforme o parlamentar, a proposição, que modifica o Estatuto da Pessoa com Câncer no Rio Grande do Sul (Lei nº 15.446/20), é um direito previsto na Lei Federal (no 14.538/2023), garantindo assim, um cuidado integral e humanizado à saúde da mulher: “Física e emocionalmente, o câncer de mama é devastador para a mulher e é nessa hora que o suporte médico e psicológico deve se fazer presente”, pontua o deputado Gustavo Victorino.

 

Crédito: Paulo Garcia Agência ALRS

Continue lendo

Mulher

Bolsonaro sanciona lei de enfrentamento à violência contra às mulheres

Está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5), a Lei 14.330/22 que inclui o Plano Nacional de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

A norma determina a previsão de ações, estratégias e metas específicas sobre esse tipo de violência que devem ser implementadas em conjunto com órgãos e instâncias estaduais, municipais e do Distrito Federal, responsáveis pela rede de prevenção e de atendimento das mulheres em situação de violência.

Depois de passar pela Câmara, o texto foi aprovado pelo Senado em março, como parte da pauta prioritária da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Continue lendo

Popular