Contato

Polícia

RS sedia capacitação de policiais para reforçar segurança nas fronteiras brasileiras

O município de Uruguaiana está sediando uma capacitação para profissionais de segurança pública que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia). Ao todo, 38 profissionais de seis Estados — Amapá, Tocantins, Paraná, Acre, Rondônia e Rio Grande do Sul — participam da 6ª edição do Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). 

As aulas se iniciaram no dia 19 de outubro e seguirão até o dia 1º de novembro, com carga de 96 horas. Participam do curso policiais militares e civis, policiais rodoviários federais, entre outros, escolhidos pelos Estados, que atuam na Operação Hórus, que combate o crime organizado na faixa de fronteira. No total, 14 Estados integram o programa Vigia. Por sediar o evento, o RS conta com 20 profissionais participando da formação. 

O treinamento prepara o policial para lidar com o ambiente de fronteira — identificado como Vica: volátil, incerto, complexo e ambíguo.

— Além da integração das polícias dos Estados fronteiriços, o treinamento é importante para que todos tenham o convívio e também as matérias. Cada um pode compartilhar suas vivências e contribuir. Cada Estado também tem as suas dificuldades, então é importante para que todos tenham um alinhamento de conduta — ressalta o major Otemar Bianchini, comandante do 6º Batalhão de Polícia de Choque – Fronteira e coordenador do curso.

A capacitação tem como foco a parte prática, reforçando técnicas de defesa pessoal, imobilização, policiamento em embarcações e identificação veicular e fraudes associadas — entre outras disciplinas que estão na rotina do efetivo policial.

Os princípios de sobrevivência, previstos no curso, contribuem com técnicas para situações-limite que os policiais possam enfrentar — como situações de perseguição em mata fechada, identificação de rastros, técnicas de como se portar e como atuar silenciosamente.

Outra tática necessária para a atuação nas fronteiras brasileiras, que são cercadas por rios e ambientes molhados, é a natação utilitária — disciplina que dialoga diretamente com o treinamento em policiamento embarcado, considerado primordial pelo major Bianchini. A maneira como o policial é preparado para a viatura é diferente do preparo para o barco, devido a questões como a estabilidade. Assim, há uma série de requisitos necessários, por exemplo, no caso de o policial cair na água, para que ele consiga flutuar, fazer o corpo se adaptar ao frio e ao clima.

Além disso, também serão revistos procedimentos frente a ocorrências fronteiriças, que envolvem direito ambiental, como caça e pesca ilegal, técnicas de fiscalização de desmatamento, além de encaminhamentos no caso de vítimas, apreensão de materiais, aspectos legais, bem como conhecimento de áreas indígenas. 

Cartografia, navegação, técnicas de orientação e demais métodos de georreferenciamento constituem outra disciplina de importante uso prático nas ocorrências.

 

Divulgação / Ministério da Justiça e Segurança Pública

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem se desentende em bar e faz disparos

Nesta sexta-feira (19/04), por volta de 21h20, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após ligações para o fone 190 referente a um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo em frente a um bar no bairro Vila Nova.

A guarnição foi até o local onde havia movimentação de pessoas, sendo encontrado 01 pistola cal. 9mm com 02 carregadores, 18 munições intactas e 05 deflagradas, foi identificado o proprietário da arma sendo um homem de 52 anos, este alegou ter efetuado disparos em decorrência de um desentendimento.

Ainda foram localizados no interior do estabelecimento 01 revólver cal. 38, municiado com 02 munições intactas, 01 cartucheira com 07 munições cal. 38 intactas, 01 munição cal. 762 intacta e 03 munições cal. 9mm intactas, sendo identificada a responsável pelo bar, uma mulher de 54 anos, a qual relatou que o revólver pertencia ao seu falecido esposo.

Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas até a DPPA onde o homem foi autuado em flagrante pelos disparos de arma de fogo e a proprietária do estabelecimento autuada em flagrante por posse irregular de arma de fogo, para ambos foi estipulada fiança, a qual foram pagas.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por estupro de vulnerável

A Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (16/4), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou a prisão temporária de um homem de 55 anos, investigado por cometer abuso sexual contra a sobrinha-neta, de cinco anos de idade.

Foi feito registro de ocorrência pelos familiares da menor relatando o abuso sexual sofrido por ela, a qual contou para sua genitora sobre o ocorrido.

Após investigação e coleta de elementos que indicavam a prática do crime, foi representado ao poder Judiciário pela prisão do investigado, o que foi deferido, e o mandado de prisão cumprido pelos policiais hoje no bairro Ibirapuitã.

O investigado também foi interrogado e o inquérito em breve será concluído. Ele já possuía antecedentes policiais por outro estupro de vulnerável.

Após as diligências de praxe, o preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (sigilo garantido):
(55) 3427-0300 (plantão)
(55) 98451-1689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Homem tenta se esconder da BM na copa se árvore, mas foi descoberto

Nesta segunda-feira (14/04), por volta de 16h00, na localidade do Catimbau, uma guarnição da Brigada Militar, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, cumpriu mandado de prisão definitiva decorrente de condenação transitada em julgado pelo crime de estupro de vulnerável.

Com a chegada da guarnição no local, o condenado tentou se esconder na copa de uma árvore, mas foi descoberto, identificado e cientificado da existência da ordem judicial junto ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões do Conselho Nacional de Justiça.

Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após apresentado na DPPA para registro e providências.

*PRISÃO DE FORAGIDO*

Nesta segunda-feira (14/04), por volta de 10h00, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, tomou conhecimento de um indivíduo que constava como foragido do sistema prisional (tornozeleira eletrônica), após levantamento do possível paradeiro do suspeito foi logrado êxito em localizar o homem de 37 anos. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após apresentado na DPPA para registro e providências.

 

*INFORMATIVO:* A Brigada Militar encontra-se com editais de processos seletivos para ingresso na corporação em aberto, sendo 120 vagas para o oficialato com inscrições até as 17h00 do dia 05 de maio de 2025 e 1200 vagas para a carreira de nível médio com inscrições até as 17h00 do dia 22 de abril de 2025. Maiores informações acessar no site www.brigadamilitar.rs.gov.br – na aba (concursos).

 

Continue lendo

Popular