Contato

Polícia

Inaugurada a Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB Alegrete)

Com a presença do vice-governador e secretário de Segurança, Ranolfo Vieira Júnior; da Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor e do líder do governo, deputado estadual Frederico Antunes foi inaugurada neste sábado (16/10), no Alegrete, a sede da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB Alegrete), que atenderá 42 municípios da região.

Em todo o Estado existem quatro delegacias especializadas em atender as demandas dos crimes rurais. A DECRAB Alegrete realizará atividades de combate ao crime organizado no meio rural.

De acordo com o responsável pela DECRAB, Alegrete, delegado Valeriano Garcia Neto, a equipe da nova delegacia conta com quatro policiais civis, inicialmente visto que a expectativa é que este número aumente com o efetivo que chegará após a formatura da próxima turma da academia de polícia, que terá início em novembro deste ano.

A criação das Decrabs visa atender uma das principais demandas do setor produtivo gaúcho, os crimes rurais. O foco central é o abigeato: crime que envolve o furto de animais no campo, tanto gado bovino, como equino. Também são investigados crimes de receptação e furto de maquinário agrícola.

As delegacias especializadas são subordinadas ao Departamento de Polícia do Interior (DPI) e tem atuação em todo o Estado, não ficando ligadas aos limites das delegacia regionais nas quais estão vinculadas. Elas atuam preferencialmente no interior, onde normalmente ocorrem os crimes

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem se desentende em bar e faz disparos

Nesta sexta-feira (19/04), por volta de 21h20, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, após ligações para o fone 190 referente a um indivíduo efetuando disparos de arma de fogo em frente a um bar no bairro Vila Nova.

A guarnição foi até o local onde havia movimentação de pessoas, sendo encontrado 01 pistola cal. 9mm com 02 carregadores, 18 munições intactas e 05 deflagradas, foi identificado o proprietário da arma sendo um homem de 52 anos, este alegou ter efetuado disparos em decorrência de um desentendimento.

Ainda foram localizados no interior do estabelecimento 01 revólver cal. 38, municiado com 02 munições intactas, 01 cartucheira com 07 munições cal. 38 intactas, 01 munição cal. 762 intacta e 03 munições cal. 9mm intactas, sendo identificada a responsável pelo bar, uma mulher de 54 anos, a qual relatou que o revólver pertencia ao seu falecido esposo.

Diante dos fatos, as partes foram encaminhadas até a DPPA onde o homem foi autuado em flagrante pelos disparos de arma de fogo e a proprietária do estabelecimento autuada em flagrante por posse irregular de arma de fogo, para ambos foi estipulada fiança, a qual foram pagas.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por estupro de vulnerável

A Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (16/4), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou a prisão temporária de um homem de 55 anos, investigado por cometer abuso sexual contra a sobrinha-neta, de cinco anos de idade.

Foi feito registro de ocorrência pelos familiares da menor relatando o abuso sexual sofrido por ela, a qual contou para sua genitora sobre o ocorrido.

Após investigação e coleta de elementos que indicavam a prática do crime, foi representado ao poder Judiciário pela prisão do investigado, o que foi deferido, e o mandado de prisão cumprido pelos policiais hoje no bairro Ibirapuitã.

O investigado também foi interrogado e o inquérito em breve será concluído. Ele já possuía antecedentes policiais por outro estupro de vulnerável.

Após as diligências de praxe, o preso foi encaminhado ao Presídio Estadual de Alegrete.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (sigilo garantido):
(55) 3427-0300 (plantão)
(55) 98451-1689 (WhatsApp)

Continue lendo

Polícia

Homem tenta se esconder da BM na copa se árvore, mas foi descoberto

Nesta segunda-feira (14/04), por volta de 16h00, na localidade do Catimbau, uma guarnição da Brigada Militar, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, cumpriu mandado de prisão definitiva decorrente de condenação transitada em julgado pelo crime de estupro de vulnerável.

Com a chegada da guarnição no local, o condenado tentou se esconder na copa de uma árvore, mas foi descoberto, identificado e cientificado da existência da ordem judicial junto ao Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões do Conselho Nacional de Justiça.

Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após apresentado na DPPA para registro e providências.

*PRISÃO DE FORAGIDO*

Nesta segunda-feira (14/04), por volta de 10h00, uma guarnição da Brigada Militar de Alegrete, através da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, tomou conhecimento de um indivíduo que constava como foragido do sistema prisional (tornozeleira eletrônica), após levantamento do possível paradeiro do suspeito foi logrado êxito em localizar o homem de 37 anos. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado até a UPA para avaliação clínica e após apresentado na DPPA para registro e providências.

 

*INFORMATIVO:* A Brigada Militar encontra-se com editais de processos seletivos para ingresso na corporação em aberto, sendo 120 vagas para o oficialato com inscrições até as 17h00 do dia 05 de maio de 2025 e 1200 vagas para a carreira de nível médio com inscrições até as 17h00 do dia 22 de abril de 2025. Maiores informações acessar no site www.brigadamilitar.rs.gov.br – na aba (concursos).

 

Continue lendo

Popular