Polícia
SEDETUR realiza mais uma edição do Turistec com participação de delegação de Rosário do Sul
A secretária da SEDETUR, Caroline Figueiredo, fez a recepção da delegação do município vizinho no auditório do Centro Empresarial de Alegrete. Na oportunidade foram apresentados os eixos do trabalho desenvolvido pela pasta, em especial o turismo. Conforme o diretor de turismo da SEDETUR, Leonardo Cera, o TURISTEC trata-se de ações de fomento ao turismo técnico, ou seja, da organização de roteiros para receber na cidade pessoas que venham conhecer processos e atividades que sejam referência, como cases de sucesso.
Um dos objetivos da visita do grupo foi conhecer sobre o projeto Turismo Rural, bem como o funcionamento das agroindústrias locais. Pela manhã, a fiscal ambiental Gabriela Weiler e o médico veterinário Gabriel Charão, ambos da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alegrete, apresentaram sobre o funcionamento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Na sequência a responsável técnica e médica veterinária, Claci Eli Temp, fez uma apresentação sobre o frigorífico de ovinos e suínos Coxilha Vermelha, sendo este o maior do Rio Grande do Sul, e o único no Brasil credenciado para abate de carne ovina no sistema Halal, e exportação para países mulçumanos.
A primeira visita técnica do grupo foi na agroindústria de linguiça e charque da Casa do Frango, onde foram recepcionados pelo proprietário Pedro Pandolfi. Todo o processo de produção foi explicado pela responsável técnica Claci Temp. Ainda pela manhã, o prefeito de Alegrete Marcio Amaral, e o vice-prefeito Jesse Trindade recepcionaram a comitiva no Centro Administrativo, no qual foi conversado sobre potenciais regionais e entregue um mimo aos visitantes.
O almoço foi no restaurante Tradição, parceiro dos projetos do Turismo. Também acompanharam o grupo o técnico da Embrapa Arroz e Feijão, Jerry Adriani Cordeiro de Souza e a Coordenadora de Projetos do Turismo, Andréia Brandolt Marconato Vargas. O grupo foi recebido na Casa do Artesão, pela vice-presidente Maria Aparecida Bukowski e pela tesoureira Giovana Machado Corrêa, da Associação dos Amigos da Casa do Artesão de Alegrete (AMICART).
Na sequência o grupo visitou o estabelecimento Luz do Pampa do casal Fernanda Pedroso Saldanha e Ederson Lara Machado, que possuem como carro chefe a produção de ovos crioulos a partir do sistema de produção de galinhas livres da raça ISA Brown, e também a agroindústria Milkeria Sobrado, local que guarda ruínas jesuíticas, onde os visitantes podem ter o contato com a história de mais de 400 anos e saborear os diversos produtos derivados lácteos produzidos na propriedade. Ambos os empreendimentos estão participando do Projeto Turismo Rural desenvolvido em parceria pela SEDETUR, Sindicato Rural de Alegrete (SRA) e SENAR-RS.
A próxima visita foi na Casa do Mel, local onde os sócios da Associação dos Apicultores de Alegrete (AAPIA) utilizam para extração e envase do mel produzido no município. O vice presidente da associação Rene Aurélio mostrou o funcionamento do local e comentou sobre a comercialização do mel.
Por fim, o grupo visitou a propriedade de Devalci Cogo e Tânia Cogo no Durasnal, que trabalha com produção de leite. A propriedade é pioneira em tecnologia e inovação na cidade, investindo no primeiro sistema de produção Compost Barn e em um robô para fazer as ordenhas de forma automatizada. Conforme Devalci, os investimentos são altos, porém a produção aumentou consideravelmente, cobrindo os custos de produção e deixando maior margem de lucro para a família, que também se destaca pela sucessão familiar, no qual os filhos do casal tocam o negócio familiar junto com os pais.
Polícia
BM bate em lojinha do tráfico e faz uma limpa
Mulher com pulseira eletrônica detida por tráfico de droga em Alegrete
Em Alegrete, uma mulher foi detida por tráfico de droga. Durante uma patrulha de rotina, a polícia suspeitou de atividade num local conhecido por queixas relacionadas com drogas.
Um grupo de pessoas fugiu, mas a mulher, que usava uma pulseira eletrónica, foi encontrada escondida perto de uma parede que separa uma área residencial de uma zona militar.
Ela transportava cinco porções de maconha, dez porções de cocaína, uma balança e um rádio comunicador. Numa propriedade próxima, a polícia também encontrou telemóveis, munições, um kit para recarregar munições e mais de 1400 reais em dinheiro. A mulher foi detida e levada para um exame médico.
Polícia
Valentão do Paipasso é preso com cabeça de veado e munição
1ª DP de Uruguaiana cumpre mandado de busca e encontra carcaça de animal silvestre. Acao resultou na prisão em flagrante de homem por posse de munição de uso permitido
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia de Polícia de Uruguaiana cumpriram, na tarde de ontem, mandado de busca no interior do município de Uruguaiana, localidade de PaiPasso.
No local, os policiais encontraram diversos petrechos relacionados a caça, bem como carne de capivara e uma cabeça de veado. O homem restou preso em flagrante por porte de munições de uso permitido.
A ação se deu no curso de investigações que apontavam o suspeito como responsável diversas ameaças na região, impondo regime de medo nos moradores da região.
O suspeito, de 38 anos, possui antecedentes por tráfico de drogas e porte de arma de fogo.
O Delegado de Polícia Vinícius Seolin, responsável pela 1ª Delegacia de Polícia de Uruguaiana, reforça que a ação vem na esteira de uma intensificação das ações voltadas para coibir crimes violentos, especialmente homicídios.
Por fim, o Delegado destaca o esforço constante da Polícia Civil no esclarecimento e responsabilização dos crimes ocorridos na região e reitera o papel da comunidade na colaboração com os órgãos de segurança pública, colocando os telefones para contato e denúncias anônimas a disposição da população.
DENÚNCIAS ANÔNIMAS
55 98416 1143
0800 642 0121
Polícia
POLÍCIA CIVIL PRENDE AUTOR DE AGRESSÕES COM FACA CONTRA VIZINHA EM ALEGRETE
A Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (23/4), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, efetuou a prisão preventiva de um homem de 49 anos, investigado por tentativa de homicídio contra uma mulher também de 49 anos, vizinha do agressor, cometido no dia 3 de março de 2025.
O registro foi feito por policiais militares que atenderam a ocorrência. Em depoimento, a vítima informou que, na data do fato, viu o vizinho agredindo a companheira dele, quando o repreendeu por tal atitude. Inconformado com a repreensão, o autor passou a agredir a vítima com golpes de faca na região da cabeça, sendo que ela restou com vários cortes e foi socorrida pelos familiares. Diante dos elementos, e identificado o autor, foi pedida ao poder Judiciário a prisão preventiva do agressor, o que foi deferido e o mandado cumprido nesta data, no bairro Renascer. Ele já possuía antecedentes policiais por outros crimes.
Após as diligências de praxe, o preso foi interrogado e encaminhado ao Presídio Estadual de Alegrete.
DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (sigilo garantido):
(55) 3427-0300 (plantão)
(55) 98451-1689 (WhatsApp)
-
Cidade5 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete4 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia11 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes3 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia2 anos atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia5 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado