Esportes
Prefeito Márcio Amaral recebe o Projeto: Flamenguino: As Cores de Alegrete
Será implantado a partir do mês de outubro, em 28 Bairros, divididos em 6 Núcleos.
Na foto: Direção do Flamengo sendo representada pelo Presidente Toninho Fagundes, Mohamed, Edinho Machado e Nilson Gomes
Na ocasião, Toninho Fagundes entregou uma camiseta personalizada para a menina Maria Clara, filha de 6 anos do Prefeito.
“Flamenguinho: As cores de Alegrete”
APRESENTAÇÃO:
Flamenguinho: As cores de Alegrete, tem como responsabilidade ser uma manifestação de amizade e reconhecimento da Escolinha do Flamenguinho em busca de uma celebração da cultura de Bairro pelo Futebol.
Considerando ser um movimento de ocupação respeitado e relevante para a comunidade, oferecendo Educação, Cultura, Lazer e Conhecimento através de viagens para participação e disputa de competições nacionais e internacionais, o que lhe assegurou o reconhecimento em diversos lugares do mundo.
“A violência é o fruto da falta de educação e da convivência social”. Somente o Esporte é capaz de mudar estes conceitos e estatísticas que somente aumento diariamente junto aos nossos bairros, razão que necessitamos construir alternativas concretas para diminuir estes índices alarmantes.
E este Projeto de Esportes “Flamenguinho: As cores do Alegrete” – foi concebido pela visão da nova gestão política-administrativa do Governo Municipal, através de parceria público-privado.
Sendo um Projeto que logrará êxito em formar atletas, e sendo maior feito é utilizar a prática Esportiva – o Futebol, esporte que sempre foi o mais praticado em todos os espaços dos bairros (Campinhos, Campos de Várzea e Praças Esportivas), quando o Flamenguinho está propondo levar para estes ambientes (periferias), como ferramenta principal de coletividade forte que, transforma a Vida.
Sabedores de que, – “A Educação é o único caminho para emancipar o homem” – além de incentivar o Esporte o Flamenguinho, trás a responsabilidade de criar convivência, pois teremos muitas crianças, em ambiente multicultural, onde meninos e meninas treinarão juntos.
Como o Projeto é uma manifestação cultural e educacional, teremos que buscar a sustentabilidade econômicos, através de parcerias publico-privado.
Estes recursos para o fortalecimento dos meios esportivos e pedagógicos para não limitar as crianças em faixas- etárias, motivando e dividindo as equipes pedagogicamente correto conforme faculta as normas de práticas esportivas e pedagógicas corretamente.
O PROJETO:
O Projeto “Flamenguinho: As cores do Alegrete”- será destinado a crianças e pré- adolescentes de 7 à 14 anos 2014/2007.
Metodologia e Desenvolvimento:
* Será desenvolvido e executado pela Escolinha do Flamenguinho em parceria com LAF (Liga Alegretense de Futebol), UABA – União das Associações de Bairros de Alegrete, e com apoio da Faculdade de Educação Física UNOPAR/ Alegrete e Prefeitura Municipal de Alegrete.
* Coordenação da Escolinha do Flamenguinho, LAF, UABA e Instituto “Toninho Fagundes” – supervisionado e apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do Município de Alegrete.
Projeto Piloto:
NÚCLEOS E BAIRROS – Abrangência de 33 bairros- 350 atletas – mais de 2,3 mil pessoas.
NÚCLEO – 01- PRAÇA DA JUVENTUDE – “JOÃO SALDANHA”.
Bairros Airton Senna – 01 -; Airton Senna -02; Nova Brasília, Getúlio Vargas, Dr. Romário Araújo.
NÚCLEO- 02 – PRAÇA DA JUVENTUDE – “JOÃO SALDANHA”
Bairros Santos Dumont, Capão do Ângico, Sagabinazzi, Palma e Favila
NÚCLEO 03 – HORÁRIO LEMOS
Bairros Pro-Morar, Ibirapuitã, Núcleo Habitacional Oswaldo Aranha, Centenário e Nilo Soares Gonçalves.
NÚCLEO 04- ESCOLA JOSÉ ANTONIO VILVARDE MOURA
Bairros Piola, Renascer, Gamino e José de Abreu.
NÚCLEO 05 – QUADRA DA VERA CRUZ
Bairros Vera Cruz, Sepé Tiarajú, Joaquim Fonseca Milano e Boa Vista.
NÚCLEO 06 – EURIPEDES BRASIL MILANO
Bairros Macedo, Vila Izabel, Restinga e Santo Antônio.
NÚCLEO 07 – RUI RAMOS
Bairros Vila Nova, Rui Ramos e Canudos
Observação:
Os locais poderão ser alterados para as quadras e praças Esportivas da Municipalidade.
OS PROFISSIONAIS:
Professores para o Projeto:
01- Diretor – Coordenador Técnico
02- 07 Monitores Técnicos
03- 01 Responsável do material esportivo (Almox)
04- 08 Alunos Estagiários de Educação Física da UNOPAR
Atividades Desenvolvidas:
Duas (02) vezes na Semana em cada local definido;
Será oferecido Lanches para os participantes;
Período de cada atividade será de 90 minutos por turma.
Material Utilizado:
120 bolas de futebol (oficiais);
160 Cones de Marcação/ Chinesinho
70 coletes em duas cores – tamanhos P e M;
Planejamento Financeiro:
Como tens toda concepção e formatação de um Projeto Publico-Privado, será fundamental os recursos financeiros para fazer frente as seguintes ações:
Material Esportivo = Empresas Privadas
Alimentação (Lanches): Iniciativa Privada e Merenda Escolar da Municipalidade;
Custos com Profissionais: R$ 75.000,00 (Setenta e Cinco Mil Reais) – Anual;
Crianças e Pré – Adolescentes contemplados: 350 (Trezentos e Cinquenta);
Famílias=Número de 350 (Trezentos e Cinquenta)
Retorno Social incalculável à vida destas crianças que integrarão o Projeto.
Doações e repasses financeiros serão administrados e prestados contas pelo Instituto “Toninho Fagundes”.
Projeto/ Concepção/ Execução:
O Projeto “Flamenguinho: As cores do Alegrete”- foi concebido por Prof. MS Edson Machado – CONFEF/CREF 021789 G/RS
Colaboração:
Nilson Gomes, jornalista RP 10.530 MTb/RS, Diretor de Imagem do RC Alegrete Norte Centro
Direção Geral:
Antônio Carlos Antunes Fagundes – Presidente do Instituto “Toninho Fagundes”.
Todos os recursos Financeiros serão depositados na Conta Bancária:
ESCOLINHA DE FUTEBOL FLAMENGO
CNPJ: 89.508.832/0001-27
CONTA CORRENTE: Banco 041 – BANRISUL – AG. 0110 – ALEGRETE
CONTA CONRRENTE: 06.015949.0-6
RUA MARIZ E BARROS, 292
CEP. 97.542-450 – ALEGRETE-RS
Esportes
Sorteio do 44º EFIPAN define chaves para torneio infantil em Alegrete
Organização busca evitar confrontos nacionais nas fases iniciais, garantindo mais diversidade nas partidas do torneio”
Na tarde desta 5ª feira (22 de novembro de 2024) foi realizado o sorteio que definiu as chaves do 44º Encontro de Futebol Infantil Pan-Americano (EFIPAN). O evento, sediado no plenário da Câmara, contou com a presença de importantes figuras do esporte e da política local, além de representantes dos clubes participantes de forma online.
Moisés Fontoura, coordenador técnico do EFIPAN, juntamente com Toninho Fagundes, presidente do Flamengo, e o diretor Mohamed, apresentaram a fórmula de disputa. Uma nova regra foi destacada: clubes do mesmo país devem ser alocados em chaves opostas para promover diversidade nas partidas e evitar confrontos nacionais nas fases iniciais.
O Palmeiras foi escolhido como cabeça da Chave A, que também inclui Flamengo, Universitário (Peru), Bolívar (Bolívia), Grêmio e Peñarol. A Chave B é composta por Cruzeiro, Argentino Juniors (atual campeão), Club Sporting Cristal (Peru), Olimpia, Internacional e Defensor.
Os jogos da primeira fase ocorrerão no Farroupilha e no campo do 6º RCB. O sistema de cruzamento entre as chaves A e B classificará os oito melhores na pontuação geral para a próxima fase.
Toninho Fagundes expressou otimismo quanto ao nível técnico do torneio, afirmando: “Teremos um alto nível técnico das equipes. Os sul-americanos prometem mais uma vez”. Mirto Gonçalves, do Universitário, destacou a honra de participar de um torneio de prestígio mundial.
Luiz Zanoich, do Sporting Cristal, ressaltou a importância da competição para o clube. Ramiro Mustafa, representando o Bolívar, elogiou a organização do evento e compartilhou a ansiedade e expectativa de sua equipe.
Esportes
Maguila, ícone do boxe brasileiro, morre aos 66 anos
Ex-boxeador enfrentava encefalopatia traumática crônica, doença diagnosticada em 2013
Adilson Rodrigues, conhecido como Maguila, ex-boxeador de destaque nos ringues nacionais e internacionais durante as décadas de 1980 e 1990, morreu aos 66 anos. O Ministério do Esporte anunciou o falecimento nesta 5ª feira (24 de outubro de 2024), sem especificar a causa da morte. Contudo, reportagens locais indicaram que Maguila lutava contra encefalopatia traumática crônica, diagnosticada em 2013.
O Ministério do Esporte homenageou o atleta, ressaltando suas conquistas e qualidades pessoais. “Campeão nos ringues e rei do carisma e da generosidade fora deles. Obrigado, Maguila! Seu legado será sempre lembrado”, declarou o ministério em publicação na rede social X. Maguila iniciou sua carreira no boxe em 1983 e, por quase duas décadas, disputou 85 lutas, vencendo 77, com 61 vitórias por nocaute. Conquistou títulos brasileiro e sul-americano dos pesos pesados e foi o primeiro brasileiro a disputar o título mundial na categoria.
Nascido em Aracaju, Sergipe, Maguila tornou-se uma figura emblemática do boxe brasileiro, admirado não apenas por suas vitórias, mas também por sua personalidade carismática. Em 2010, candidatou-se a deputado federal, focando em apoio às crianças, incentivo ao esporte e combate às drogas, mas não foi eleito.
A notícia de sua morte gerou ampla repercussão, com fãs, amigos e admiradores expressando condolências e homenagens. Maguila é lembrado por sua paixão e dedicação ao boxe, bem como por sua luta contra a demência pugilística, destacando a importância da saúde e segurança dos atletas.
Esportes
Boxeador de Alegrete conquista título gaúcho neste domingo
Luan dos Santos Neves de 22 anos, atleta da equipe Boxe Roots de Alegrete, fundada em 2015, venceu um certame de boxe em Uruguaiana neste domingo.
A equipe é treinada pelo instrutor Arian Santana Lencina com experiência de 15 anos de boxe e 13 anos como professor. A dupla conquistou neste dia 15 de outubro de 2023, na cidade de Uruguaiana, o Cinturão de Campeão Gaúcho de Boxe na Categoria 75kg, luta contra o atleta Yoel da Rosa, do Uruguai, treinado por Cusso Castro mestre da academia IL 6 boxe de Quaraí.
O cinturão foi conquistado em uma luta bem difícil, onde o trabalho técnico do atleta alegretense se sobressaiu. Com esquivas bem colocadas frustrando os ataques pesados do uruguaio e golpes contundentes que causaram sangramento no adversário, forcando a paralizaçao para atendimento em 2 momentos. Uma luta que foi decidida de forma unânime em favor do atleta Luan Neves.
O Campeonato Gaucho de Lutas é um evento que reúne os seguintes esportes: boxe, kick boxe e muay thay. Durante todo o dia ocorreram muitas lutas com atletas de todas regiões do estado, incluindo 2 equipes argentinas e 3 equipes uruguaias.
As disputas foram realizadas no Ginásio Municipal de Uruguaiana, no parcão. O evento teve apoio do secretário do esporte da cidade junto ao professor Emerson Bastos, idealizador do evento que já vai para sua 4° edicao.
A Equipe Boxe Roots de Alegrete já possui o Cinturão de 2022 na categoria dos pesados e neste 2023 nos médios 75 kg.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado