Contato

Tempo

Frio retorna com força para algumas regiões do Brasil

Após um período de tempo firme sob atuação de uma ampla massa de ar seco sobre grande parte do Brasil, as condições do tempo voltam a mudar em algumas regiões nos próximos dias. A mesma massa de ar seco que vinha contribuindo para um maior resfriamento entre as noites e madrugadas, inclusive com marcas negativas em baixadas nas áreas de maior altitude de SC e do Sudeste do país, também favorecia temperaturas mais altas para a época durante a tarde, em virtude da sua intensidade mais fraca e do céu sem nuvens. Esse sistema já está se afastando para o Oceano Atlântico, deixando o continente sul-americano.

No entanto, um novo “corredor polar” promete se formar ao longo dessa semana. Esse “corredor” deve consistir na formação de pelo menos dois Ciclones entre a Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil que devem impulsionar a incursão de duas massas de ar frio de origem polar. A primeira delas mais fraca e bloqueada deve proporcionar uma jornada de tempo firme e de baixas temperaturas já a entre quinta e sexta-feira entre o Uruguai, RS e em parte de SC. A segunda mais intensa, extensa e de deslocamento mais lento deve avançar pelo interior da Argentina em direção ao centro/sul do Brasil entre o próximo final de semana e a primeira metade da próxima semana. 

Nesse meio tempo, dois Ciclones devem se formar, trazendo jornada mais ventosa para o leste do Sul do Brasil, intensificando a sensação de frio no período. Assim como nas incursões de ar frio, o primeiro Ciclone seria consideravelmente mais fraco que o segundo e teriam seus maiores impactos aguardados nas regiões tradicionalmente afetadas por períodos mais ventosos nessa época: Bacia do Rio da Prata, costa do Uruguai e da Metade Sul e Leste do RS.   

Rajadas de vento projetadas pelo modelo ECMWF ao longo do próximo domingo e início da segunda-feira em função da atuação de Ciclone próximo à costa. Projeções ainda sofrerão atualizações nos próximos dias. 

O que se espera em regra pelas últimas projeções são temperaturas muito baixas no período, com ápice no Sul do Brasil mas também atingindo outras regiões já  afetadas por temperaturas mais baixas esse ano: como no Sudeste e Centro-Oeste. A intensidade do ar frio e a abrangência dele nessas duas últimas regiões e no Norte do Brasil no final de semana, no entanto, ainda é incerta. Por enquanto, a condição para neve seria muito baixa e o grande destaque seriam as temperaturas abaixo de zero com condição para formação de geadas amplas a fortes em várias regiões, especialmente do Sul do Brasil. 

Projeção de temperatura do modelo regional WRF 5 km para os próximos 3 dias no Sul do Brasil
Projeção de temperaturas mínimas pelo modelo canadense CMC. Destaque para as baixas temperaturas assinaladas entre o próximo domingo e a primeira metade da próxima semana em alguns pontos.

Chuva

A primeira frente fria, diferentemente da segunda que deve ingressar no Sul do Brasil durante o período, deve gerar instabilidade com chuva e temporais isolados. Apesar disso, não se esperam grandes acumulados de chuva e na maioria das regiões os acumulados serão baixos. Inicialmente cavado invertido, antes de configurar uma frente fria, um sistema de baixa pressão atmosférica promete trazer uma jornada de tempo muito instável com chuva forte a volumosa e temporais entre algumas províncias Argentinas, grande parte do Uruguai e até algumas áreas do país próximo à fronteira com o RS no decorrer desta quarta-feira (14/07). Em algumas áreas do RS, principalmente do centro do estado, já chove na noite de hoje e próxima madrugada. Entre o final da quarta e no decorrer da quinta-feira, a frente fria já configurada avança pelas demais áreas do RS, SC, PR e parte do MS, provocando chuva e temporais isolados acompanhada de rápido declínio das temperaturas. 

Precipitação diária aguardada pela média de 96 membros de previsão do tempo nos próximos 7 dias. Eventos pontuais de chuva volumosa podem acarretar em volumes consideravelmente maiores do que os apresentados nessa projeção.
Refletividade projetada pelo modelo regional WRF nos próximos 3 dias. As cores acima de 45/50 dBZ indicam risco potencial para temporais. 

Conforme o sistema se desloca para norte/nordeste, a intrusão rápida de ar seco e frio de origem polar associado a uma massa fria logo na retaguarda da frente fria, já deve garantir o retorno do tempo firme. Na sexta-feira, o RS e Uruguai terão um dia estável e frio, enquanto algumas áreas de SC e principalmente do centro/sul do MS, centro/norte do PR na divisa com SP ainda terão pancadas de chuva e que eventualmente poderão vir acompanhada de trovoadas associadas a passagem do primeiro sistema frontal aguardado para o período.

No final da tarde e início da noite de hoje, sensor GLM detectava a ocorrência de descargas elétricas (raios) associada a instabilidade em trechos do Uruguai.

No sábado, a passagem de uma nova frente fria de fraca atividade pelo centro/sul da América do Sul pode provocar chuva fraca, passageira e irregular em trechos do Uruguai, centro/sul e leste gaúcho e alguns trechos do MS e de SP. No domingo, esse mesmo sistema associado a outros na atmosfera, poderia favorecer a ocorrência de temporais em trechos do RJ e do sul e sudoeste de Rondônia, Acre e Amazonas, o que requer novas atualizações. 

Pelas últimas projeções, o ar polar só perderia intensidade sobre o centro/sul do Brasil na segunda metade da próxima semana. 

Fonte: sigmameteorologia.com

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Tempo

Mudou o clima em Alegrete no final da manhã

O tempo já começou a mudar no Rio Grande do Sul.  Nuvens escuras cobriram Alegrete no final da manhã.  As imagens de radar meteorológico mostram a chuva avançando pela fronteira com o Uruguai e o Oeste do Rio Grande do Sul enquanto a maior parte do território gaúcho segue com sol, nuvens e temperatura elevada.

A tendência para as próximas horas é a instabilidade se concentrar no Oeste e no Sul gaúcho, avançando até a noite para pontos do Centro do Estado, o que pode fazer Santa Maria ter chuva ainda hoje.

Segundo a MetSul Metereologia, este é o começo de um período de vários dias com abundante nebulosidade, alta umidade, instabilidade e chuva.

A mudança do tempo mais generalizada vai ocorrer amanhã, quando se espera a instabilidade atinja todas as regiões gaúchas, inclusive a de Porto Alegre que tem uma quarta-feira de sol e nuvens com temperatura de 28ºC à tarde.

A sequência de vários dias com instabilidade fará com que a maior parte do estado gaúcho feche maio com precipitações acima da média histórica, considerando o que já choveu neste mês.

 

Nos próximos dias, não vai chover o tempo todo e ocorrerão vários intervalos sem chuva, e alguns até com registro de aberturas e a presença do sol, mas o tempo não firma ao menos até segunda-feira.

A previsão é que chova no Rio Grande do Sul de hoje até segunda-feira.

 

 

Continue lendo

Tempo

Um barco naufragou em POA e um tripulante morreu

Um barco com três tripulantes naufragou na noite desta segunda-feira (16), no Lago Guaíba, em Porto Alegre, após colidir com pedras, e causou a morte de um homem de 51 anos. Ademar Silveira da Silva ficou desaparecido durante toda a madrugada e teve seu corpo encontrado na manhã desta terça-feira (17) pelo corpo de bombeiros, na Fazenda Arroio Grande, na Zona Sul da capital.
Outros dois tripulantes, Volmir Crestani Frazão, de 53 anos, e Lindomar da Silva, de 55, conseguiram se salvar nadando até a margem do Rio. O barco, que já foi localizado, estava inteiro mas com algumas escoriações.
No Uruguai, um homem de 24 anos morreu na tarde da segunda-feira depois que uma palmeira caiu no telhado de sua casa em decorrência do vento forte. O Sul e o Leste do país foram colocados em alerta laranja devido à ventos de até 130 km/h.

Ventos se intensificam

Os ventos começaram a se intensificar, a partir do meio da tarde desta terça, no sul do Estado, na Região Metropolitana e no litoral do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre também sente os efeitos do ciclone Yakecan. À tarde, os equipamentos de medição da Defesa Civil estadual já detectam ventos de em média 70km/h.
A tendência é que à noite as rajadas atinjam velocidade entre 80km/h e 110km/h.
A orientação, de acordo com o soldado Felipe Doyle, é que a população evite sair de casa e ficar em locais de risco para evitar acidentes com destelhamentos e quedas de árvores.

Continue lendo

Tempo

Ciclone se aproxima do continente perto de Rio Grande

Imagem de Satélite RBG GOES + METAR ( informe codificado com as condições observadas em aeródromos)

Descrição: O fluxo de ventos do quadrante oeste converge em direção ao centro do ciclone, que neste momento está entrando (centro da baixa) na região de Rio Grande.

Nas próximas horas o vento tende a ficar mais intenso #Piratini algo entre 60-80km/h #Pelotas 70-90km/h (pontualmente maior valor de vento, como áreas da Lagoa do Patos que devem superar 100km/h).
Nosso monitoramento é prejudicado pela ausência de dados oficiais entre Chuí e Rio Grande, região crucial neste caso.

Fonte dados: MASTER-IAG

Continue lendo

Popular