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Prefeitura atende mais de 10.300 cadastrados no CadÚnico

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, realiza a inscrição e acompanhamento de sistemas como o Cadastro Único. Esse sistema realiza reúne informações socioeconômicas das famílias brasileiras de baixa renda – aquelas que têm renda mensal de meio salário mínimo por pessoa. Essas informações permitem ao governo conhecer as reais condições de vida da população e, a partir dessas informações, selecionar as famílias para os programas sociais como o Bolsa Família.

Em Alegrete, o total de famílias inscritas no Cad. Único em abril de 2021 era de 10.304. Sendo 2.103 beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF), representando uma cobertura de 45,2% da estimativa de famílias pobres no município. O Bolsa Família é um programa de transferência de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres. Entre as condicionalidades para recebimento do PBF estão o acompanhamento da frequência escolar e o acompanhamento da saúde das pessoas (crianças de até 7 anos e mulheres de 14 a 44 anos).

No município de Alegrete também há 2.360 que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para Idosos e 2.510 que são beneficiárias do BPC para pessoas com deficiências.

Quem pode se inscrever no CadÚnico?

De acordo com informações do Governo Federal, podem se inscrever no CadÚnico, as famílias ou pessoas que moram sozinhas, principalmente nos seguintes casos:

A soma do salário de todas as pessoas da família e dividindo pelo número de membros da família, totaliza até R$ 522,50 por mês;

A soma dos salários de todas as pessoas da família for de até R$ 3.135,00 (três vezes o salário mínimo);

Pessoas em situação de rua.

Mas se você não cumpre tais requisitos, mas precisa de um serviço que exija o número do CadÚnico também pode solicitar o cadastro.

Como me cadastrar?

Para efetivar seu cadastro, é preciso que um membro da família, com idade mínima de 16 anos – preferência mulher, procure a Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social e apresente as informações de todos os membros da família.

CPF;
Certidão de nascimento;
Certidão de casamento;
Carteira de identidade;
Carteira de trabalho;
Título de Eleitor.

Dentre outros documentos que podem facilitar o cadastro estão: comprovante de endereço, comprovante de matrícula escolar caso haja criança e jovem com idade de até 17 anos.

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Santa Casa disponibiliza cirurgia de catarata pelo SUS

Com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde ocular, a Santa Casa está ofertando para a população da região cirurgias de catarata. Os atendimentos estão disponibilizados para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), no Ambulatório de Especialidades da Santa Casa.

Em 2023, foram realizadas 316 cirurgias. A ideia da diretoria, é que no decorrer deste ano esse número atinja a marca de 400 cirurgias de catarata.

Para ter acesso ao serviço, que é uma parceria com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde, o paciente deve passar por uma avaliação médica para analisar se é necessário, ou não, a realização do procedimento.

Na Secretaria Municipal de Saúde são feitos os trâmites necessários ao procedimento e a Santa Casa executa a cirurgia de catarata, realizada pelo médico oftalmologista Gustavo da Rosa.

Para pacientes do CariSaúde, o atendimento também está disponível, com ações pré e pós cirúrgicos, com agendamento feito diretamente na Santa Casa.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata ou facectomia é a remoção do cristalino do olho, uma lente natural, que com o passar dos anos e devido às variações metabólicas das fibras do cristalino, perde a transparência, ficando opaca, amarelada. Isso é o que é chamado de catarata.

A perda de transparência do cristalino causa diminuição da acuidade visual. Durante a cirurgia a lente natural é removida e substituída por uma lente sintética e transparente.

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Cidade

PRF participa de evento em comemoração ao dia mundial de conscientização do autismo

O evento foi organizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e ocorreu em Alegrete_

Na manhã de hoje (02), juntamente com a APAE e Guarda Municipal, a Polícia Rodoviária Federal marcou presença no evento “Caminhada Azul” que ocorreu na Praça Getúlio Vargas no centro da cidade de Alegrete. Mais de 150 pessoas estiveram presentes, incluindo crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de familiares, alunos e professores da APAE

 

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De acordo com a presidente da APAE em Alegrete, a instituição atualmente conta com 426 alunos. A realização de eventos como este tem como objetivo principal aumentar a conscientização e promover a inclusão, buscando também maior apoio e respeito por parte da sociedade.

 

Hoje, em todo o Brasil, a PRF está engajada em atividades educativas sobre o tema, em colaboração com outros órgãos de segurança viária, com o intuito de ampliar o alcance das iniciativas de conscientização sobre o autismo, enquanto cumpre sua função e atribuição constitucional.

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Serviço da Corsan na ponte Borges de Medeiros de novo

Na tarde desta terça-feira, 5, a partir das 14h, equipes da Corsan irão realizar manobras operacionais de emergência na rede de esgoto que está alocada junto à ponte Borges de Medeiros, em Alegrete. Durante a execução do trabalho, o trânsito no sentido Centro – Zona Leste será conduzido em meia pista, com apoio da Guarda Municipal.

Devido a vazamentos encontrados nas tubulações, ocasionados pelas oscilações espontâneas da rede, foram necessárias novas manobras de alinhamento. Para realizar os reparos, será necessário operar na tubulação que se encontra embaixo da ponte, o que torna o processo delicado. Estas ações são essenciais para assegurar a segurança e a operacionalização do sistema de tratamento de esgoto, garantindo qualidade de vida para a população.

Para mais informações, estão à disposição da comunidade os canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

A Corsan está permanentemente à disposição nesses canais e recomenda que a população utilize esses meios de contato com a Companhia para solicitações, pedidos de informação ou para fazer comunicados. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.

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