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Prefeitura divulga resultado da audiência pública online referente a elaboração do Plano Plurianual 2022/2025

 
A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Finanças e Orçamento, divulga o resultado da audiência pública online referente a elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, o qual estabelece os programas, ações, metas e investimentos da administração pública municipal.

Após ampla divulgação nos meios de comunicação, imprensa local e oficial, no período de 15 a 30 de junho de 2021, a população alegretense teve a oportunidade de participar através do preenchimento do formulário no site: www.alegrete.rs.gov.br, ou enviando sugestões pelo e-mail: [email protected] .

Além de muitas sugestões, do total de 26 participantes que responderam o questionário, 12 são do sexo masculino e 14 do sexo feminino. Do total, 12 residem na zona leste, seguido de moradores da zona central e demais bairros.No que se refere a escolaridade, 08 possuem Ensino Médio e 18 Nível Superior. Quanto a ocupação/atividade profissional, 12 são funcionários públicos, seguido de empregado de empresa/assalariado e profissional liberal.

Como primeira pergunta do questionário, dentre as ações do governo em que a gestão deveria concentrar seus esforços nos próximos 4 anos para o Município, cada participante escolheu três prioridades, dentre elas:

– 13 pessoas optaram pelo Incentivo para empresas para a geração de emprego e renda, fomentando o empreendedorismo local;

– 11 pessoas escolheram Qualidade da Educação Pública (inclusiva, tecnológica, ampliação de vagas);

– 09 pessoas sugeriram Investimentos em Infraestrutura Urbana (pavimentação, saneamento, mobilidade,iluminação pública);

– 09 pessoas apontaram a Melhoria do acesso e qualidade da Saúde Pública;

– 09 pessoas sugeriram Gestão Ambiental Sustentável e Coleta Seletiva de Lixo;

– 09 pessoas sugeriram Assistência Social às famílias e diminuição da desigualdade/redução da pobreza.

De modo que, na terceira prioridade, houve quatro demandas que empataram em número de votos.

Já quanto as obras públicas que deveriam ser realizadas no bairro ou região de cada participante, os dados coletados formam os seguintes:

Como primeira prioridade, os 21 participantes propuseram a melhoria de serviços urbanos (coleta de lixo, limpeza urbana, substituição de lâmpadas e equipamentos urbanos);

Já como a segunda prioridade, os 17 participantes optaram por Construção, ampliação e melhorias nas escolas;

Por fim, como terceira prioridade os 16 participantes sugeriram a Construção, ampliação e melhorias das unidades de saúde

Na última pergunta do questionário, foi perguntado quais são as ações no seu bairro ou região que sugere maior investimento:

– 18 participantes priorizaram Promover a qualificação profissional de jovens e adultos;

– 14 recomendaram Expandir e melhorar o atendimento das unidades de saúde;

– 13 participantes responderam como terceira prioridades expandir e incentivar a coleta seletiva e limpeza urbana;

– 13 participantes optaram melhorar as ações de desenvolvimento de renda.

De modo que, na terceira prioridade, houve duas demandas que empataram em número de votos

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Conselho Municipal de Trânsito elege nova Comissão Executiva

A Prefeitura de Alegrete informa que, no último dia 22 de julho, foi realizada uma reunião virtual na qual os membros do Conselho Municipal de Trânsito, atendendo a convocação da Secretaria de Segurança Pública, Mobilidade e Cidadania, trataram a respeito de assuntos pertinentes ao trânsito e mobilidade urbana. Foram analisados o Plano Plurianual para os próximos 4 anos com todos os valores a serem investidos tanto em infraestrutura quanto em educação para o trânsito, bem como as ações que estão sendo realizadas pelo Poder Executivo.

O Conselho também elegeu sua nova comissão executiva que ficou assim constituída: Alex de Souza, ocupará o cargo de presidente, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Sivens Carvalho, será o vice-presidente, pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Alegrete; Marlon Dorneles, o 1° secretário, Centro de Formação de Condutores – CFC Alegrete e Francisco Pedroso, 2º Secretário, proveniente ao Centro Empresarial de Alegrete.

De acordo com o presidente eleito, Alex de Souza, o COMUTRAN é um órgão consultivo e se fará presente nas ações que envolvem o trânsito e a mobilidade urbana. Neste momento, em que a Administração Pública está concluindo o Plano Municipal de Mobilidade, dando todo suporte ao novo Plano Diretor que está sendo elaborado em conjunto:

“O Plano Municipal de Mobilidade Urbana irá balizar todas as ações e modificações do trânsito de Alegrete. Este projeto de lei ainda irá passar pela apreciação dos vereadores. Após aprovação, caberá a este conselho fiscalizar se o mesmo estará sendo cumprido e assim faremos”, ressalta o presidente.

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Confira as principais regras para atendimento ao público em estabelecimentos comerciais

A Prefeitura de Alegrete, na última sexta-feira, 30, publicou decreto nº 492 que altera o Decreto nº 320/2021 que: “Recepciona e adota o Decreto Estadual nº 55.882 de 15 de maio de 2021″. O decreto determina que as modalidades de atendimento Take away (pegue e leve) e Drive-thru serão permitidas até às 20h para os restaurantes, lanchonetes, lancherias, sorveterias e bares. Após este horário ainda é permitido a entrega na forma de delivery.

Sobre o atendimento presencial, conforme o Decreto nº 438, de 9 de julho de 2021, em seu artigo 3º, fica vedada a abertura para atendimento ao público bem como de permanência de clientes nos recintos ou nas áreas internas ou externas de circulação ou de espera de todo e qualquer estabelecimento durante o horário compreendido entre 23h e 6h, com tolerância para dispersão de clientes até às 00h, excetuando-se apenas os considerados essenciais conforme o Artigo 17, inciso I, do Decreto Estadual nº 55.882/2021.

Continua proibida a permanência de pessoas em espaços públicos e o consumo de bebidas alcoólicas em ruas, calçadas, parques e praças após às 20h, como estabelecido no artigo 4°.

Confira o decreto nº 320/2021 na íntegra e suas atualizações no link: https://www.alegrete.rs.gov.br/grupoarquivo/19-1627998504-804.pdf

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Procon realiza pesquisa sobre preços da cesta básica

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, através do Procon, realizou a pesquisa de preços da cesta básica, referente ao mês de julho. Foram visitados pelos técnicos do Procon em 14 estabelecimentos e pesquisados 33 itens, sendo que o Procon leva apenas em consideração o menor preço de cada produto, não considerando critérios como marca ou qualidade dos produtos.

Em comparação ao mês de junho o preço da cesta básica em Alegrete apresentou um aumento em julho. O preço médio da cesta básica em junho ficou em R$201,91 e agora em julho ficou em R$ 204,42. Em comparação com a pesquisa realizada no mês anterior, houve um aumento de até 30% em relação a julho. O maior preço encontrado na pesquisa de junho foi de R$ 202,90, o menor preço R$ 139,87 e o preço médio ficou em R$ 171,28.

Segundo a pesquisa, o maior valor encontrado no mês de junho foi de R$ 228,64 e no mês de julho ficou em R$ 231,90. Já o menor preço da cesta básica em junho foi encontrado por R$ 173,86 e em julho o menor valor foi de R$ 176,48.

A pesquisa completa sobre o preço da Cesta Básica do mês de junho em Alegrete está disponível no site da Prefeitura, na página do Procon. Preços da Cesta Básica de julho de 2021

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