Contato

Corona Vírus

Em Alegrete e região não houve vacinas fora do prazo

Alegrete não recebeu nenhum lote da vacina Astra Zeneca sem validade. Quem afirma é a Coordenadora Regional de Saúde, Heili Temp.

A notícia divulgada nesta sexta-feira pela Folha de São Paulo, através do UOL, aponta os lotes que estão comprometidos.

“Aqui na região os lotes chegam e são imediatamente entregues e os municípios não tem a prática de estocar. Ao contrário, vacinam assim que recebem”, explicou Heili.

Dados do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas na população, em diversos postos de saúde espalhados pelo País, comprometendo a proteção contra a covid-19. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

As doses foram distribuídas em pelo menos 1.532 municípios brasileiros, de acordo com dados atualizados até o dia 19 de junho. A cidade mais impactada pelos imunizantes vencidos é Maringá (PR), onde 3.536 pessoas receberam vacinas da AstraZeneca fora do prazo de validade. Todos os casos foram de primeira dose.

Outros municípios com número significativo de pessoas imunizadas incorretamente são Belém (PA), com 2.673 aplicações, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852 e Salvador (BA), com 824.

Para saber se você recebeu a dose vencida, confira se o lote da dose da AstraZeneca que aparece em sua carteira de vacinação é um dos listados abaixo:

Lote: 4120Z001 – vencida em 29 de março
Lote: 4120Z004 – vencida em 13 de abril
Lote: 4120Z005 – vencida em 14 de abril
Lote: CTMAV501 – vencida em 30 de abril
Lote: CTMAV505 – vencida em 31 de maio
Lote: CTMAV506 – vencida em 31 de maio
Lote: CTMAV520 – vencida em 31 de maio
Lote: 4120Z025 – vencida em 4 de junho

Além das 26 mil doses já aplicadas, outras 113.976 desses oito lotes listados acima ainda não haviam sido ministradas até dia 19 de junho.

O que fazer se tomou dose vencida?

Quem recebeu doses de um dos lotes vencidos, é preciso retornar a um posto de saúde e apresentar a carteira de vacinação para registro do erro e receber orientações de como proceder.

Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid-19, vacinados com doses fora do prazo devem receber uma nova dose pelo menos 28 dias após a dose vencida, já que o imunizante anterior não tem comprovação de proteção.

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Confira o cronograma de antecipação da vacinação com a 2ª dose para próxima semana

 
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma de antecipação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 do laboratório Fiocruz/AstraZeneca.

Confira o cronograma de antecipação da 2ª dose para o período de 26/07 a 02/08 :

– Agendados para 09 de agosto devem comparecer no dia 26 de julho, segunda-feira;
– Agendados para 10 de agosto devem comparecer no dia 27 de julho, terça-feira;
– Agendados para 11 de agosto devem comparecer no dia 28 de julho, quarta-feira;
– Agendados para 12 de agosto devem comparecer no dia 29 de julho, quinta-feira;
– Agendados para 13 de agosto devem comparecer dia 30 de julho, sexta-feira;
– Agendados para 16 de agosto devem comparecer dia 02 de agosto, segunda-feira;

A vacinação ocorre em todas as UBSs com salas de vacinas, a partir das 8h30. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF e o cartão de vacinação.

Segundo a SMS, a antecipação acontecerá de acordo com a chegada de doses destinadas para cada remessa.

No momento da vacinação é possível contribuir com a campanha de doação de alimentos “Vacinação Solidária”. Todas as doações são distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Para se informar sobre as datas e locais de vacinação, a população deve estar atenta aos meios oficiais de comunicação da Prefeitura de Alegrete, como o site, a página do Facebook e o perfil no Instagram. Nesses canais são publicadas atualizações diárias sobre a vacinação no município.

Continue lendo

Corona Vírus

Só 40 doses para prosseguir vacinação ao grupo dos 33 anos

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, informa que nesta sexta-feira (23) dá continuidade a vacinação com a primeira dose contra a covid-19 para população de 33 anos ou mais, serão 40 doses remanescentes da última remessa, que serão administradas apenas no antigo PAM a partir das 8h30.

A vacinação de adolescentes (entre 12 e 17 anos) com comorbidades, com a primeira dose contra a Covid-19 acontece a partir das 8h30, apenas no antigo PAM e no Centro Social Urbano.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação, CPF, cartão SUS caso o adolescente não possua CPF e documento comprobatório da comorbidade.

Confira a lista de comorbidades a serem consideradas para vacinação contra a COVID-19 de adolescentes de 12 a 17 anos conforme Informe Técnico nº10 do Centro Estadual de Vigilância em Saúde:

Obesidade grave: Obesidade Acima do percentil 97 ou escore Z acima de 2 desvios – através das avaliações e curvas de crescimento. Avaliada no gráfico de estatura e peso – do respectivo sexo e faixa etária;

Pneumopatias Crônicas GRAVES: Asma. Medicamentos em uso: broncodilatador de longa ação (formoterol/salmenterol) + corticoide inalatório OU Uso de corticoide sistêmico (oral) contínuo OU História prévia de internação hospitalar /UTI (após os dois anos de idade) OU Displasia Broncopulmonar;

Outros Imunodeprimidos: Doença Congênita/Rara/Genética/Autoimune. Neoplasias ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento). Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas. Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores. Pessoa vivendo com HIV. Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão;

Hemoglobinopatia grave: Doença Falciforme ou Talassemia Maior;

Doença cardiovascular: Cardiopatias nas quais o quadro clínico cause comprometimento sistêmico;

Doença neurológica crônica: Doença neurológica com comprometimento de deglutição ou situação que aumente risco de doença pulmonar ou doença cardiovascular. Acidente Vascular Encefálico. Mielite Transversa. Paralisia cerebral com descrição de limitações;

Diabete Mellitus: Diabete Mellitus (Tipo1). Crianças com condição insulino-dependente.

Pessoas que receberam a vacina contra a Influenza precisam aguardar 15 dias para receber a vacina contra a Covid-19.

No momento da vacinação também podem ser feitas doações de alimentos para a campanha “Vacinação Solidária”. Todas as doações são destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade social do município. A campanha é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alegrete, do Conselho Municipal de Saúde, da UABA e da Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

Continue lendo

Corona Vírus

Apenas um novo caso positivo em 24h e oito internados com a Covid-19

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta quinta-feira (22) foi registrado 01 caso positivo, uma mulher de 21 anos. Também foram registrados 05 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, foi registrado o óbito de um homem de 50 anos.

Há 05 pacientes na UTI Covid, sendo 05 confirmados. No Hospital de Campanha há 05 pacientes, 03 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma há 10 leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 25 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 05 estão ocupados.

Atualmente são 11.841 casos confirmados, com 11.519 recuperados, 38 ativos (31 estão ativos em isolamento domiciliar e 07 hospitalizados positivos de Alegrete) e 284 óbitos.

Foram realizados 37. 200 testes, sendo 25.341 negativos, 11.841 positivos e 18 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 142 pessoas.

Continue lendo

Popular