Contato

Educação

Nota pública emitida pelo MPRS estabelece que a educação presencial é prioritária às demais atividades

O Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões (Caoijefam) e Promotorias de Justiça Regionais de Educação (Preducs) emitiu nesta quarta-feira, 26 de maio, nota pública em que manifesta o entendimento de que os gestores municipais devem primar, na edição dos decretos, pelo caráter essencial e prioritário das atividades escolares presenciais, suspendendo-as apenas como último recurso, não sem antes mitigar o exercício de outras atividades potencialmente disseminadoras da Covid-19.

Conforme a Nota Pública Caoijefam-Preducs 02/2020, cabe ao Gabinete de Crise para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19 proceder a avaliação técnica de qualquer restrição à abertura das escolas públicas ou privadas. Ainda, no exercício do dever de transparência, deverão os gestores educacionais, tornar públicos os planos de contingência das escolas públicas e privadas situadas no Município, aprovados pelo COE-Municipal e pelo COE-Regional, disponibilizando-os no site do Município e do Governo do Estado, respectivamente.

A divulgação deve ser feita também às famílias dos estudantes, a fim de que a sociedade como um todo tenha acesso às informações indispensáveis ao cumprimento dos protocolos sanitários no ambiente escolar, contribuindo com a fiscalização. Os 10 signatários do documento reforçam a conclamação a toda comunidade gaúcha, ao diálogo e ao trabalho colaborativo dos gestores, profissionais da educação e famílias, para garantir que sejam ofertadas aulas presenciais aos alunos da rede pública e da rede privada, de forma isonômica, respeitado o direito de opção das famílias, de forma que a educação seja ofertada com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, conforme estabelece a Constituição Federal.

Por fim, a educação deve ser prioritária às demais atividades, ou seja, quando necessária, no âmbito sanitário, a restrição de atividades, que as escolas sejam as últimas a fechar e as primeiras a reabrir em todo o Rio Grande do Sul.

Clique aqui para ler a Nota Pública – Caoijefam/Preducs 002/2021 na íntegra.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Educação

O IFF precisa de nosso apoio para garantir o curso de Agronomia

 Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete está promovendo até o dia 02 de julho, pesquisa pública de interesse para a criação de um novo curso no campus – Curso Superior de Bacharelado em Agronomia. 

O questionário pode ser acessado aqui.

O curso de Bacharelado em Agronomia substituirá o curso de Bacharelado em Engenharia Agrícola, o qual não mais abrirá novas turmas.

Pesquisa Pública.png

Para a implantação do curso, é importante uma ampla participação da comunidade na pesquisa, com o objetivo de mensurar a aceitabilidade e demanda do público ao curso. Caso a resposta seja positiva o IFFar – Campus Alegrete poderá iníciar o curso a partir do primeiro semestre de 2023.

O questionário online pode ser acessado neste link.

Os dados da pesquisa serão usados somente para o estudo dessa demanda. 

Assessoria de Comunicação

Continue lendo

Educação

IFF abre inscrições para seleção do Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD)

As inscrições para o Curso Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional (EaD), para ingresso no 2º semestre letivo de 2021, podem ser feitas até o dia 30 de junho pela internet, através do preenchimento de formulário e envio da documentação especificada no edital. Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/jsjQvXRJRrQECCrE6

O objetivo geral do curso é formar professores, em nível superior, para exercer a docência na modalidade de Educação Profissional, capacitando-os para atuar no ensino técnico de nível fundamental e médio.

São ofertadas 160 vagas no campus/polo Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari e Santo Augusto. Podem concorrer à vaga candidatos não licenciados, portadores de diploma de curso de graduação – Bacharelado ou Tecnologia. Não haverá taxa de inscrição. O curso ofertado é 100% gratuito.

O curso será desenvolvido na modalidade a distância através da Plataforma Moodle. Além das atividades a distância, o curso contará com atividades presenciais, as quais serão desenvolvidas no campus/polo proponente do curso.

A classificação final será por ordem decrescente da nota final dos candidatos. A lista de classificados em 1ª chamada está prevista para o dia 21 de julho.
Mais informações podem ser acessadas no Edital nº 176/2021.

Continue lendo

Educação

Prorrogado o período de inscrição para o processo seletivo de professores

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) informa que, devido a problemas técnicos na plataforma, que serão solucionados até o final desta segunda-feira (14/06), haverá prorrogação do período de inscrição para o processo seletivo de professores.
A SECEL solicita que os candidatos já inscritos confiram o seu cadastro, através do número do CPF. Caso haja qualquer documento faltando ou dados incorretos, os mesmos poderão ser alterados no próprio concorrente. As alterações constam no edital de retificação número 020/2021.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular