Contato

Polícia

Estudante registra meteoro longo sobre Alegrete

No início da noite de Terça-Feira (18/05), as 22:23 UTC (19:23 Horário Local), um meteoro longo e brilhante passou sobre o céu de Alegrete/RS e foi registrado pelo estudante e astrônomo amador José Eduardo. Ele é o responsável pela Estação (1200 – JCN1) de monitoramento de meteoro da Rede Exoss, ligado ao Projeto CAMS (O Sistema CAMS é ligado ao Instituto SETI da Nasa, onde visa formar um banco mundial de dados de meteoros, fornecendo dados para estudos e pesquisas ( http://cams.seti.org/ 

 

 

“Quem conseguiu visualizar esse meteoro, pedimos que faça o relato no site: exoss.imo.net”, solicita o estudante, , “raramente eventos como esses acontecem de meteoros longos e com brilho intenso como esse e também possivelmente regiões próximas da cidade de Alegrete também conseguiu visualizar esse evento”, observou.

Os meteoros são eventos que ocorrem diariamente, todos os dias, o Planeta Terra é bombardeado de fragmentos de detritos de rochas espaciais ou lixo espacial.

Não conseguimos visualizar de dia pelo motivo de ter a presença da luz solar e além que os detritos são muito pequenos e magnitude (Brilho) Fraco, mas já ocorreu algumas visualizações de meteoros do tipo Fireball/Superbólido com brilho incrivelmente elevado no turno diurno.

Um exemplo foi no dia 15 de fevereiro de 2013, na Rússia, e outro avistamento durante o entardecer, em 25 de Março de 2019, em Florianópolis/SC.  Entrando no contexto do Termo Meteoro, é quando uma luz associada ao fenômeno físico resultante da entrada em altíssima velocidade de um objeto sólido do espaço em nossa atmosfera.

“Estudar meteoros é muito importante, quando o meteoro é detectado, realizamos as analises, podemos ver as classificações do radiante que aquele meteoro faz parte”, ressalta José Eduardo.

Mas, afinal, o que é um radiante? Ponto a partir do qual parece irradiar uma chuva de meteoros. Os meteoros seguem um curso paralelo, porém do nosso ponto de vista a linha parece voltar para uma região, o radiante. O efeito é o mesmo dos trilhos de trem que parecem se unir no horizonte. Embora os percursos permaneçam paralelos, eles parecem divergir a partir de um ponto.

 

O nome das chuvas de meteoros é dado de acordo com a constelação em que está o radiante. “Algumas semanas atrás tivemos a visualização do pico (Auge/Aumento) de meteoros na Chuva de Meteoros Liryds, que tinha seu radiante na constelação de Lira)”, informou o astrônomo amador.

Com os dados analisados e enviado à instituição de pesquisa então é feito o estudo: se é possível, e se há algum novo radiante de meteoro, ou se há algum perigo de colisão de algum fragmento de rocha. No entanto, as chuvas de meteoros podem oferecer uma pista.

A Rede de Monitoramento Exoss, tem objetivos de registrar meteoros e desenvolver estudos astrométricos e astrofísicos, além de catalogar novos radiantes do hemisfério sul, colaborar com instituições de ensino e pesquisas contribuindo com a sociedade e incentivar a produção de artigos científicos.

Para obter mais informações sobre os tipos de nomenclaturas de meteoros acesse o nosso site que está logo abaixo na descrição.

SAIBA MAIS: http://press.exoss.org

Publicidade
Comentários

Polícia

Homem é entubado após ser agredido de facão por um vizinho

A briga aconteceu na invasão próxima ao bairro Maria do Carmo. Os dois discutiram e estavam armados.A BM atendeu o B.O

A briga entre dois vizinhos culminou com os dois feridos, mas um deles em estado grave, já estando entubado na Santa Casa de Caridade.

 

A dupla mora na invasão ao lado do bairro Nossa Senhora do Carmo, na zona sul de Alegrete.

Os dois estavam bebendo na rua quando houve um desentendimento. Como estavam portando arma branca, acabaram desferindo golpes de adaga e faca.

Um deles já tinha passagem pela Polícia e ficou com ferimentos mais leves.

O outro, o que foi entubado, é trabalhador rural e ficou com cortes severos na cabeça.

Continue lendo

Polícia

Motorista alcoolizado invade pista a causa morte de policial rodoviário

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF.

Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido Bagé – Pelotas. O motorista da carreta (52 anos e natural de São Borja) fez o teste do bafômetro que constatou que ele dirigia embriagado (0,49 mg/L). Ele recebeu voz de prisão e será encaminhado para a delegacia assim que for liberado do hospital.

O PRF que estava dirigindo a viatura (56 anos e natural de Dom Pedrito) morreu no local. O policial que estava na carona ficou ferido, mas não corre risco de morte.

O motorista do caminhão teve lesões e foi encaminhado para o hospital, o passageiro morreu no local. Ambos ainda não tiveram a identidade confirmada.

O trânsito no local se encontra em meia pista para a realização das perícias, com possibilidade de bloqueios totais ao longo da noite e madrugada.

 

Continue lendo

Polícia

Homem é preso por receptação de celular furtado

A Polícia Civil, na manhã do dia 21/11 (quinta-feira), por meio dos policiais civis da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenados pela delegada Fernanda Mendonça, prendeu em flagrante um indivíduo de 48 anos pelo crime de receptação no bairro Assunção, em Alegrete.

O inquérito policial iniciou a partir de um registro de um furto de aparelho celular, comunicado pela vítima e ocorrido em junho deste ano. A investigação apontou que o celular estava sendo utilizado por e na posse do preso, o qual já é conhecido no meio policial por práticas delituosas, destacando-se os crimes de furto qualificado e receptação, além de outros crimes.

Ao se dirigirem ao local onde o indivíduo se encontrava e onde trabalhava, em contato com o suspeito confirmou-se que este ocultava consigo o aparelho celular da vítima e, diante disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de receptação. O objeto foi apreendido e já restituído à vítima. O preso pagou a fiança arbitrada pela autoridade policial e foi liberado após interrogatório.

DENÚNCIAS À POLÍCIA CIVIL EM ALEGRETE (garantido o sigilo):
(55) 34270300 (plantão)
(55) 984511689 (WhatsApp)

Continue lendo

Popular