Contato

Saúde

Câmara Aplaude Trabalho da Pneumologista Simone Estivalet Pedroso no Combate à Pandemia

A pneumologista Simone Estivalet Pedroso  foi alvo de homenagem na Câmara Municipal de Alegrete, na sessão ordinária desta quinta-feira, ao ser aprovada  pelos vereadores  Moção de Aplauso à médica pelos relevantes serviços  prestados à comunidade e região no enfrentamento da pandemia da COVID-19. A iniciativa foi da vereadora Firmina Martins Soares, presidente da Câmara. A vereadora  afirmou que  o reconhecimento  à atuação das médica Simone vem da manifestação de  pacientes   dela que sobreviveram à COVID-19 e familiares de pacientes que foram por ela atendidos e que se sentiram e se sentem   gratificados  pela dedicação, compreensão e acolhimento.
    Cinco vereadores   fizeram uso da palavra para destacar o trabalho da médica Simone no enfrentamento à pandemia. O vereador Bispo Ênio Bastos  disse do aplauso e reconhecimento pelo trabalho da médica e a todos que atuam na linha de frente.
                    ”Uma pessoa com uma sensibilidade enorme  e sem medir esforços. Além de seu trabalho técnico profissional, leva aos familiares  dos enfermos  a informação, o carinho e o conforto”, resumiu o vereador Cléo Trindade. 
    Em sua participação, o vereador Fábio Bocão  disse que o agradecimento era  pelas vidas, por cada suor e lágrima  que derramou  na luta contra esse terrível mal. Alegrete aplaude e agradece  a essa heroína, guerreira e mãe. Cumprimentou a vereadora Firmina pela feliz iniciativa.
    O vereador Eder Fioravante afirmou que  a doutora Simone estava recebendo da Casa  o reconhecimento  pelo excelente trabalho  prestado na área da saúde. Abdicou da família para salvar vidas no ambiente hospitalar, ressaltou. O vereador aproveitou para estender a homenagem a todos os profissionais da saúde que contribuem  para que a Alegrete tenha uma saúde m ais bem sucedida  no Estado. 
    O vereador Glênio Bolsson focou em caráter, capacidade de trabalho, conhecimento  e entrega da homenageada dentro da especialidade. Disse o vereador Bolsson ter certeza de que a alegria  que ela tem de receber receber  essa Moção, estenderia  a todos que trabalharam e trabalham  nessa pandemia, porque há uma equipe por trás em todos os setores, dando o melhor de sí nesse  enfrentamento, considerou.
             
 
    Os 59 Anos da AABB
 
    O plenário aprovou também voto de louvor e congratulatório à Associação Atlética Banco do Brasil que completou, no dia primeiro de maio, 59 anos  de fundação. O autor do louvor, vereador Moisés Fontoura, reforçou que  a data evidencia  as marcas de um espaço para os associados e para a comunidade alegretense. A  AABB tem como lema  “AABB mais que um clube.
 
         Os 35 Anos de Congregação No bairro Boa Vista
 
    De autoria do vereador Vagner Fan, foi aprovada moção de aplauso  à Congregação da Assembleia de Deus do bairro Boa Vista., pelos 35 anos  de existência naquele bairro. A moção foi endereçada  aos senhores  Togo Enei Becker e Jose Dorneles Leite, Pastores da Congregação, bem como ao  Senhor Antonio Valsyr Lambert Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Alegrete pelo trabalho social e espiritual  que  prestam às  comunidades.
    O autor da moção, vereador Vagner Fan, destacou o trabalho de evangelização e assistência. Disse que  dedicação e exemplo de homens e mulheres que se doam em favor do evangelho. O vereador Ênio Bastos  classificou o trabalho como um evangelho de bravura e que a igreja pode fazer muito mais tirando  as pessoas da rua. O vereador Jaime Duarte  falou em guerreiros valentes  na missão e estendeu a todos os que estão na linha de frente. Já o vereador Eder Fioravante  classificou como um reconhecimento  pelo serviço prestado à sociedade. Referiu-se à  atuação da bancada  cristã que chamou de bancada mortal,  constituída por pessoas com vida direcionada à espiritualidade e à moralidade, respeitando todas as crenças.
 
   
 
         Pedido de Providências
 
Vereador Eder Fioravante/PDT – Solicita que sejam realizados reparos no calçamento da rua Emeraldo Gamino 1451, bairro Maria do Carmo, que se encontra esburacada conforme foto anexo, prejudicando o trânsito local.
Em outro trabalho, solicita que seja colocada FRESA (Resíduo asfáltico) na Rua Princesa Isabel no Bairro Piola.
Também Solicitou que seja colocada FRESA (resíduo asfáltico) na Av. Espinilho e Av. Cedro no bairro Capão do Ângico, nos locais onde não há calçamento, principalmente nas duas últimas quadras da Av. Cedro.
 
Vereador Vagner Fan/MDB – Vagner Fan, Vereador da bancada do Partido MDB, nos termos do art. 164 do Regimento Interno da Câmara Municipal, por meio deste expediente, apresenta Pedido de Providência ao Poder Executivo para que seja feita (Manutenção) patrolamento e colocação de Fresa (resíduo asfáltico) em duas ruas no bairro Boa Vista a saber a rua Pedro de Souza Bisch (última quadra) e a rua Dona Nelvi, pois devido aos buracos e mato alto fica intransitável, quando chove entra água nas residências, as referidas ruas estão ligadas pois ficam na divisa com o quartel 6° RCB.
Um segundo trabalho, o vereador Solicita ao Poder Executivo para que seja realizada a manutenção (patrolamento e encascalhamento) no corredor dos VAQUEANOS entre o Louro nos Pinheiros e a BR 290 próxima a Fundação Marona.
 
Vereadora Dileusa Alves/PDT – Requer ao poder Executivo através da Secretaria de Infraestrutura, a realização de patrolamento e disposição de resíduo asfáltico na rua Hortência, Bairro Capão do Angico.
Requer ao poder executivo, a realização da limpeza dos bueiros e a colocação das tampas nas bocas de lobo das ruas Hortência com rua Ipê no bairro Capão do Angico.
 
Vereador Fábio Perez/Progressistas – Solicita restauração do calçamento e colocação de contêineres na Rua Álvaro Inácio de Medeiros nº 648, localizada no Bairro Atlântida.
Vereador Ênio Bastos/Progressistas- Solicita conserto de calçamento da rua Ícaro Ferreira da Costa.
 
 
    Indicações
 
Vereador João Baptistas Leivas Neto/MDB –  Solicita estudos para substituição de lâmpadas comum para lâmpadas de Led , nas ruas João Artigas M. Irizaga e Rua Maria Cristina, no Bairro Boa Vista.
Solicita estudos para a possibilidade de criação de programa de aquisição de postes de iluminação de aço galvanizado para pessoas com baixa renda.
Solicita estudos para a recolocação da academia ao ar livre localizada na rua Vasco Alves, próximo ao número 700, no bairro Macedo.
Solicita estudos para a disponibilização de “Vacinômetro” no site oficial da Prefeitura.
 
Vereadora Dileusa Alves/PDT – Requer a realização da atualização do código de posturas do Município, afim de que este passe a estar em conformidade com as atuais legislações Estaduais e Federais, haja vista que o atual código de posturas possui 25 anos e encontra-se desatualizado.
 
 
    Moção de Aplauso
 
Vereador Vagner Fan/MDB – Requer Moção de Aplauso a ser encaminhada aos Excelentíssimos Senhores Togo Enei Becker e Jose Dorneles Leite, Pastores da Congregação da Assembléia de Deus do Bairro Boa Vista, nesta cidade, bem como também ao Excelentíssimo Senhor Antonio Valsyr Lambert Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus em Alegrete. Onde pastoreiam a Congregação do  bairro Boa vista e estão  comemorando nesse mês os 35 anos de existência naquela localidade, servindo as comunidades com trabalhos sociais e espirituais.
 
Vereadora Firmina Soares/PDT – Requer  Moção de aplauso a ser encaminhada à Excelentíssima Dra. Simone Estivalet Pedroso, pelo relevante serviço prestado à comunidade Alegretense e região no enfrentamento a Pandemia do covid19.
 
    Dedicação de Sessão
 
Vereadora Firmina Soares, Requer a Dedicação da Sessão do dia  6 de Maio ao  “Dia do Artista Plástico ” em especial ao artista Bolivar Schlottfeldt Marini, comemorado no dia 08 de Maio de 2021.  
 
Vereador Jaime Duarte, pelo transcurso do Dia Nacional do Líder Comunitário que ocorreu no dia 5.
 
Vereador João Leivas, ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que transcorreu no dia 3 de maio. Subscrição das bancadas.
 
Vereador Anilton Oliveira, em respeito à intelectualidade da humanidade, dedicou a sessão pelo transcurso dos 203 anos de nascimento de  Karl Marx, fundador e teórico  do socialismo e autor da obra  mais lida e vendida no Mundo depois da Bíblia que foi O Capital.  Sua filosofia exerceu influência em várias áreas do conhecimento, tais como Sociologia, Política, Direito e Economia.
 
Vereador Fábio Bocão dedicou a sessão às vítimas  da tragédia de Saudades, em Santa Catarina, manifestando a tristeza pela barbárie.
 
 
    Votos de Pesar
 
Vereador Fábio Bocão   pesar à família de  Celmar da Roisda Gonçalves (Tita ), liderança tradicionalista que morreu  nesta semana. Vereador Cléo Trindade, subscreveu, afirmando  que Tita  foi amigo de infância, militou no MTG, contribuindo não só pelo  Movimento mas foi companheiro e amigo  sempre solidário. Foi um dos que contribuíram nas apresentações temáticas em Alegrete.
 
Anilton Oliveira, pesar à família de Francisco Flores Filho, o Chiquinho, filho de ferroviário, seu Francisco Flores  e primo do ex-vereador Élbio Flores.
 
Vereadora Firmina Soares, votos de pesar à família de Pedro Rodrigues Jacques,  do Durasnal, falecido no domingo. Subscrição das bancadas.
 

Publicidade
Comentários

Saúde

Governador entrega veículo para Coordenadoria da Saúde

Na sexta-feira, 14 de fevereiro, o governador Eduardo Leite entregou 50 veículos novos à Secretaria da Saúde (SES) em Porto Alegre

Os veículos, sendo 25 sedans e 25 caminhonetes 4×4, custaram cerca de R$ 8,1 milhões, com recursos do Estado e do governo federal. Destinados às 18 coordenadorias regionais da SES e ao nível central, os carros visam melhorar a prestação de serviços de saúde.

 

A cerimônia contou com autoridades, como o próprio Governador Eduardo Leite, o deputado Frederico Antunes e a Secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Entre os beneficiados estava a 10ª Coordenadoria de Saúde, representada por Haracelli Fontoura.

 

 

Continue lendo

Saúde

Aumento da depressão em idosos preocupa no Brasil

Dados do IBGE revelam que 13,2% dos idosos entre 60 e 64 anos sofrem de depressão, superando a média nacional. Solidão e perdas agravam depressão entre idosos

A incidência de depressão entre idosos no Brasil tem apresentado um aumento preocupante, com 13,2% das pessoas entre 60 e 64 anos diagnosticadas com a condição, superando a média nacional de 10,2% para indivíduos acima dos 18 anos, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Este aumento é ainda mais acentuado entre aqueles com 75 anos ou mais, registrando um crescimento de 48% entre 2013 e 2019. A história de Ciro Martins, 71 anos, reflete essa realidade. Após perder sua esposa em 2023, Ciro enfrentou uma profunda solidão que o levou à depressão.

A intervenção de um ex-colega de trabalho o encorajou a buscar ajuda profissional, resultando em um diagnóstico de depressão e um tratamento eficaz que revitalizou seu interesse pelas atividades diárias e pela socialização.

Especialistas apontam que a depressão em idosos é causada por uma combinação de fatores biológicos, como alterações nos níveis de neurotransmissores e o uso de medicamentos que podem agravar os sintomas, e sociais, principalmente o isolamento social e a solidão.

Alfredo Cataldo Neto, professor da Escola de Medicina da Pucrs, destaca a importância de uma abordagem diferenciada no tratamento da depressão em idosos, observando que os sintomas muitas vezes se manifestam de maneira distinta, com queixas físicas frequentemente substituindo expressões diretas de sofrimento emocional.

A solidão, agravada pela perda de cônjuges e mudanças familiares, é um dos principais desafios enfrentados pelos idosos. A taxa de suicídio entre essa faixa etária tem crescido no Brasil, evidenciando a gravidade da situação.

No Rio Grande do Sul, a expectativa de que 40% da população terá mais de 60 anos até 2070 ressalta a urgência de implementar políticas públicas voltadas para a saúde mental dos idosos.

Com informações do JC

 

Continue lendo

Saúde

O perigo que vem da China. Infectologistas recomendam precaução contra Metapneumovírus

 Sem vacina para HMPV, medidas como uso de máscaras e higiene são essenciais, dizem especialistas

Um surto de Metapneumovírus Humano (HMPV) foi identificado na China, levantando preocupações devido ao aumento de casos em algumas regiões do país.

Este vírus, responsável por sintomas como febre, tosse e congestão nasal, foi reportado nesta 3ª feira (08 de jan. de 2025). Apesar das preocupações, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas em infectologia descartam a possibilidade de uma nova pandemia no momento.

A OMS comunicou que mantém contato constante com as autoridades chinesas, que têm tranquilizado tanto a população quanto a comunidade internacional.

As informações indicam que a intensidade e a escala da doença são inferiores às de anos anteriores. O governo de Pequim adotou um novo protocolo de monitoramento para gerenciar a situação.

Segundo a infectologista Emy Gouveia, do Hospital Israelita Albert Einstein, a circulação do HMPV é comum, especialmente durante o inverno no hemisfério norte. Ela destacou a ausência de vacinas contra o HMPV e recomendou medidas preventivas como distanciamento social, uso de máscaras e higiene das mãos.

“Não existe um antiviral específico, e o tratamento para o paciente em casa consiste em medicamentos sintomáticos, repouso e hidratação,” afirmou Gouveia.

O HMPV foi identificado pela primeira vez em 2001 na Holanda, embora já circulasse antes dessa data. No Brasil, o vírus foi detectado em crianças menores de três anos em Sergipe, em 2004.

Gouveia observou que as mutações do HMPV são mais estáveis e raras em comparação com a Covid-19, o que facilita a gestão da doença.

A transmissão do HMPV ocorre por vias aéreas e contato com secreções contaminadas. O período de incubação varia de cinco a nove dias. Estudos indicam que a maioria das crianças até cinco anos já teve contato com o vírus.

Gouveia também alertou sobre o risco do HMPV em agravar doenças pulmonares pré-existentes, especialmente em crianças, devido à inflamação prolongada e hiperprodução de secreção.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular