Contato

Corona Vírus

Defensores querem saber de governadores sobre as reservas técnicas de vacinas

Nesta quarta-feira (7), o defensor público-geral federal, Daniel Macedo, e o defensor nacional de direitos humanos, André Porciúncula, pediram informações oficiais a governadores de todo o País sobre o número de doses de vacinas recebidas dos mais diversos fornecedores (União e empresas fabricantes através de aquisição direta), o número de doses efetivamente aplicadas até 6 de abril de 2021 e dados sobre execução orçamentária para enfrentamento da Covid-19.

Os defensores querem saber ainda quais os critérios para realização de reserva técnica para segunda dose e explicações sobre o preenchimento dos Sistemas de Notificação Obrigatória SIVEP-GRIPE, ESUS-Notifica e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), com documento oficial contendo todos os óbitos por CPF causados pela Covid-19, em conformidade com o Sistema de Informações de Mortalidade.

No ofício expedido pelos defensores, eles requerem que seja apresentada e comprovada a execução orçamentária e financeira dos recursos ordinários e extraordinários repassados pela União, o orçamento dos próprios estados e das prefeituras voltados ao enfrentamento da pandemia, bem como o saldo remanescente dos recursos repassados pela União até 5 de abril de 2021.

A respeito da estratégia de vacinação, os defensores requerem que sejam apresentadas justificativas calcadas na medicina baseada em evidências que justifiquem a formação de reserva técnica de vacinas para aplicação da segunda dose, ao invés de se priorizar a vacinação do maior número possível de pessoas com a primeira dose, considerando a estimativa de que, com a vacinação em massa de países da América do Norte e Europa, a oferta de vacinas no mundo tende a aumentar exponencialmente nos próximos dias e meses, o que se comprovaria com o aumento exponencial de vacinação no Brasil no último mês com a marca atingida de um milhão de imunizados em um único dia.

O quantitativo de profissionais de saúde, discriminando os de atenção primária, urgência e emergência, e internação hospitalar (leitos clínicos e de UTI) também é uma cobrança da defensoria, que requer dados oficiais que indiquem a estrutura assistencial atual de atendimento para Covid-19 e a evolução da taxa de ocupação de leitos, contendo a base de cálculo (leitos ocupados/leitos totais) na escala do tempo.

A respeito do planejamento de enfrentamento da pandemia, a DPU (Defensoria Pública da União) pede a apresentação da estratégia de testagem usada em 2020 e a ser usada em 2021, acompanhada de documento oficial que demonstre a quantidade de testes RT-PCR realizados, em números absolutos, assim como o percentual da população testada e a média de tempo entre a coleta e entrega dos resultados.

O ofício requer apresentação de documento oficial que demonstre a evolução do consumo de oxigênio na escala do tempo, incluindo a capacidade de suprimento dos contratos atuais, assim como planos de contingência para a hipótese de escassez, a evolução do consumo de medicamento de IOT na escala do tempo, incluindo a capacidade de suprimento dos contratos atuais, assim como planos de contingência

Para resposta das informações requeridas, os defensores cobram dos governadores cobram o prazo de 15 dias

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Quatro pessoas jovens são os novos positivos

Nesta segunda-feira (26) foram registrados 04 casos positivos, 04 mulheres, entre 16 e 32 anos. Também foram registrados 05 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, não foram registrados óbitos.
Há 04 pacientes na UTI Covid, sendo 04 confirmados. No Hospital de Campanha há 03 pacientes, 03 aguardando resultado. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma há 11 leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 27 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 08 estão ocupados.
Atualmente são 11.857 casos confirmados, com 11.540 recuperados, 31 ativos (28 estão ativos em isolamento domiciliar e 03 hospitalizados positivos de Alegrete) e 286 óbitos.
Foram realizados 37.316 testes, sendo 25.450 negativos, 11.857 positivos e 09 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 100 pessoas.
Pode ser uma imagem de texto que diz "BOLETIM olho no Corona EPIDEMIOLÓGICO virus 26/07 18h30 EM OBSERVAÇÃO INICIAL Pessoas com sintomas gripais 100 TESTADOS 37316 Desde o Início dos Testes Negativos Positivos Aguardando Resultado 25450 11857 09 Ativos CONFIRMADOS 11857 Casos testados que deram positivo Recuperados 31 11540 286 Ãbitos Em Isolamento Domiciliar Hospitalizados 28 03 紧 ALEGRETE PREFEITURA ONTRUINDOUMNOVOFUTUR"
 
 
 
Continue lendo

Corona Vírus

Apenas três novos positivos neste domingo em Alegrete

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Neste domingo (25) foram registrados 03 casos positivos, 01 mulheres e 02 homens, entre 26 e 29 anos. Também foram registrados 05 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, não foram registrados óbitos.

Há 04 pacientes na UTI Covid, sendo 04 confirmados. No Hospital de Campanha há 04 pacientes, 04 aguardando resultado. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma há 11 leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 26 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 07 estão ocupados.

Atualmente são 11.853 casos confirmados, com 11.535 recuperados, 32 ativos (29 estão ativos em isolamento domiciliar e 03 hospitalizados positivos de Alegrete) e 286 óbitos.

Foram realizados 37. 278 testes, sendo 25.423 negativos, 11.853 positivos e 02 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 126 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Antecipação do calendário de vacinação muda tudo à partir de segunda

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, informa o cronograma de antecipação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 do laboratório Fiocruz/AstraZeneca.

Confira o cronograma de antecipação da 2ª dose para o período de 26/07 a 02/08 :

– Agendados para 09 de agosto devem comparecer no dia 26 de julho, segunda-feira;
– Agendados para 10 de agosto devem comparecer no dia 27 de julho, terça-feira;
– Agendados para 11 de agosto devem comparecer no dia 28 de julho, quarta-feira;
– Agendados para 12 de agosto devem comparecer no dia 29 de julho, quinta-feira;
– Agendados para 13 de agosto devem comparecer dia 30 de julho, sexta-feira;
– Agendados para 16 de agosto devem comparecer dia 02 de agosto, segunda-feira;

A vacinação ocorre em todas as UBSs com salas de vacinas, a partir das 8h30. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF e o cartão de vacinação.

A antecipação acontecerá de acordo com a chegada de doses destinadas para cada remessa.

No momento da vacinação é possível contribuir com a campanha de doação de alimentos “Vacinação Solidária”. Todas as doações são distribuídas a famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Continue lendo

Popular