Contato

Corona Vírus

UTI lotada e Márcio alerta para risco de colapso em Alegrete

O sistema de saúde alegretense inspira cuidados e preocupação, segundo afirma o prefeito Márcio Amaral. Isso porque a fila para a internação de pacientes com a covid-19 não para de crescer. Além disso, nos últimos dias, houve aumento na média de contaminações e também das mortes pela doença causada pelo coronavírus no município. Somente nesta quarta-feira (24) foram 116 novos casos. Além disso, em reunião do Comitê de Gestão de Crise Covid-19 de Alegrete, a médica Marilene Campagnolo, uma das profissionais da linha de frente da Santa Casa, explicou que a UTI Covid está completamente lotada e já há pacientes que estão aguardando vaga no Hospital de Campanha. Além disso, a procura por atendimento na Unidade de Pronto-Atendimento, onde fica o gripário, aumentou consideravelmente. “Está difícil atender  na hora que elas precisam, por causa da pressão no sistema. Está ficando cada vez mais difícil”, lamentou a médica.

No entanto, o problema vivido pelas autoridades é a velocidade com que a doença tem se espalhado nos últimos dias. “Se continuar do jeito que as pessoas estão transmitindo a doença umas para as outras, fica complicado, porque nós não temos como acompanhar com o aumento de leitos na UTI Covid, por exemplo, [o colapso] pode sim se tornar uma realidade”, alerta a secretária municipal da Saúde, Haracelli Fontoura. Segundo ela, caso o número de pacientes aguardando internação continue crescendo nessa velocidade, é possível que o sistema de saúde de Alegrete entre em colapso. “A UTI Covid já está 100% ocupada. E continuam chegando pessoas que precisam de cuidados e até intubação. O sistema está muito mais pressionado”, alerta a secretária.

O prefeito Márcio Amaral ressalta que a pressão no sistema de saúde – boa parte dela também causada pelo fato das pessoas terem relaxado nas medidas de isolamento e nos protocolos para controlar o espalhamento do coronavírus – não afeta só os pacientes, mas também os profissionais que tem de lidar com a sobrecarga de trabalho. “Vejo que os profissionais da saúde estão com medo e cansados, desgastados. Estão trabalhando no limite. Ou nós revertemos a curva de crescimento ou, em breve, teremos que tomar medidas duras. Se a curva de crescimento for mantida, corre o risco de colapso. Mas é claro que se todos apoiarem isso não irá acontecer”, enfatiza o prefeito.

O Prefeito pondera que o comércio tem sido parceiro e tem cumprido as regras e que o problema maior é de uma parte da população que não está consciente dos reais perigos da pandemia. “O comércio está fechando às 20h. Precisamos de reflexão. Quem não está usando máscara? Os números mostram que não estamos respeitando o distanciamento social. Festas de fim de ano, carnaval e daqui a pouco a Páscoa. Denúncias de festinhas clandestinas todos os finais de semana e excursões para a praia. Não existem milagres. Ou paramos de nos enganar ou temos que ter a consciência de que não vai ter vagas no hospital para todos. E a maioria dos hospitais da região e da Capital não estão recebendo pacientes. Não há para onde ir”, finaliza.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Já estão liberadas vacinas para 60 anos

A longa fila de carros na Rua Bento Manoel na manhã deste sábado causou novamente problema de trafegabilidade como das outras vezes.

Mesmo assim, o segmento de 61 anos foi vacinado. Agora no início da tarde a Secretaria da Saúde informou na página da Prefeitura que o público dos 60 anos já pode se dirigir ao PAM para se vacinar.

Continue lendo

Corona Vírus

Números caem, mas hoje teve mais dois óbitos

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta sexta-feira (16) foram registrados 57 casos positivos, 30 mulheres e 27 homens, com idades entre 01 ano e 92 anos. Também foram registrados 45 recuperados. Hoje, até a publicação do boletim, foram registrados os óbitos de uma mulher de 83 anos e de um homem de 49 anos.

Há 15 pacientes na UTI Covid, sendo 08 confirmados. No Hospital de Campanha há 19 pacientes, 15 confirmados e na UPA não há internados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma não há leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 11 leitos disponíveis. Na UPA há 25 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 05 estão ocupados.

Atualmente são 8.934 casos confirmados, com 8.490 recuperados, 249 ativos (227 estão ativos em isolamento domiciliar e 22 hospitalizados positivos de Alegrete) e 195 óbitos.

Foram realizados 28.135 testes, sendo 19.112 negativos, 8.934 positivos e 89 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 860 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Vacinação para a faixa de 61 anos será neste sábado

 

Alegrete começa a vacinar idosos de 61 anos ou mais neste sábado
Alegrete vai receber nesta sexta-feira (16) mais 3.055 doses de vacinas contra a Covid-19. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria da Saúde, começa a vacinar a população alegretense a partir das 8h deste sábado no antigo PAM e em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. “Vamos vacinar das 8h às 16h ou até quando durarem as doses. Quem tem 60 anos fique atento às redes sociais, porque poderemos chamar”, destacou a Secretária de Saúde Haracelli Fontoura.
As doses serão repassadas para o município ainda no início da noite desta sexta-feira pela 10ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), da Secretaria Estadual de Saúde. O novo lote é composto por 1845 da Oxford/AstraZeneca e 1.210 da CoronaVac. Dessas 1.510 doses são destinadas a segunda dose e 1.545 para a aplicação da primeira dose em idosos com 61 anos ou mais.

ESTADO
Um avião com 441,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19 chegou ao Rio Grande do Sul por volta das 05h50 desta sexta-feira (16). Ele pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O novo lote tem 173,8 mil doses da CoronaVac e 267.750 mil da Oxford/AstraZeneca.
Com isso, o estado deve ultrapassar os 3,6 milhões de vacinas recebidas.

Continue lendo

Popular