Contato

Corona Vírus

Hospitais gaúchos terão que disponibilizar toda a estrutura contra a pandemia

Diante de uma ocupação superior a 90% dos leitos de UTI no RS e de números negativos que aumentam a cada novo dia, a Secretaria da Saúde (SES) acionou nesta quinta-feira (25/2) o último nível da fase 4 do Plano de Contingência Hospitalar, montado no início da pandemia. “Esta é maior taxa de ocupação até agora, uma situação de extrema gravidade, e será necessária a utilização de espaços disponíveis em cada instituição da rede hospitalar do Estado”, explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

Além da suspensão imediata das cirurgias eletivas (com exceção das cirurgias de urgência ou que representem risco para o paciente), deverão ser instalados leitos emergenciais em salas de recuperação e em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) intermediárias. Junto à ocupação dessas áreas a serem disponibilizadas, deverão também ser acionadas as equipes técnicas desses setores, especialmente as equipes médicas e de enfermagem.

“A partir de agora, os hospitais gaúchos, entre públicos e privados, têm o compromisso de disponibilizar toda a sua estrutura para atendimento de casos de Covid-19, porque estamos na fase mais crítica, que precisa de atitudes mais drásticas”, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Conforme indicava o mapa de leitos no início da tarde desta quinta-feira (25/2), 2.698 leitos de UTI estavam ocupados no RS, incluindo leitos com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e os privados, a maior taxa de ocupação da pandemia. A lista de espera por leitos em UTI também só cresce. No dia 13 de fevereiro, dois pacientes em estado gravíssimo aguardavam transferência para um leito de UTI. Nesta quinta, o número de pacientes com risco de morte esperando atendimento de UTI é de 30. Outro dado preocupante é cerca de 60% dos pacientes que internam em UTIs morrem.

“Mais de 12 mil gaúchos já perderam a vida para a Covid-19, número maior do que a população de 351 municípios gaúchos. Diante desse cenário catastrófico, a necessidade seria abrir 60 novos leitos de UTI por dia, mas isso jamais será possível”, afirma a secretária Arita.

O Plano de Contingência Hospitalar foi elaborado no início da pandemia e já contou novas versões que acompanharam a evolução da pandemia. O plano é estruturado em quatro fases e cada uma das etapas sinaliza as ações e a forma como a SES deve organizar os serviços hospitalares e a movimentação da rede para acesso dos pacientes aos serviços.

Clique aqui para acessar o Plano de Contingência Hospitalar. 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Sábado com apenas 12 casos novos em Alegrete

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Neste sábado (10) foram registrados 12 casos positivos, 06 mulheres e 06 homens, com idades entre 01 e 85 anos. Também foram registrados 90 recuperados. Ontem (09), após a publicação do boletim, foi registrado o óbito de um homem de 51 anos. Hoje, até a publicação do boletim, foram registrados os óbitos de duas mulheres, de 63 e 78 anos.

Há 15 pacientes na UTI Covid, sendo 14 confirmados. No Hospital de Campanha há 28 pacientes, 21 confirmados e na UPA são 10 internados, 08 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma não há leitos disponíveis. No Hospital de Campanha há 02 leitos disponíveis. Na UPA há 15 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, os 08 estão ocupados.

Atualmente são 8.629 casos confirmados, com 8.228 recuperados, 219 ativos (176 estão ativos em isolamento domiciliar e 43 hospitalizados positivos de Alegrete) e 182 óbitos.

Foram realizados 27.385 testes, sendo 18.663 negativos, 8.629 positivos e 93 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.172 pessoas.

 

Continue lendo

Corona Vírus

Zero óbito nesta sexta-feira por Covid-19 em Alegrete

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta sexta-feira (09) foram registrados 31 casos positivos, 14 mulheres e 17 homens, com idades entre 16 e 86 anos. Também foram registrados 99 recuperados. Ontem, após a publicação do boletim, foram registrados dois óbitos, de um homem de 43 anos e de uma mulher de 75 anos. Hoje, até a publicação do boletim, não foram registrados óbitos.

Há 15 pacientes na UTI Covid, sendo 13 confirmados. No Hospital de Campanha há 30 pacientes, os 27 confirmados e na UPA são 10 internados, 04 confirmados. A UTI Covid possui 15 leitos, dessa forma não há leitos disponíveis. No Hospital de Campanha também não há leitos disponíveis. Na UPA há 15 leitos disponíveis. Na UTI não-covid há 08 leitos, 06 estão ocupados.

Atualmente são 8.617 casos confirmados, com 8.138 recuperados, 300 ativos (257 estão ativos em isolamento domiciliar e 43 hospitalizados positivos de Alegrete) e 179 óbitos.

Foram realizados 27.348 testes, sendo 18.630 negativos, 8.617 positivos e 101 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 1.172 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Vacinação para a faixa de 63 anos nesta sexta-feira

A sequência da vacinação da primeira dose contra o Covid-19 de idosos com 63 anos ou mais acontece nesta sexta-feira a partir das 13h30, nas UBSs com salas de vacinas e no antigo PAM (UBS Bento Gonçalves). A população deve ficar atenta aos meios de comunicação e canais oficiais de comunicação da Prefeitura, pois se sobrarem doses poderá iniciar a vacinação de pessoas com 62 anos.

Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF. Pessoas que apresentarem sintomas gripais ou estão positivadas com a Covid-19 devem respeitar o período de isolamento e esperar a melhora dos sintomas para comparecer aos locais de vacinação.

Ao total foram destinadas 1060 doses de Coronavac para para a vacinação da segunda dose e 1060 doses de vacina da Astrazeneca para a primeira dose, estas são distribuídas proporcionalmente nas UBSs com salas de vacina e no antigo PAM.

Continue lendo

Popular