Contato

Manchete

Homem que aparece em vídeo torturando membro de motoclube no interior de SP é preso em Uruguaiana

O homem conhecido como Chileno, que aparece em imagens torturando um membro de um motoclube em São José dos Campos (SP), foi preso nesta segunda-feira (22) no aeroporto internacional de Uruguaiana (RS) pela Polícia Federal. Ele estaria tentando deixar o Brasil e havia fugido depois que a Polícia Civil pediu à Justiça a prisão preventiva dele na sexta-feira (19).

De acordo com a Polícia Civil paulista, ele estava sendo monitorado e foi abordado no aeroporto após a segurança do local ver que ele havia encoberto a placa da motocicleta.

“Ele colocou uma obstrução na placa e estava próximo ao aeroporto. A segurança chamou a Polícia Federal, que fez a abordagem, identificou o mandado de prisão preventiva contra ele e nos acionou imediatamente”, explica o delegado Múcio Alvarenga, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic).

Inicialmente ele deve ser indiciado por tortura, associação criminosa e cárcere privado. No vídeo, ele aparece batendo com uma barra de ferro em um integrante do motoclube (relembre o caso na reportagem exibida na sexta-feira, 19, no vídeo abaixo).

Além da prisão dele, policiais civis de São José dos Campos cumpriram na tarde desta segunda-feira (22) mandados de busca e apreensão nas casas de quatro homens ligados ao crime .

Foi apreendida a barra de ferro usada para espancar a vítima. Os homens também levaram o colete do motoclube da vítima após a sessão de espancamento.

A Polícia Civil identificou que dos cinco, além do principal agressor, outros dois também bateram no homem apontado por eles como suposto traidor do motoclube. O responsável pela filmagem e um outro homem que estava no local não agrediram a vítima, mas devem responder por omissão.

De acordo com o delegado, ele será transferido para São José dos Campos, onde permanecerá detido e deve ser submetido à uma reconstituição.

Tortura

Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado no plantão policial do 3º DP na madrugada de terça-feira (16), quando um grupo de motociclista do mesmo motoclube, mas da cidade de São Paulo, procurou os policiais para denunciar a tortura de um de seus companheiros por parte de membros do motoclube de São José.

A vítima estava acompanhada deles e, de acordo com o boletim de ocorrência, apresentava fortes dores no corpo e na cabeça, causadas por inúmeros golpes com barra de ferro. Ela foi encaminhada ao Pronto Socorro do Parque Industrial, onde recebeu atendimento médico.

Após dois dias de investigação, a polícia identificou que a ação foi gravada pelos agressores e divulgadas nas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Em um dos registros é possível ver um homem com a barra de ferro em mãos, desferindo golpes contra a vítima. Um deles diz que a vítima traiu o grupo ao revelar informações de uma das reuniões do motoclube. Depois, ele pede que o torturado retire a camisa e os óculos, passando a desferir golpes com a barra de ferro por todo o seu corpo.

A Polícia Civil apurou que a traição apontada pelo agressor foi um episódio em que parte do grupo queria deixar de pagar uma quantia em dinheiro pelo licenciamento do uso da marca do motoclube. O episódio teria sido denunciado à administração nacional do motoclube pelo homem agredido.

Em um dos vídeos, a vitima aparece tremendo e sem camisa, sendo obrigada a pedir desculpas aos torturadores, que gravavam a cena. Nele, também é possível escutar o criminoso dizendo que o “pegaria novamente na rua”.

Por meio das imagens, os policiais conseguiram identificar o torturador, como sendo um homem de 47 anos identificado como Chileno, morador de São José dos Campos que atuava como diretor da associação de motociclistas na cidade.

O agressor foi expulso do motoclube, mas divulgou um vídeo no qual diz que este tipo de punição a integrantes é comum e está prevista no estatuto dos Abutre’s. Além disso, a polícia também está tentando identificar outras quatro pessoas que também aparecem nas cenas.

Em comunicado oficial, divulgado na internet, os grupo de motociclismo Abutre’s repudiou as agressões e afirmou que este tipo de atitude não condiz com as diretrizes da diretoria.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais no interior do município

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, irá realizar a vacinação de idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose contra a Covid-19, nas localidades do interior do município. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF.

“Montamos esse esquema de vacinação especialmente para atender a população do campo que ainda não recebeu a primeira dose. Nosso município possui uma grande extensão territorial e sabemos que isso muitas vezes dificulta o deslocamento da população do campo até a cidade nos dias de vacinação, por isso vamos levar a vacina até eles”, declarou a secretária de Saúde Haracelli Fontoura.

Confira o cronograma abaixo:

Continue lendo

Educação

Defensoria Pública do Estado emite nota sobre retomada das aulas presenciais

NOTA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na condição de expressão e instrumento do regime democrático e de instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, vem a público reafirmar o compromisso com o acesso à educação, direito fundamental de todas as crianças e adolescentes de nosso Estado.

Nesse sentido, é inegável o prejuízo causado aos(às) alunos(as) pela suspensão das aulas presenciais quanto ao seu desenvolvimento psicossocial, educacional e cognitivo, especialmente dos mais vulneráveis. Ainda que os(as) alunos(as) tenham pleno acesso ao ensino digital, o que não constitui a realidade de muitos, precisamos considerar que a modalidade remota não é ideal, pois não propicia a interação social necessária. Ademais, para grande parte das crianças e adolescentes, existe o risco alimentar, fato que agrava ainda mais a situação.

No entanto, no momento em que a humanidade vivencia a maior crise sanitária, a retomada das aulas presenciais deve oferecer segurança a professores e demais profissionais envolvidos, bem como aos(às) alunos(as). Desse modo, salientamos a necessidade de que os profissionais da educação sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação. Aguardamos, pois, que o Supremo Tribunal Federal possa atender ao pedido do Estado do Rio Grande do Sul na ação ajuizada relativa a essa priorização.

Assim, afirmando nossa missão de atuar como instrumento constitucional do Estado Democrático de Direito para garantir o acesso à justiça, a promoção dos direitos humanos e o exercício dos direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade, somos favoráveis à retomada das aulas presenciais, de forma híbrida, com as medidas de segurança necessárias. Esperamos que isso ocorra com a maior brevidade possível. Para tanto, reforçamos as regras de distanciamento social e higienização.
A Defensoria Pública permanece prestando seus serviços à população do Estado do Rio Grande do Sul, já tendo realizado, no período de pandemia, mais de 1,2 milhão de atendimentos.

Porto Alegre, 27 de abril de 2021.

Antonio Flávio de Oliveira,
Defensor Público-Geral do Estado.

Andreia Paz Rodrigues,
Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente.

Continue lendo

Cidade

Prefeito e secretário de Infraestrutura verificam demandas na praça Getúlio Vargas

Na manhã da última quarta-feira, 28, o prefeito Márcio Amaral e o secretário de Infraestrutura Mário Rivelino estiveram, acompanhados do coordenador de limpeza urbana Gilmar Massari, vistoriando pontos da Praça Getúlio Vargas que precisam de reparos.

“Nossa praça Getúlio Vargas é um patrimônio histórico, cultural e ambiental, que proporciona lazer e embeleza nossa cidade. Promover a manutenção dela é algo importante para a qualidade de vida da nossa população. Fiz questão de ir pessoalmente verificar os pontos que precisam de melhorias, pois nós temos esse cuidado com os espaços públicos, já que sabemos o quanto eles são importantes para a nossa gente”, declarou o prefeito Márcio.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular