Contato

Manchete

Remédio Caseiro. Prefeitura lança nota para rebater matéria do G1

 

Nota de Esclarecimento referente à vacinação da Covid-19 em Alegrete

Neste momento em que iniciamos há poucos dias o processo de imunização contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), a Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Saúde, seguindo o princípio de absoluta transparência que deve imperar na gestão pública, vem, pela presente nota, esclarecer a toda a população que os critérios utilizados nas primeiras fases de imunização contra o coronavírus foram baseados em documentos técnicos produzidos e determinados pela Secretaria Estadual de Saúde, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e pelo Ministério da Saúde.

Diante de matérias noticiadas na mídia e amplamente compartilhadas em redes sociais, a Prefeitura de Alegrete esclarece que a imunização para públicos prioritários ocorre com base em critérios técnicos definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Programa Nacional de Imunizações, e à medida que o Ministério da Saúde disponibiliza mais doses.

Considerando a disponibilidade limitada das doses neste início de campanha, a distribuição inicial levou em conta a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, portanto, foi necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional, determinada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual da Saúde.

A vacinação de educadores físicos e médicos veterinários contra a Covid-19 são previstas em documentos técnicos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde, que enquadram as profissões na categoria de trabalhadores da saúde.

Destaca-se que caso se pretenda vacinar outros grupos não previstos, os grupos prioritários ficariam comprometidos e deixariam de ser vacinados, segundo a prioridade proposta.
Importante ressaltar que o município deveria, no planejamento de distribuição da vacina, contemplar os serviços, municipais e privados.

Cabe esclarecer o caráter contínuo da vacinação, contemplando os grupos de forma cumulativa à medida que novas doses da vacina são disponibilizadas, visando à vacinação dos grupos prioritários, segundo escalonamento previsto.

A Prefeitura de Alegrete informa que ninguém está tendo privilégios e que preza pela observância dos critérios de prioridade, pelo cumprimento das regras e que está seguindo “à risca” todas as normas estabelecidos no informe técnico da Campanha Nacional de Vacinação para os grupos prioritários. Desta forma, a Administração Municipal demonstrará com total transparência as suas ações em todas as fases da vacinação contra o COVID-19.

Por fim, na Prefeitura de Alegrete, todos os esforços estão sendo empenhados para disponibilizar o maior número possível de vacinas para a comunidade, respeitando, obviamente, os critérios prioritários em cada fase da campanha.

Abaixo matéria do site G1:

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/02/08/prefeitura-de-alegrete-vacina-veterinarios-e-educadores-fisicos-contra-a-covid-19-mp-pede-esclarecimentos.ghtml

 

Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular