Contato

Manchete

Com apoio das forças de segurança, 193,2 mil doses de CoronaVac são enviadas para Regionais de Saúde

A distribuição de 193,2 mil doses da vacina CoronaVac às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) começou na manhã desta segunda-feira (8/2). O lote, que chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de domingo (7/2), será utilizado pela Secretaria da Saúde (SES) para continuar a vacinação de profissionais da saúde e iniciar a imunização de idosos acima de 85 anos.

 

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 08/02/2021 - A Secretaria da Saúde (SES) iniciou, na manhã desta segunda-feira (08/2), a distribuição de 193,2 mil doses da vacina CoronaVac às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). O lote, que chegou na manhã do último domin
A Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos preparou as doses para envio às coordenadorias – Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

 

Da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), a SES encaminhou as doses para o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, em Porto Alegre, de onde foram distribuídas por via área, com apoio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O lote para a coordenadoria de Santa Maria foi enviado por volta das 9h em um helicóptero da Polícia Civil. Às 9h30, um avião King Air, do Estado, decolou com a carga para as regionais de Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Pelotas e Santo Ângelo.

Um veículo partiu da Ceadi com as vacinas da coordenadoria de Porto Alegre. Na central também estão os lotes de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, de onde seguirão para seus destinos por via terrestre.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 08/02/2021 - A Secretaria da Saúde (SES) iniciou, na manhã desta segunda-feira (08/2), a distribuição de 193,2 mil doses da vacina CoronaVac às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). O lote, que chegou na manhã do último domin
Agilidade é prioridade na distribuição dos imunizantes para o interior – Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Em função da urgência em dar continuidade ao plano de vacinação e da preocupação com a conservação das doses, a agilidade é prioridade na distribuição dos imunizantes para o interior. Por isso, o apoio das forças de segurança vem sendo decisivo para garantir que a carga seja entregue o mais rápido possível às Coordenadorias Regionais de Saúde com total preservação. Esta quarta operação, assim como as demais, contou com a participação da Secretaria da Segurança Pública.

De acordo com o comandante do Batalhão de Aviação da BM, major Leandro Brandão dos Santos, o King Air, um bimotor turboélice, foi a escolha ideal para o transporte da maior parte da carga em função da velocidade. Por via terrestre, o trajeto levaria cerca de 15 horas. Com o avião, o percurso é feito em quatro horas, voando em uma velocidade de 500 km/h. “Como o tamanho da carga de hoje permitia, optamos pelo avião, que tem um tempo de resposta melhor até do que os helicópteros e muito mais adequado às necessidades de preservação das vacinas”, explicou.

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 08/02/2021 - A Secretaria da Saúde (SES) iniciou, na manhã desta segunda-feira (08/2), a distribuição de 193,2 mil doses da vacina CoronaVac às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). O lote, que chegou na manhã do último domin
Tripulação do bimotor turboélice prepara a carga para deslocamento – Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O major, que coordenou a operação, observou ainda que há um cuidado especial com a carga durante a viagem. “A tripulação é composta por dois pilotos e um policial tripulante treinado para fazer a amarração correta e todos os procedimentoas necessários para preservar a carga em qualquer situação pela qual o voo possa passar, como uma turbulência”, afirmou.

Ao chegarem ao solo, o comando regional da BM de cada uma das localidades assume a escolta das vacinas até a Coordenadoria Regional de Saúde, a fim de garantir a segurança da carga.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Vitor Necchi/Secom

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais no interior do município

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, irá realizar a vacinação de idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose contra a Covid-19, nas localidades do interior do município. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF.

“Montamos esse esquema de vacinação especialmente para atender a população do campo que ainda não recebeu a primeira dose. Nosso município possui uma grande extensão territorial e sabemos que isso muitas vezes dificulta o deslocamento da população do campo até a cidade nos dias de vacinação, por isso vamos levar a vacina até eles”, declarou a secretária de Saúde Haracelli Fontoura.

Confira o cronograma abaixo:

Continue lendo

Educação

Defensoria Pública do Estado emite nota sobre retomada das aulas presenciais

NOTA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na condição de expressão e instrumento do regime democrático e de instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, vem a público reafirmar o compromisso com o acesso à educação, direito fundamental de todas as crianças e adolescentes de nosso Estado.

Nesse sentido, é inegável o prejuízo causado aos(às) alunos(as) pela suspensão das aulas presenciais quanto ao seu desenvolvimento psicossocial, educacional e cognitivo, especialmente dos mais vulneráveis. Ainda que os(as) alunos(as) tenham pleno acesso ao ensino digital, o que não constitui a realidade de muitos, precisamos considerar que a modalidade remota não é ideal, pois não propicia a interação social necessária. Ademais, para grande parte das crianças e adolescentes, existe o risco alimentar, fato que agrava ainda mais a situação.

No entanto, no momento em que a humanidade vivencia a maior crise sanitária, a retomada das aulas presenciais deve oferecer segurança a professores e demais profissionais envolvidos, bem como aos(às) alunos(as). Desse modo, salientamos a necessidade de que os profissionais da educação sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação. Aguardamos, pois, que o Supremo Tribunal Federal possa atender ao pedido do Estado do Rio Grande do Sul na ação ajuizada relativa a essa priorização.

Assim, afirmando nossa missão de atuar como instrumento constitucional do Estado Democrático de Direito para garantir o acesso à justiça, a promoção dos direitos humanos e o exercício dos direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade, somos favoráveis à retomada das aulas presenciais, de forma híbrida, com as medidas de segurança necessárias. Esperamos que isso ocorra com a maior brevidade possível. Para tanto, reforçamos as regras de distanciamento social e higienização.
A Defensoria Pública permanece prestando seus serviços à população do Estado do Rio Grande do Sul, já tendo realizado, no período de pandemia, mais de 1,2 milhão de atendimentos.

Porto Alegre, 27 de abril de 2021.

Antonio Flávio de Oliveira,
Defensor Público-Geral do Estado.

Andreia Paz Rodrigues,
Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente.

Continue lendo

Cidade

Prefeito e secretário de Infraestrutura verificam demandas na praça Getúlio Vargas

Na manhã da última quarta-feira, 28, o prefeito Márcio Amaral e o secretário de Infraestrutura Mário Rivelino estiveram, acompanhados do coordenador de limpeza urbana Gilmar Massari, vistoriando pontos da Praça Getúlio Vargas que precisam de reparos.

“Nossa praça Getúlio Vargas é um patrimônio histórico, cultural e ambiental, que proporciona lazer e embeleza nossa cidade. Promover a manutenção dela é algo importante para a qualidade de vida da nossa população. Fiz questão de ir pessoalmente verificar os pontos que precisam de melhorias, pois nós temos esse cuidado com os espaços públicos, já que sabemos o quanto eles são importantes para a nossa gente”, declarou o prefeito Márcio.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular