Contato

Cidade

Alegrete tem novo cronograma da Coleta Seletiva

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou o novo cronograma da coleta seletiva de resíduos no município, que está funcionando plenamente mesmo durante a pandemia. Hoje a cidade comporta pontos de coleta, distribuídos em 26 vias, com o objetivo de diminuir a poluição ao meio ambiente, gerando mais economia no consumo de energia, água, gastos com a limpeza urbana e o transbordo de rejeitos, além de oportunizar emprego e renda através da comercialização dos recicláveis pelas cooperativas de catadores.

A coleta seletiva é o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento.

Conforme a secretária de Meio Ambiente, Gabriella Segabinazi, a colaboração de todos é fundamental para êxito nas ações. “A coleta seletiva é o primeiro e o mais importante passo para fazer com que vários tipos de resíduos sigam seu caminho para reciclagem ou destinação final ambientalmente correta, pois o resíduo separado reduz custos e minimiza os impactos ambientais”, reforça.

A secretária solicita aos moradores que atentem para os dias e horários da coleta para que somente nesses dias coloquem o material para facilitar a ação dos agentes ambientais.

Confira a rota da Coleta Seletiva

A rota da coleta seletiva funciona de segunda a sábado, nos turnos da manhã e noite. Nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 07h30min, são contempladas as ruas Barão do Cerro Largo, avenidas Eurípides Brasil Milano, Dr. Lauro Donelles (da Praça Nova até a rua Venâncio Aires), Assis Brasil, Rondon e Centro Administrativo Municipal na rua Major Cezimbra Jaques. A partir das 19h, a coleta adere a Rua dos Andradas, General Vitorino (da Praça Getúlio Vargas até a Av. Dr. Lauro Dornelles), Venâncio Aires (Av. Dr. Lauro até a Tiradentes), Vasco Alves (Av. Dr. Lauro Dornelles até a Praça Getúlio Vargas), General Sampaio (Presidente Roosevelt até a Marquês de Alegrete) e Gaspar Martins (do calçadão até a Dr. Lauro Dornelles).

Nas terças, quintas e sábados, o itinerário inicia às 07h30min passando pelas ruas Bento Manoel, Vinte de Setembro (da Av. Dr. Lauro Dornelles até a Av. Eurípides Brasil Milano), Barão do Amazonas, Mariz e Barros (primeira quadra), Demétrio Ribeiro, José Bonifácio (primeira quadra), Dr. Quintana (duas quadras), Nossa Senhora do Carmo (primeira quadra), Luiz de Freitas (da rua Joaquim Nabuco até a Praça Getúlio Vargas), Coronel Cabrita (primeira quadra), Calçadão, Praça General Osório e Maurício Cardoso.

Diferença entre resíduos secos, orgânicos e rejeitos

Começar a reciclar não é difícil. Contudo, algumas informações básicas ajudam bastante o processo. Existem dois tipos de contentores: resíduos orgânicos (marrom) e resíduos secos (azul), onde os resíduos devem ser colocados embalados.

Na categoria orgânico, são contemplados os restos de alimentos (não temperados), cascas de frutas, cascas de ovos, borra de café e erva-mate. Neste mesmo contentor podem ser depositados os rejeitos que são papel higiênico, lenços, fraldas, absorventes, papel toalha, fezes de animais.
Além do descarte, existe a possibilidade de realizar em seu pátio a criação de uma composteira, que serve como adubo para a terra e outras plantações.

Nos contentores de resíduos secos, são coletados os materiais recicláveis como vidros, papel, plástico e metal. Estes são fundamentais que sejam descartados limpos, sem restos em seus recipientes, pois são utilizados para a comercialização em cooperativas de reciclagem.

Podem ser reaproveitados:

– Vidros (garrafas, copos, frascos, pratos e demais utensílios de vidro).
– Papel (jornais, revistas, embalagens de papelão, caixas, panfletos, tetra pack).
– Plástico (embalagens plásticas, garrafas pet, sacolas plásticas, recipientes plásticos em geral).
– Metal (latas de alumínio de bebidas, latas de condimentos, metais em geral (chumbo, fios, arames e objetos de cobre)).

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Frigorífico afasta trabalhadores positivados para covid

A planta frigorífica do Marfrig, em Alegrete, que possui 630 trabalhadores, considerando os mais diversos setores da empresa, sofre o revés de perda, momentânea, de parte de sua mão de obra, por causa do Covid.
Mensagens de pessoas que souberam dos casos por familiares ou amigos, demonstram preocupação com esta, que está sendo considerada a terceira onda do Covid, que, em alguns lugares do Brasil, apresenta casos de variantes da cepa, sendo esta, com maior poder de disseminação e com voracidade sintomática.
Diante do quadro que eclodiu no RS, depois que muitas pessoas viajaram a passeio para praia e outras localidades, sem respeitar o distanciamento e o uso de máscara, a preocupação todas as estruturas de saúde do Estado que apresentam números alarmantes de crescimento quantitativo de casos.
Dos 10 trabalhadores infectados com vírus, na planta frigorífica, há integrantes do setor de cozinha, conforme foi verificado pelo Repórter Internauta.
Todos estão em isolamento domiciliar, o que significa que apresentam sintomas leves ou estão assintomáticos.
O Frigorífico Marfrig, continua vigilante sobre os cuidados sanitários com seus colaboradores, seja por zelar pela saúde deles ou para preservar o status sanitário positivo, perante o mercado nacional e internacional de carne, cujos países, realiza comercialização.
 
Foto: arquivo
Texto e postagem: Dariano Moraes
 
 
 
 
 
 
Continue lendo

Cidade

Prefeitura vai retirar escadas da passarela da Vila Nova

A passarela metálica localizada sob os trilhos da estação férrea e que liga o bairro Vila Nova ao centro da cidade está interditada por tempo indeterminado. A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria de Infraestrutura, vai realizar nesta quarta-feira (24) a remoção das escadas da passarela para evitar a passagem de transeuntes pelo local.

Foi realizada uma inspeção nos dias 2 e 3 de fevereiro. Um laudo técnico e um caderno fotográfico foram realizados e diagnosticaram diversos problemas na estrutura.

A demanda era uma reivindicação antiga dos moradores locais, já que com o fim da passagem dos trens pelo local, os moradores abandonaram a passarela, que passou a ser utilizada como ponto de prostituição e de drogas.

A passarela mede 35 metros de comprimento, 7 metros de altura e 1,20 de largura e encontra-se com diversos pontos críticos de corrosão.

O laudo assinado pelo engenheiro responsável, Ênio Roberto Brandolt Radaelli, pede a interdição imediata da passarela para evitar acidente e garantir a segurança da população.

O vereador Vagner Fan articulou a solicitação para que fosse efetuado um laudo no local e acompanhou todo processo.

Continue lendo

Cidade

Conselho Municipal do Plano Diretor abre edital para eleição da nova mesa diretora

Nesta segunda o Conselho Municipal do Plano Diretor (CMPD) abiu edital para eleição da nova mesa diretora para o biênio 2021/2022. As inscrições das chapas deverão ser entregues na Secretaria do Planejamento, no Centro Administrativo Municipal, das 8h às 12h, no período de 22 de fevereiro a 09 de março de 2021.

A eleição ocorrerá em plenária especial no dia 09 de março de 2021, terça-feira, no Salão Azul do Centro Administrativo Municipal. Poderão participar apenas as entidades com assentos votantes no Conselho, com seus representantes devidamente designados, titulares e suplentes. Somente poderão compor a diretoria do órgão os representantes titulares de entidades que compõem o CMPD.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular