Manchete
Filho busca vingança pela morte do Pai mas acaba morto no interior do município
Manchete
Farmácia Móvel divulga cronograma para o mês de março
A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o cronograma da Farmácia Móvel para março. O veículo equipado para a distribuição de medicamentos percorre as ESF´s dos bairros da cidade e localidades do interior de Alegrete, das 13h30min às 17h, oferecendo os medicamentos ofertados na farmácia municipal . Devido a reforma no ESF Saint Pastous, a farmácia estará atendendo no ESF Dr. Romário, assim como os demais atendimentos da unidade de saúde. Para retirar os medicamentos na farmácia móvel é imprescindível portar: RECEITA MÉDICA, CARTÃO SUS , CPF E RG.
Cronograma Farmácia Móvel – Março
Horário: das 13h30min as 17h00min
01/03 – ESF Piola
02/03 – ESF Promorar
03/03 – Centro Social Urbano
04/03 – ESF Dr. Romário
05/03 – ESF Passo Novo
08/03 – ESF Rondon (13h30min as 15h30min) + ESF Vera Cruz (15h45min as 17h00min)
09/03 – ESF Saint Pastous ( será realizado na ESF Dr Romário)
10/03 – ESF Prado
11/03 – ESF Vila Nova
12/03 – ESF Nova Brasília
15/03 – ESF Piola
16/03 – ESF Promorar
17/03 – Centro Social Urbano
18/03 – ESF Dr. Romário
19/03 – ESF Passo Novo
22/03 – ESF Rondon (13h30min as 15h30min) + ESF Vera Cruz (15h45min as 17h00min)
23/03 – ESF Saint Pastous ( será realizado na ESF Dr Romário)
24/03 – ESF Prado
25/03 – ESF Vila Nova
26/03 – ESF Nova Brasília
29/03 – ESF Promorar
30/03 – ESF Prado
31/03 – ESF Passo Novo
Manchete
Confira as regras da bandeira preta no RS
A partir de sábado, todo o Rio Grande do Sul estará sob bandeira preta no modelo de distanciamento controlado. Com o cenário de colapso no sistema de saúde estadual, as regras mais restritivas irão valer ao menos até o outro domingo, em todas as regiões.
Nesta quinta, o RS chegou à casa dos 90% da ocupação de seus leitos de UTI. Com mais de 624 mil casos ao todo de Covid-19, o Estado já reportou 12.149 vítimas.
São elas:
– Educação infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental liberados para presencial, respeitando distanciamento de 1,5m entre classes; Demais séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico e Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota.
– No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. Os serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.
– Restaurantes podem funcionar apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de beleza e barbearias permanecem fechados, assim como serviços domésticos.
– Comércio atacadista e varejista de itens essenciais pode funcionar de forma presencial, mas com restrições: equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. Comércio de veículos, atacadista e varejista não essenciais ficam fechados.
– Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente.
– No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.
– As academias, os centros de treinamento, as quadras, os clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados. Todas as áreas comuns das áreas de lazer dos condomínios deverão permanecer fechadas, incluindo academias.
– Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.
– Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações.
– Os bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual a clientes, sob agendamento, com 50% dos funcionários. E no transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.
Manchete
Mais de 210 mil doses de vacinas contra o coronavírus já foram distribuídas aos municípios do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira
A Secretaria da Saúde (SES) distribuiu a municípios, na manhã desta quinta-feira (25), mais 219,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O repasse compreende os dois lotes recebidos pelo Estado no dia anterior: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e 84,2 mil da CoronaVac.
Em acordo construído ontem com os municípios, esses lotes serão utilizados para a segunda dose da CoronaVac a trabalhadores da saúde, indígenas e residentes institucionalizados em lar de idosos, os quais já tinham tido as primeiras doses nos repasses de 1º e 8 de fevereiro. Além desses, a remessa permitirá uma ampliação nos grupos de idosos, para quem será destinada a primeira dose com a vacina da AstraZeneca.
“Como já imunizamos os idosos de 85 anos ou mais, agora chegou a hora de ampliar a vacinação desse grupo. Os municípios devem começar com os de 84 anos, e ir diminuindo gradativamente a idade, enquanto houver doses disponíveis. Precisamos aproveitar de forma integral todas as vacinas”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.
As faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada em projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa definição cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.
Logística dos envios
A distribuição aos municípios ocorre por via aérea – com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar – e por via terrestre. Uma aeronave da BM realiza roteiro a partir de Porto Alegre para as cidades de Erechim (cargas para a 6ª e 11ª coordenadorias regionais de saúde – CRS), Palmeira das Missões (2ª e 15ª CRS), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS), Bagé (7ª CRS) e Pelotas (3ª CRS).
Para Caxias do Sul, decolou também durante a manhã o helicóptero da Brigada Militar com as doses para a 5ª CRS. O helicóptero da Polícia Civil seguiu para Santa Maria, com as doses das 4ª e 10ª regionais da SES. Esses roteiros foram todos acompanhados pelos servidores da SES Greice Magrin, Adriana Flores e Delanei Salgado.
Outras coordenadorias regionais com sedes mais próximas da capital retiram seus lotes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES em Porto Alegre. São os casos das CRS com sede em Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, assim como a própria secretaria municipal de saúde da capital. Assim que chegarem nas regionais, as caixas serão fracionadas e encaminhadas aos municípios.
Por Redação O Sul
-
Cidade5 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia3 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia5 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão6 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete5 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete4 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política3 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00