Contato

Manchete

Filho busca vingança pela morte do Pai mas acaba morto no interior do município

Na noite deste sábado(23) em uma chácara localizada no Rincão do 28, 60 Km da cidade, ocorreu um homicídio o terceiro de 2021 no município.
Passava das 23 horas quando pessoas que se deslocavam do Vasco Alves, passaram pelo veículo da perícia e da funerária, a pouco mais de 01 km, na estrada dos Pinheiros.
 
Um homem, de 62 anos estava em frente a sua sua chácara, quando ouviu barulho de disparos de arma de fogo e sentiu ter sido  baleado no abdômen .
Ferido, buscou proteção dentro de sua residência e o autor do disparo, passou a ameaçá-lo de morte, batendo nas janelas e dizendo para sair para fora pois iria matá-lo . Foi quando o dono da casa saiu e atirou contra o homem de 41 anos.
Mesmo baleado, este caminhou um trecho e caiu próximo a um mato, onde foi encontrado já sem vida. O tiro acertou o braço e transfixou o coração.
O dono da chácara comentou que em 2011, após uma desavença, matou o pai do homem, que desde então ameaçava  vingar a morte do genitor .
O proprietário da chácara, ficou com o projétil alojado na região do abdomen e foi levado para atendimento na UPA. Este, é o terceiro homicídio em Alegrete, neste ano.
 
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Farmácia Móvel divulga cronograma para o mês de março

A Prefeitura de Alegrete, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o cronograma da Farmácia Móvel para março. O veículo equipado para a distribuição de medicamentos percorre as ESF´s dos bairros da cidade e localidades do interior de Alegrete, das 13h30min às 17h, oferecendo os medicamentos ofertados na farmácia municipal . Devido a reforma no ESF Saint Pastous, a farmácia estará atendendo no ESF Dr. Romário, assim como os demais atendimentos da unidade de saúde. Para retirar os medicamentos na farmácia móvel é imprescindível portar: RECEITA MÉDICA, CARTÃO SUS , CPF E RG.

Cronograma Farmácia Móvel – Março

Horário: das 13h30min as 17h00min
01/03 – ESF Piola

02/03 – ESF Promorar

03/03 – Centro Social Urbano

04/03 – ESF Dr. Romário

05/03 – ESF Passo Novo

08/03 – ESF Rondon (13h30min as 15h30min) + ESF Vera Cruz (15h45min as 17h00min)

09/03 – ESF Saint Pastous ( será realizado na ESF Dr Romário)

10/03 – ESF Prado

11/03 – ESF Vila Nova

12/03 – ESF Nova Brasília

15/03 – ESF Piola

16/03 – ESF Promorar

17/03 – Centro Social Urbano

18/03 – ESF Dr. Romário

19/03 – ESF Passo Novo

22/03 – ESF Rondon (13h30min as 15h30min) + ESF Vera Cruz (15h45min as 17h00min)

23/03 – ESF Saint Pastous ( será realizado na ESF Dr Romário)

24/03 – ESF Prado

25/03 – ESF Vila Nova

26/03 – ESF Nova Brasília

29/03 – ESF Promorar

30/03 – ESF Prado

31/03 – ESF Passo Novo

Continue lendo

Manchete

Confira as regras da bandeira preta no RS

A partir de sábado, todo o Rio Grande do Sul estará sob bandeira preta no modelo de distanciamento controlado. Com o cenário de colapso no sistema de saúde estadual, as regras mais restritivas irão valer ao menos até o outro domingo, em todas as regiões.

Nesta quinta, o RS chegou à casa dos 90% da ocupação de seus leitos de UTI. Com mais de 624 mil casos ao todo de Covid-19, o Estado já reportou 12.149 vítimas.

São elas: 

– Educação infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental liberados para presencial, respeitando distanciamento de 1,5m entre classes; Demais séries do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico e Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota. 

– No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. Os serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial.

– Restaurantes podem funcionar apenas com telentrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de beleza e barbearias permanecem fechados, assim como serviços domésticos.

– Comércio atacadista e varejista de itens essenciais pode funcionar de forma presencial, mas com restrições: equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. Comércio de veículos, atacadista e varejista não essenciais ficam fechados.

– Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente. 

– No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.

– As academias, os centros de treinamento, as quadras, os clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados. Todas as áreas comuns das áreas de lazer dos condomínios deverão permanecer fechadas, incluindo academias.

– Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais.

– Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações. 

– Os bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual a clientes, sob agendamento, com 50% dos funcionários. E no transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas.

Continue lendo

Manchete

Mais de 210 mil doses de vacinas contra o coronavírus já foram distribuídas aos municípios do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira

A Secretaria da Saúde (SES) distribuiu a municípios, na manhã desta quinta-feira (25), mais 219,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19. O repasse compreende os dois lotes recebidos pelo Estado no dia anterior: 135 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca e 84,2 mil da CoronaVac.

Em acordo construído ontem com os municípios, esses lotes serão utilizados para a segunda dose da CoronaVac a trabalhadores da saúde, indígenas e residentes institucionalizados em lar de idosos, os quais já tinham tido as primeiras doses nos repasses de 1º e 8 de fevereiro. Além desses, a remessa permitirá uma ampliação nos grupos de idosos, para quem será destinada a primeira dose com a vacina da AstraZeneca.

“Como já imunizamos os idosos de 85 anos ou mais, agora chegou a hora de ampliar a vacinação desse grupo. Os municípios devem começar com os de 84 anos, e ir diminuindo gradativamente a idade, enquanto houver doses disponíveis. Precisamos aproveitar de forma integral todas as vacinas”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

As faixas etárias específicas a serem atendidas podem variar de município para município, já que a quantidade é baseada em projeções do censo do IBGE sujeitas a variações. Essa definição cabe a cada secretaria municipal de saúde, conforme disponibilidade de doses.

Logística dos envios

A distribuição aos municípios ocorre por via aérea – com o apoio do Batalhão de Aviação da Brigada Militar – e por via terrestre. Uma aeronave da BM realiza roteiro a partir de Porto Alegre para as cidades de Erechim (cargas para a 6ª e 11ª coordenadorias regionais de saúde – CRS), Palmeira das Missões (2ª e 15ª CRS), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS), Bagé (7ª CRS) e Pelotas (3ª CRS).

Para Caxias do Sul, decolou também durante a manhã o helicóptero da Brigada Militar com as doses para a 5ª CRS. O helicóptero da Polícia Civil seguiu para Santa Maria, com as doses das 4ª e 10ª regionais da SES. Esses roteiros foram todos acompanhados pelos servidores da SES Greice Magrin, Adriana Flores e Delanei Salgado.

Outras coordenadorias regionais com sedes mais próximas da capital retiram seus lotes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi) da SES em Porto Alegre. São os casos das CRS com sede em Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado e Osório, assim como a própria secretaria municipal de saúde da capital. Assim que chegarem nas regionais, as caixas serão fracionadas e encaminhadas aos municípios.

 

Por Redação O Sul

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular