Contato

Manchete

Previsão de temporal intenso neste sábado

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul no fim de semana, com elevado risco que pode causar estragos e transtornos no Estado. Uma poderosa linha de tempestades vai avançar da Argentina e do Uruguai para o território gaúcho no sábado com temporais que podem ser fortes a severos.
 
Todas as regiões do Estado têm risco de temporais durante o sábado, mas a região que mais preocupa é a Metade Oeste, onde deve ocorrer a máxima atividade da instabilidade, com os maiores volumes de chuva e acumulados altos que podem se aproximar ou passar dos 100 milímetros, causando alagamentos. Municípios como Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Maçambará, Itaqui, São Borja, Santiago e localidades próximas compreendem a área de maior risco de temporais fortes.
 
Por sua vez, na Metade Leste a chuva vai ter volumes predominantemente baixos e será bastante irregular e qualquer ocorrência de chuva forte a intensa será localizada e acompanhando temporais isolados passageiros, como se vê na projeção de chuva até 9h de domingo do modelo WRF acima (na capa da matéria).
 
Entenda o deslocamento das tempestades pelo RS
 
Os mapas meteorológicos abaixo, do modelo WRF, mostram um alinhamento de tempestades ingressando no sábado, ainda na primeira metade do dia, pelo Oeste do Rio Grande do Sul. A configuração da instabilidade em linha, precedida por ar quente, e os valores de refletividade previstos, indicam a ocorrência de temporais com alto risco de vendavais em que as rajadas podem passar de 100 km/h, capazes de trazer danos como destelhamentos, queda de árvores e de postes, colapso de estruturas e ainda falta de energia. As tempestades podem ainda trazer granizo de variado tamanho e chuva com volumes muito altos em curto período.
 
A tendência, segundo a projeção do modelo, é que no decorrer do sábado a instabilidade se desloque pelo Rio Grande do Sul, mas ao avançar pelo Estado deve perder organização e força mas, mesmo assim, ainda poderá ser responsável por temporais isolados na Metade Leste gaúcha, que inclui a região de Porto Alegre e também a Serra. A chuva vai chegar no sábado a Porto Alegre, segundo a nossa melhor estimativa, entre o meio da manhã e o começo da tarde. No começo do domingo, novas áreas de instabilidade vão se formar no Norte e no Noroeste gaúcho com risco de temporais isolados.
 
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Vacinação contra Covid-19 para idosos de 60 anos ou mais no interior do município

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Saúde, irá realizar a vacinação de idosos com 60 anos ou mais, com a primeira dose contra a Covid-19, nas localidades do interior do município. Para se vacinar é preciso apresentar documento de identidade e CPF.

“Montamos esse esquema de vacinação especialmente para atender a população do campo que ainda não recebeu a primeira dose. Nosso município possui uma grande extensão territorial e sabemos que isso muitas vezes dificulta o deslocamento da população do campo até a cidade nos dias de vacinação, por isso vamos levar a vacina até eles”, declarou a secretária de Saúde Haracelli Fontoura.

Confira o cronograma abaixo:

Continue lendo

Educação

Defensoria Pública do Estado emite nota sobre retomada das aulas presenciais

NOTA PÚBLICA

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na condição de expressão e instrumento do regime democrático e de instituição permanente e essencial à função jurisdicional do Estado, vem a público reafirmar o compromisso com o acesso à educação, direito fundamental de todas as crianças e adolescentes de nosso Estado.

Nesse sentido, é inegável o prejuízo causado aos(às) alunos(as) pela suspensão das aulas presenciais quanto ao seu desenvolvimento psicossocial, educacional e cognitivo, especialmente dos mais vulneráveis. Ainda que os(as) alunos(as) tenham pleno acesso ao ensino digital, o que não constitui a realidade de muitos, precisamos considerar que a modalidade remota não é ideal, pois não propicia a interação social necessária. Ademais, para grande parte das crianças e adolescentes, existe o risco alimentar, fato que agrava ainda mais a situação.

No entanto, no momento em que a humanidade vivencia a maior crise sanitária, a retomada das aulas presenciais deve oferecer segurança a professores e demais profissionais envolvidos, bem como aos(às) alunos(as). Desse modo, salientamos a necessidade de que os profissionais da educação sejam incluídos no grupo prioritário da vacinação. Aguardamos, pois, que o Supremo Tribunal Federal possa atender ao pedido do Estado do Rio Grande do Sul na ação ajuizada relativa a essa priorização.

Assim, afirmando nossa missão de atuar como instrumento constitucional do Estado Democrático de Direito para garantir o acesso à justiça, a promoção dos direitos humanos e o exercício dos direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade, somos favoráveis à retomada das aulas presenciais, de forma híbrida, com as medidas de segurança necessárias. Esperamos que isso ocorra com a maior brevidade possível. Para tanto, reforçamos as regras de distanciamento social e higienização.
A Defensoria Pública permanece prestando seus serviços à população do Estado do Rio Grande do Sul, já tendo realizado, no período de pandemia, mais de 1,2 milhão de atendimentos.

Porto Alegre, 27 de abril de 2021.

Antonio Flávio de Oliveira,
Defensor Público-Geral do Estado.

Andreia Paz Rodrigues,
Defensora Pública Dirigente do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente.

Continue lendo

Cidade

Prefeito e secretário de Infraestrutura verificam demandas na praça Getúlio Vargas

Na manhã da última quarta-feira, 28, o prefeito Márcio Amaral e o secretário de Infraestrutura Mário Rivelino estiveram, acompanhados do coordenador de limpeza urbana Gilmar Massari, vistoriando pontos da Praça Getúlio Vargas que precisam de reparos.

“Nossa praça Getúlio Vargas é um patrimônio histórico, cultural e ambiental, que proporciona lazer e embeleza nossa cidade. Promover a manutenção dela é algo importante para a qualidade de vida da nossa população. Fiz questão de ir pessoalmente verificar os pontos que precisam de melhorias, pois nós temos esse cuidado com os espaços públicos, já que sabemos o quanto eles são importantes para a nossa gente”, declarou o prefeito Márcio.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular