Contato

Manchete

Previsão de temporal intenso neste sábado

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de tempo severo no Rio Grande do Sul no fim de semana, com elevado risco que pode causar estragos e transtornos no Estado. Uma poderosa linha de tempestades vai avançar da Argentina e do Uruguai para o território gaúcho no sábado com temporais que podem ser fortes a severos.
 
Todas as regiões do Estado têm risco de temporais durante o sábado, mas a região que mais preocupa é a Metade Oeste, onde deve ocorrer a máxima atividade da instabilidade, com os maiores volumes de chuva e acumulados altos que podem se aproximar ou passar dos 100 milímetros, causando alagamentos. Municípios como Livramento, Quaraí, Barra do Quaraí, São Gabriel, Rosário do Sul, Alegrete, Maçambará, Itaqui, São Borja, Santiago e localidades próximas compreendem a área de maior risco de temporais fortes.
 
Por sua vez, na Metade Leste a chuva vai ter volumes predominantemente baixos e será bastante irregular e qualquer ocorrência de chuva forte a intensa será localizada e acompanhando temporais isolados passageiros, como se vê na projeção de chuva até 9h de domingo do modelo WRF acima (na capa da matéria).
 
Entenda o deslocamento das tempestades pelo RS
 
Os mapas meteorológicos abaixo, do modelo WRF, mostram um alinhamento de tempestades ingressando no sábado, ainda na primeira metade do dia, pelo Oeste do Rio Grande do Sul. A configuração da instabilidade em linha, precedida por ar quente, e os valores de refletividade previstos, indicam a ocorrência de temporais com alto risco de vendavais em que as rajadas podem passar de 100 km/h, capazes de trazer danos como destelhamentos, queda de árvores e de postes, colapso de estruturas e ainda falta de energia. As tempestades podem ainda trazer granizo de variado tamanho e chuva com volumes muito altos em curto período.
 
A tendência, segundo a projeção do modelo, é que no decorrer do sábado a instabilidade se desloque pelo Rio Grande do Sul, mas ao avançar pelo Estado deve perder organização e força mas, mesmo assim, ainda poderá ser responsável por temporais isolados na Metade Leste gaúcha, que inclui a região de Porto Alegre e também a Serra. A chuva vai chegar no sábado a Porto Alegre, segundo a nossa melhor estimativa, entre o meio da manhã e o começo da tarde. No começo do domingo, novas áreas de instabilidade vão se formar no Norte e no Noroeste gaúcho com risco de temporais isolados.
 
Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Primeira remessa de 50 mil seringas já chegaram em Alegrete

ALEGRETE começa a fazer história nesta terça-feira, 19, no combate ao coronavírus!
Depois de o país ter a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, no domingo (17), em São Paulo, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa, agora chegou a nossa vez. 
Nossa logística está pronta para que os alegretenses comecem a receber as doses de acordo com o Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Hoje, às 17 horas faremos a transmissão da chegada das  vacinas e  19h fará a transmissão das três primeiras pessoas a serem vacinadas em nossa cidade.
Nesta primeira remessa teremos 850 doses que serão destinadas aos profissionais da saúde, residentes e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs.
 É importante lembrar que neste primeiro momento, será vacinado quem faz parte da linha de frente e atuam diretamente no combate à Covid-19 e os mais vulneráveis. 
50 mil seringas já chegaram em Alegrete
Daqui a 15 dias teremos a segunda dose para os primeiros imunizados e em breve a população em geral. Viva a ciência! Viva o SUS!
Continue lendo

Corona Vírus

Alegrete registra mais de 100 de casos de Covid-19 nesta Segunda Feira

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Nesta segunda-feira, 18, foram registrados 104 casos positivos da Covid-19 e 85 recuperados. Os positivos são 54 mulheres, 47 homens e três crianças do sexo feminino, entre 01 e 90 anos. 13 pacientes estão internados, 06 na UTI covid e 07 no hospital de campanha.
São 3.530 casos confirmados, com 2.643 recuperados, 843 ativos (830 em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados positivos de Alegrete) e 44 óbitos.
Foram realizados 15.360 testes, sendo 11.726 negativos, 3.530 positivos e 104 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 907 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19 em Alegrete

Neste sábado, 16, foi confirmado o 43° óbito em decorrência da Covid-19. O paciente, homem, de 69 anos estava internado desde o dia 06/01.
Hoje foram registrados 14 casos positivos, sendo 07 mulheres, 06 homens e uma criança do sexo masculino, entre 07 e 88 anos. 07 pacientes estão na UTI covid e 13 no hospital de campanha.
São 3.409 casos confirmados, com 2.558 recuperados, 808 estão ativos (782 em isolamento domiciliar e 20 hospitalizados positivos de Alegrete) e 43 óbitos.
Foram realizados 15.196 testes, sendo 11.627 negativos, 3.409 positivos e 160 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 874 pessoas.
Continue lendo

Popular