Contato

Manchete

Efeito atmosférico raro é observado em estação exoss no Rio Grande do Sul

Eventos Luminosos Transientes – TLEs, do inglês Transient Luminous Events (TLEs) são fenômenos atmosféricos observados acima de nuvens de tempestades (18 – 100 km) e é associado a campos elétricos quase eletrostáticos produzidos por relâmpagos. Dentre os TLEs se destacam os Sprites que são flashes causados por descargas elétricas acima das nuvens.

 

Na noite de ontem (09/09) Foram registrados os fenômenos raros classificado como Sprites, no céu do Alegrete/RS, o primeiro foi às 23h:09m UTC (20:09 Horário local), o segundo registro sendo as 23h:11m UTC (20:11 Horário local) e o terceiro foi às 23h:16m UTC (20:16 Horário local), pela câmera de detecção do projeto EXOSS Citizen Science Project, do associado José Eduardo. Veja nas imagens e vídeo abaixo.

A Rede de Monitoramento EXOSS tem objetivos de registrar meteoros e desenvolver estudos astrométricos e astrofísicos, além de catalogar novos radiantes do hemisfério sul, colaborar com instituições de ensino e pesquisas contribuindo com a sociedade e incentivar a produção de artigos científicos.

 

Estudos desenvolvidos pelo projeto Exoss Ciência Cidadã, com as instituições de pesquisa parceiras no Brasil e em parceria com a CAMS Nasa, poderemos no futuro projetar as taxas de meteoros para o hemisfério sul com a colaboração de dados entre o projeto e outras estações de monitoramento localizadas no hemisfério sul como a Nova Zelândia, África do Sul, dentre outras.

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Cidade

Hoje é dia de conferir as atrações da Cia do Carro

 

Continue lendo

Canal Em Questão

Facebook censura a live Página 2

Acompanhe o vídeo abaixo…e saiba mais…

Continue lendo

Cidade

Campanhas pretendem ajudar população em vulnerabilidade

A Prefeitura de Alegrete, através das Secretarias de Promoção e Desenvolvimento Social e da Secretária de Saúde, em parceria com a Câmara de Vereadores e a UABA lançam as campanhas “Unidos contra a fome”, “Vacinação solidária” e “Campanha do Agasalho 2021”, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e agasalhos para as famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

A “Vacinação Solidária” é uma campanha que estimula as pessoas que forem receber a vacina contra Covid-19 a doarem um quilo de alimento não perecível, os pontos de coleta estarão em todas as UBSs com salas de vacina. Já a “Campanha do Agasalho 2021” e a campanha “Unidos contra a fome” terão pontos de coleta por toda a cidade.

“Essas campanhas são muito importantes para darmos um suporte extra às famílias mais vulneráveis nesse momento difícil. A pandemia agravou a situação de muitas pessoas, mas através da solidariedade dos alegretenses podemos amenizar um pouco essa situação. A Campanha do Agasalho por exemplo é uma ação que dá certo há muitos anos e fundamental na nossa cidade devido ao nosso clima frio”, ressaltou Iara Caferatti Gonçalves Fagundes.

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular