Contato
imagem

Política

Jetter:”Futuro de Alegrete não é de guerra, mas de paz”

O Progressista referendeu na urna o nome de Jetter Souza, ex Secretário de Infra-estrutura durante os últimos quatro exercícios do PP. Mobilizados com um bandeiraço os correlegionáriis saudaram a chegada dele e do vice, o verador Rudi Pinto, PDT, na rampa do Legislativo na manhã deste sábado.

Os dois falaram em unidade e importância da parceria entre siglas com diferenças ideológicas.”O que nos aproxima e nos torna parceiros é o futuro de Alegrete” , disparou Rudi Pinto.

Jetter foi no mesmo diapasão, “nos apresentamos para trabalhar pela cidade e interior. O que já fizemos em parceria com todos os partidos garantiu forte investimentos. Vamos buscar muito mais”, frisou.

Jetter considera que o momento é de unir forças em favor de Alegrete e deu uma alfinetada na candidata do PTRB; “não precisamos de guerra, o momento e o futuro merece quem trabalha pela paz”.

O deputado federal Afonso Motta que veio para as duas Convenções falou nos dois eventos políticos e reformou a narrativa de que em seus dois mandatos já trouxe recursos na ordem de R$ 25 milhões para o município, “juntos, com certeza, poderemos investir ainda mais, porque é importante a gestão municipal estar afinada prá viabilizar as obras”, explicou.

 

A tarde, na convenção do PDT, o gesto e o roteiro de agendas conjuntas foi mantido.

Definidos 23 candidatos a Vereança que você confere na relação abaixo:

Firmina Conceição Martins Soares

Dileuza Teresinha Soares Alves

Elaine Gomes Lopes

Claudia Lopes Vareiro

Cintia Lopes Dorneles

Helena Teresinha Tavares Buenos de Matos

Letícia Menezes Rodrigues

Antonio Carlos Benites Monteiro

Moisés Pereira Fontoura

Rogério Plochocki Oliveira

Wanderlei Santos Paz

Éder de Oliveira Fioravante

Clóvis Leandro de Melo Japur

José Luiz Machado de Andrade

Jesus Silva da Costa

Mateus Araujo da Silva

Jeferson Bruning

Antonio Alaerte Corteline Borba

Claudio Emílio Rodrigues Machado

Volmir Ferreira da Silveira

Rafael Faraco Souza

Sivens Carvalho

Jorjinho da Propaganda

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Manchete

Progressista divulga lista oficial dos pré-candidatos a vereador

No final da tarde deste sábado,(12) a Executiva Municipal do Progressistas de Alegrete, após, criteriosa, análise da documentação e efetuar registro de candidaturas, no sistema eleitoral CANDex, divulgou a lista, oficial dos pré-candidatos, nas eleições proporcionais, ao cargo de vereador, referente às eleições 2020.

A lista, é composta por 23 pessoas, sendo, 08 mulheres e 15 homens, respeitando o percentual de 30%, referente a cláusula de reserva de gênero. A regra, prevê que esta reserva, obrigatória, de 30%, pode se dar tanto para homens, quanto para mulheres, conforme a predominância de gênero na lista, se homens ou mulheres.

Seguindo o que determina a cláusula de reserva de gênero, não é possível a nenhum partido, registrar, apenas, candidato(as) de um único gênero, ou seja, só homens ou só mulheres. Daí, a obrigatoriedade, em cumprimento à referida cláusula, para garantir percentuais de no mínimo 30% e no máximo 70%.

No caso do Progressista, considerando o percentual de reserva de 30% para as mulheres, o número excede a cota, em uma integrante, já que poderia ser de até 07 mulheres. Com isso, mais do que respeitar a legislação eleitoral, o partido garantiu maior participação feminina.

PORQUE A DENOMINAÇÃO PRÉ-CANDIDATOS AO INVÉS DE CANDIDATOS?

A denominação de pré-candidatos, mesmo após ter tido o nome homologado em convenção partidária e o partido efetuado o registro das candidaturas é uma questão pró forma, isto é, respeito às formalidades DA Justiça Eleitoral. Neste caso, é preciso que a justiça “defira”, homologue os nomes dos candidatos que o partido registrou.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral, o conceito de “candidato,” compreende o cumprimento de todas as etapas, para poder concorrer, ou seja, satisfazer todas as condições, sem qualquer óbice, que lhe permitam a elegibilidade, a partir do qual terá seu registro deferido pela Justiça Eleitoral, para concorrer no pleito eleitoral.

Continue lendo

Política

PC do B terá três candidaturas ao Legislativo

O PC do B – Alegrete realizou sua Convenção, onde foram oficializados três nomes que concorrerão à vereança e o partido reafirmou o alinhamento com o PT, PTB e PSB.

A convenção foi on line e escolheu as candidatura de ROSA LOLA MADEIRA, servidora municipal, VIRGÍNIA DO ROSÁRIO, escritora e professora aposentada da rede pública estadual e JOSÉ SIQUEIRA BENITES, engenheiro agrônomo, Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Farroupilha.
O informe completo está na página de Gilmar Martins, no facebook.

Continue lendo

Manchete

Lei do Deputado Tenente-Coronel Zucco sobre crianças desaparecidas será referência em todo país

A lei do deputado Tenente-Coronel Zucco para evitar e recuperar crianças desaparecidas será adotada em todo o Brasil. A informação foi dada pela ministra Damares Alves, da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, durante audiência realizada em Brasília. Ela agradeceu a contribuição, acrescentando que se trata do aperfeiçoamento da política nacional das crianças desaparecidas adotada pelo ministério.


A lei 15.460 resultou do projeto 73/2019 do deputado Zucco, aprovada no ano passado, que prevê a criação do banco de dados de reconhecimento facial e digital de crianças e adolescentes. “Pelo sistema integrado de câmeras em funcionamento em diversos municípios, interligadas ao Instituto-Geral de Perícias, será possível evitar o desaparecimento logo após a notificação da autoridade policial e reencontrar aquelas que sumiram”, explica o parlamentar.
Estima-se que 15 crianças desapareçam diariamente no RS que, de 2015 a 2018 registrou mais de 12 mil ocorrências. Segundo as autoridades, os menores são usados para trabalhar no tráfico de drogas, produção de pornografia infantil ou adoções ilegais, entre outras finalidades.

Crédito: Foto: Assessoria de Comunicação/Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos

Continue lendo

Popular