Manchete
URGENTE: Correios entram em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil
Na noite desta segunda-feira (17), assembleias gerais convocados pelos sindicatos de representação dos servidores dos Correios deflagaram greve geral por tempo indeterminado. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), a greve se deu após ausência de negociação por parte da direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), retirada de direitos dos trabalhadores e negligência da empresa com os ecetistas durante a pandemia da Covid-19.
A greve inicia imediatamente, nesta terça-feira (18), em todo o Brasil. Os trabalhadores de diversas cidades anunciaram que estarão em frente aos seus locais de trabalho, realizando um ato de protesto enquanto durar a greve.
Em nota emitida pelos sindicatos de cada Estado, os trabalhadores foram convocados para ato que teve início às 18h e acabou por deflagrar a greve em todas as principais cidades e nas capitais dos Estados brasileiros.
O aumento da participação dos trabalhadores percentualmente no plano de saúde também vem onerando os ecetistas, e causando debandada em massa no plano de saúde da categoria. Além disso, os trabalhadores estão mobilizados contra a negligência dos Correios em relação à Covid-19, com falta de equipamentos adequados, alcool em gel, testagem de trabalhadores.
Em Porto Alegre, o ato convocado peloSindicato dos Trabalhadores de Correios do RS (Sintect-RS) ocorreu junto ao Mercado Público e contou com a presença de centenas de pessoas. Confira:
Confira a nota da Fentect, emitida pouco antes das assembleias e já antecipando o possível desfecho das mesmas:
“Os trabalhadores dos Correios de todo o país vão deliberar deflagração de greve em assembleias nacionais nesta segunda-feira (17/08), a partir das 18h. Diante da ausência de negociação por parte da direção da ECT e retirada de direitos e negligência da empresa com os trabalhadores ecetistas durante a pandemia da Covid-19, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), junto com os sindicatos filiados, se mobilizam para deflagrar grande greve nacional por tempo indeterminado.
Entre as diversas pautas, a categoria luta pelo restabelecimento da sentença normativa que continha nosso atual Acordo Coletivo que teria vigência até 2021. Desde o dia 1º de agosto, a direção da empresa excluiu 70 cláusulas trabalhistas prevista no Acordo Coletivo, como licença maternidade de 180 dias, pagamento de adicional noturno, horas extras, indenização por morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, em uma atitude desumana impedindo tratamentos diferenciados e que garantem melhor qualidade de vida, e auxílio creche.
Além disso, houve um aumento da participação dos trabalhadores percentualmente no plano de saúde. Desde o início da pandemia, a categoria vem travando uma verdadeira batalha judicial para garantir testagem, liberação de trabalhadores em grupo de risco e aqueles que coabitam com grupos de risco e que possuem crianças em idade escolar.
As assembleias serão transmitidas pela página do Facebook da FENTECT: https://www.facebook.com/Fentect/”
Interior
Prefeitura inicia obras de recuperação das estradas no interior do Município
Manchete
O Ministério da Saúde solicitou ao Instituto Butantan a entrega imediata de 6 milhões de doses importadas da Coronavac.
O Ministério da Saúde solicitou ao Instituto Butantan a “entrega imediata” das 6 milhões de doses importadas da China que foram objeto do pedido de autorização de uso emergencial à Anvisa.
O diretor do Departamento de Logística em Saúde do Ministério, Roberto Ferreira Dias, enviou ofício ao diretor do Butantan, Dimas Covas, solicitando as vacinas que o governo paulista importou da China.
“Solicitamos os bons préstimos para disponibilizar a entrega imediata das 6 milhões de doses importadas e que foram objeto do pedido de autorização de uso emergencial perante a ANVISA”, diz o ofício.
“Ressaltamos a urgência na imediata entrega do quantitativo contratado e acima mencionado, tendo em vista que este Ministério precisa fazer o devido loteamento para iniciar a logística de distribuição para todos os estados da federação de maneira simultânea e equitativa, conforme cronograma previsto no Plano Nacional de Operacionalização da vacinação contra a COVID-19, tão logo seja concedido a autorização pela agência reguladora, cuja decisão está prevista para domingo, dia 17 de janeiro de 2021.”
Manchete
Jornalistas se mobilizam contra bloqueio do Twitter de Luiz Antônio Araujo
O jornalista Luiz Antônio Araujo teve sua conta no Twitter bloqueada em 6 de janeiro, após publicar duas imagens: uma da mesa da presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, vandalizada por invasores do Capitólio, e outra da mesa do personagem Dwight Schrute, da série ‘The Office’. Conforme Luiz Antônio, a decisão da plataforma foi ele ter violado a regra que proíbe “publicar ou postar informações de outras pessoas sem autorização e permissão expressas”. A ocorrência mobilizou colegas profissionais que têm se manifestado na própria rede social pelo fim da restrição.
O caso mobilizou colegas de profissão que têm se manifestado na própria rede pelo fim desta restrição. Um dos primeiros a se manifestar foi o jornalista e escritor, ex-ombudsman da Folha de São Paulo, Mário Magalhães. Ele escreveu nesta quarta-feira, 13:
A jornalista mais premiada da história, a gaúcha Eliane Brumm escreveu hoje, ao retuitar Mário:
Alexandre Aguiar, Fabiano Costa, Graciliano Rocha, Larissa Roso, Leandro Fontoura, Marcelo Canellas e Rubens Valente foram outros profissionais de imprensa que se manifestaram.
Fonte: Coletiva.net /Matéria original
Manifesto da Associação Brasileira de Imprensa-ABI
-
Cidade4 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia2 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia4 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão5 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete3 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete3 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política2 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00