Contato

Manchete

URGENTE: Correios entram em greve por tempo indeterminado em todo o Brasil

Na noite desta segunda-feira (17), assembleias gerais convocados pelos sindicatos de representação dos servidores dos Correios deflagaram greve geral por tempo indeterminado. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), a greve se deu após ausência de negociação por parte da direção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), retirada de direitos dos trabalhadores e negligência da empresa com os ecetistas durante a pandemia da Covid-19.

A greve inicia imediatamente, nesta terça-feira (18), em todo o Brasil. Os trabalhadores de diversas cidades anunciaram que estarão em frente aos seus locais de trabalho, realizando um ato de protesto enquanto durar a greve.

Em nota emitida pelos sindicatos de cada Estado, os trabalhadores foram convocados para ato que teve início às 18h e acabou por deflagrar a greve em todas as principais cidades e nas capitais dos Estados brasileiros.

Os servidores pedem o restabelecimento do atual Acordo Coletivo que teria vigência até 2021. Desde o dia 1º de agosto, a direção da empresa excluiu 70 cláusulas trabalhistas prevista no Acordo Coletivo, como licença maternidade de 180 dias, pagamento de adicional noturno, horas extras, indenização por morte, auxílio creche, entre outros.

O aumento da participação dos trabalhadores percentualmente no plano de saúde também vem onerando os ecetistas, e causando debandada em massa no plano de saúde da categoria. Além disso, os trabalhadores estão mobilizados contra a negligência dos Correios em relação à Covid-19, com falta de equipamentos adequados, alcool em gel, testagem de trabalhadores.

Em Porto Alegre, o ato convocado peloSindicato dos Trabalhadores de Correios do RS (Sintect-RS) ocorreu junto ao Mercado Público e contou com a presença de centenas de pessoas. Confira:

Confira a nota da Fentect, emitida pouco antes das assembleias e já antecipando o possível desfecho das mesmas:

“Os trabalhadores dos Correios de todo o país vão deliberar deflagração de greve em assembleias nacionais nesta segunda-feira (17/08), a partir das 18h. Diante da ausência de negociação por parte da direção da ECT e retirada de direitos e negligência da empresa com os trabalhadores ecetistas durante a pandemia da Covid-19, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT), junto com os sindicatos filiados, se mobilizam para deflagrar grande greve nacional por tempo indeterminado.

Entre as diversas pautas, a categoria luta pelo restabelecimento da sentença normativa que continha nosso atual Acordo Coletivo que teria vigência até 2021. Desde o dia 1º de agosto, a direção da empresa excluiu 70 cláusulas trabalhistas prevista no Acordo Coletivo, como licença maternidade de 180 dias, pagamento de adicional noturno, horas extras, indenização por morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, em uma atitude desumana impedindo tratamentos diferenciados e que garantem melhor qualidade de vida, e auxílio creche.

Além disso, houve um aumento da participação dos trabalhadores percentualmente no plano de saúde. Desde o início da pandemia, a categoria vem travando uma verdadeira batalha judicial para garantir testagem, liberação de trabalhadores em grupo de risco e aqueles que coabitam com grupos de risco e que possuem crianças em idade escolar.

As assembleias serão transmitidas pela página do Facebook da FENTECT: https://www.facebook.com/Fentect/”

 
Publicidade
Comentários

Manchete

Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete

Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol

Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.

A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.

A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.

 

Continue lendo

Manchete

Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação

O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.

Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes.  Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.

“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais.  O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.

Continue lendo

Manchete

Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã

Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul

O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.

A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.

O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.

 

Continue lendo

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular