Polícia
Poderosa incursão polar com potencial histórico e de neve afetará metade do Brasil
Alegrete amanheceu com sol, céu aberto, mas muito gelado. Temperatura no centro às 7h de 2 graus centígrados.
A MetSul Meteorologia adverte para uma massa de ar polar enorme e muito intensa que vai atingir praticamente a metade do território brasileiro e grande parte da América do Sul nesta semana com potencial de ser um evento histórico de frio e neve. Verdadeira bolha de ar antártico avançará pela Argentina e vai atingir pela sua trajetória continental o Sul, o Centro-Oeste, o Sudeste e parte do Norte do Brasil, além de Paraguai, Bolívia, Uruguai, Peru e mesmo Equador, Colômbia e Venezuela. Assim, a influência do ar frio, mesmo que modesta, deve atravessar a linha do Equador e chegar ao Hemisfério Norte, onde é verão.
Massas de ar frio fortes ocorrem virtualmente quase todos os anos no Sul do Brasil, mas esta será excepcionalmente forte e abrangente para a segunda metade do mês de agosto. A queda da temperatura será sentida a partir da quarta-feira no Rio Grande do Sul e entre quinta e sexta-feira será percebida nas demais regiões brasileiras. A quinta, a sexta e o começo do sábado serão dias de muito frio no Sul do Brasil. Como a massa de ar será por demais gelada, é comum que chegue com vento moderado a forte que vai trazer sensação térmica com valores muito baixos, negativos em muitas localidades.
Uma baixa polar em níveis médio da atmosfera vai atuar sobre o Sul do Brasil. Isso irá fazer com que haja nebulosidade e instabilidade com ar muito gelado em altitude, o que na análise da MetSul traz uma altíssima probabilidade de ocorrência de neve no Sul do país. Todos os modelos numéricos consultados pela MetSul apontam neve entre quinta-feira e sábado. Se há certeza do frio intenso e quase convicção que pode nevar, a dúvida no momento é onde e o quanto pode nevar.
A cada rodada, e a cada modelo, as projeções de neve são diferentes e variam bastante. Ora, muito mais abrangente e ora mais limitada aos locais tradicionais do fenômeno como os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense. O que chama atenção, porém, é que diversos modelos e em diversas rodadas de hoje e dos últimos dias indicaram que pode nevar de forma mais abrangente e em locais pouco acostumados a ver neve ou que não testemunham o fenômeno por décadas.
Os modelos nas últimas horas e dias já indicaram neve no Uruguai, perto da cidade de Buenos Aires e nas províncias argentinas de Santa Fé e Entre Rios, na maior parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná, e até em Curitiba e no Sul do estado de São Paulo.
Saída da 0Z de sábado do modelo canadense indicando muita neve em Curitiba e até na divisa com São Paulo
Ocorre que nas rodadas seguintes não mantiveram estas tendencias. Veja o caso, por exemplo, do modelo canadense. Na saída da madrugada de hoje, indicava neve em meio Sul do Brasil e em quantidade de 25 cm a meio metro em alguns pontos. Já na rodada da tarde de hoje, apesar de indicar neve em muitos lugares, a projeção é de menos neve e em menos lugares que na projeção da madrugada.
Saída da 0Z de hoje do modelo canadense
Saída da 12Z de hoje do modelo canadense
Já o modelo do serviço meteorológico alemão rodado pela MetSul em sua rodada da tarde de hoje apontava neve em maior quantidade nas áreas tradicionais do Planalto Sul Catarinense e dos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul, mas sinalizava o fenômeno em menor quantidade também em áreas do Norte gaúcho, como o Planalto Médio, e em pontos do Oeste e Meio-Oeste Catarinense e do Planalto de Palmas, no Paraná.
Saída das 12Z de hoje do modelo alemão
Diante deste cenário, reiteramos que a probabilidade de neve é altíssima, mas que hoje não se pode fazer responsavelmente projeções precisas de quantidade e localização do fenômeno. O que pode e deve ser informado é que deve nevar e não se descarta que forte em alguns locais, e ainda que o fenômeno possa alcançar até pontos menos acostumados ao fenômeno. Somente, porém, nos próximos dias se terá um cenário mais claro.
A neve por natureza é um fenômeno de difícil previsão e mesmo nos Estados Unida os meteorologistas encontram grande dificuldade não raro em precisar as acumulações. Anos atrás, por exemplo, a cidade de Nova Iorque foi parada totalmente por ordem da Prefeitura ao custo de bilhões de dólares por previsão oficial do Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano que nevaria 50 cm a 75 cm, mas no fim do dia caíram poucos centímetros e o caso acabou sendo muito estudado e debatido na comunidade meteorológica e concluiu-se em diversos fóruns sobre a necessidade de se comunicar ao público e governos os diferentes cenários e as incertezas em prognósticos neste tipo de situação.
A MetSul Meteroologia destaca que fenômeno que não se descarta ainda é a ocorrência de chuva congelada e que poderia se dar até em locais até de menor altitude, mesmo ao nível do mar, porque a atmosfera estará extremamente resfriada na segunda metade da semana e este tipo de precipitação pode ocorrer com a temperatura em superfície acima de 5ºC positivos.
Como haverá mais nuvens sobre o Sul do Brasil, as mínimas entre quinta e sexta serão baixas, mas não extremas como as registradas ondas de frio mais fortes deste inverno até agora e que se deram com céu claro e ar muito seco. Por outro lado, a presença de nebulosidade deve fazer com que as máximas sejam muito baixas, o que trará dias muito frios e ainda com vento aumentando a sensação de gelo.
PO potencial histórico deste evento de frio a se confirmar não será pelas mínimas e sim pela neve se ela vier forte e em mais locais que o habitual como indicado por alguns modelos
Como é comum na presença de uma área de menor pressão atmosférica, ar seco avança a Oeste e ao Norte do sistema. Por isso, esfriará muito e com mínimas muito baixas com geada no Norte da Argentina, no Paraguai, em pontos do Centro-Oeste do Brasil e em parte do Sudeste, não se afastando geada em Minas Gerais fora das áreas de Serra como a região do Triângulo Mineiro e até no Sul de Goiás.
Projeção de geada do modelo canadense para a madrugada do dia 22
Os mapas deste boletim e outros de neve e geada estão disponíveis a qualquer hora ao assinante na seção de mapas com até quatro atualizações diárias e ao longo da semana a MetSul oferecerá novos boletins detalhados e atualizados sobre o frio, geada e neve aqui em metsul.com.
Polícia
Brigada Militar prende abigeatário com três ovelhas no Caverá
Um homem foi preso pela BM na tarde desta Segunda 18/01 com três ovelhas em um mato próximo a localidade dos Boião na estrada do Caverá.
Um morador ao tomar conhecimento do furto, acionou a Brigada Militar que ao chegar no local indicado, entrou no mato e conseguiu prender um dos ladrões, que além da ovelhas ainda portava uma arma calibre 28 com uma munição.
Outros dois envolvidos, a perceberem a presença dos policiais, soltaram os ovinos e fugiram. Três animais ainda vivos foram encontrados, uma ovelha adulta, um carneiro e uma ovelha prenha. Após a ação, os animais foram devolvidos ao proprietário.
Depois de ouvido, o homem preso foi conduzido ao Presido Estadual de Alegrete.
Manchete
Militar surpreende ladrões é atacado com faca e deixa um ferido
Um militar morador no bairro Jardim Planalto, surpreendeu dois ladrões que adentraram a sua casa que está em construção. O local já havia sido furtado duas vezes e o proprietário resolveu dormir no local para rondar os meliantes.
Por volta das 02 horas da madrugada, desta sexta-feira(15), ele surpreendeu dois ladrões, quando adentraram ao recinto.
Um deles fugiu e o outro investiu contra ele com uma faca. Ele conseguiu se esquivar dos golpes defendendo-se com um facão, cortando uma das mãos do ladrão e sua perna.
Ferido, o ladrão tentou fugir, mas, caiu logo em seguida em frente à casa em construção. O militar que não se feriu, chamou a Brigada Militar e o socorro à vítima.
Na Delegacia de Polícia, foi feito registro simples por furto tentado.
Polícia
Número de casos desta quinta-feira no RS é de 4.923 infectados
O Rio Grande do Sul registrou 4.923 novos casos de Covid-19 e mais 91 mortes provocadas pela doença, de acordo com balanço divulgado na tarde desta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual da Saúde.
Com essas novas ocorrências, o total de casos confirmados de coronavírus no Estado subiu para 495.585. Já o número de óbitos aumentou para 9.790.
Entre as pessoas infectadas pela Covid-19 no RS, 468.848 (95% dos casos) já se recuperaram da doença, que atinge todos os municípios gaúchos.
Os dados atualizados da pandemia no Estado podem ser acessados aqui.
-
Cidade4 meses atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia2 meses atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Polícia4 meses atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado
-
Canal Em Questão5 meses atrás
Catadora de latinhas em Alegrete, Jenifer muda sua história e vira Lojista e youtuber na Capital
-
Manchete3 meses atrás
Rivalidade entre facções resulta em mais uma vítima nesta madrugada
-
Cidade1 ano atrás
Mais de 60 crianças desfilaram na escolha da Corte Mirim da UABA
-
Manchete3 meses atrás
Alegretense encontrado morto boiando dentro do lago em Guarapuava PR
-
Política2 meses atrás
Corrigido.Fenômeno eleitoral de Alegrete, o Bocão, gastou só R$ 360,00