Contato

Corona Vírus

Luto e dor em protesto do pequeno comércio contra o lockdown

 

A estimativa é de que sejam no mínimo 800 empresas de pequeno porte, basicamente familiares e que seriam responsáveis pelo giro mensal de R$ 50 milhões no município, e neste sábado, fazem um protesto silencioso.

Balões pretos ornamentam alguns destes estabelecimentos agora em Alegrete. Sentem-se atingidos pela medida extrema tomada pelo Prefeito Márcio Amaral, do lockdown, que vai além da bandeira vermelha, apesar do município e região permanecerem na laranja.

Sexta-feira uma comissão dos pequenos e micro comerciantes esteve reunida com o Prefeito, que acenou com uma perspectiva de flexibilização no próximo sábado. 

Os pequenos comerciantes protestaram quinta-feira em frente ao Centro Administrativo. Eles alegam que dependem do fuxo de caixa, principalmente no início do mês, pra não quebrarem.

Muitos armazéns de bairros ainda vendem no sistema de caderneta prestando valiosa garantia no sustento de assalariados. Muitos clientes são funcionários da Prefeitura, que receberam nesta sexta-feira.

Corredores comerciais como a avenida Assis Brasil, avenida Tiaraju e o centro estão vazios. Quem empreende nestes locais defende o distanciamento social, uso obrigatório de máscara e a consciência da população, conforme entrevista por um dos líderes deste segmento, o comerciante Paulo Nogueira aos meios de comunicação na quinta-feira.

Na alegação da maioria destes pequenos empreendedores, que até agora estavam fora do radar do CEA e da Prefeitura, clientes iriam pagar suas compras e se reabastecer, neste fim-de-semana, e que não entender esta lógica primária estava colocando em risco o negócio familiar de Alegrete.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Mais um óbito e 49 casos novos nesta quarta-feira

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta quarta-feira, 25, Alegrete registrou o vigésimo primeiro óbito por Covid-19. Uma idosa de 83 anos que estava internada na UTI Covid desde o dia 14 de novembro.

Também foram registrados 49 casos positivos e 20 recuperados. Os positivos são 25 mulheres e 23 homens e uma criança, com idades entre 01 e 78 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Dois pacientes que estavam hospitalizados passaram para o isolamento domiciliar.

São 1.703 casos confirmados, com 1.181 recuperados, 501 ativos (488 em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados positivos de Alegrete) e 21 óbitos.

Dos 13 internados, 6 estão na UTI Covid e 7 no Hospital de Campanha.

Foram realizados 10.534 testes, sendo 8.727 negativos, 1.703 positivos e 104 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 756 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Nova reedição do edital da bandeira vermelha é mais do mesmo

A Prefeitura de Alegrete reeditou na tarde desta terça-feira, o Decreto que havia publicado na segunda-feira, com notas mais claras em alguns ítens, como no caso das academias. O novo texto, praticamente é mais do mesmo, não altera em nada o conteúdo do que foi publicado segunda-feira, para o município ficar adequado ao retorno da Bandeira Vermelha na região.

Segunda-feira chegou haver um protesto acanhado de alguns comerciantes da área de gastronomia, bares e restaurantes, que percorreram o centro da cidade num buzinaço e se concentraram mais tarde no Centro Administrativo. Eles foram recebidos pelo Executivo, que informou que o horário seria até às 21h. Até a semana passada o horário deste segmento funcionava até as 23h com a tolerância de meia hora à mais.

O aumento vertiginoso de casos durante o período da campanha eleitoral é que irritou os comerciantes que não aceitam o fato de serem punidos por supostas aglomerações, quando durante todo o mês de outubro até o dia 15 de novembro, havia denúncias de centenas de cabos eleitorais nos bairros da cidade.

O fato é que o corpo clínico da Santa Casa de Caridade pressionou o Prefeito Márcio Amaral voltar a restringir a circulação de pessoas na cidade com o fechamento de alguns setores da economia local. Desde quinta-feira passada a UTI Covid-19 está lotada e foi preciso transladar um paciente de Alegrete para São Gabriel.

Decreto nº 842-2020 – Bandeira Vermelha – atualizado até o 844

 

 

Continue lendo

Corona Vírus

Mais 40 casos positivos. A média se mantém em alta

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Nesta terça-feira, 24, foram registrados 40 casos positivos de Covid-19 e 39 recuperados. Os positivos são 26 mulheres e 14 homens, com idades entre 20 e 83 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Um paciente que estava em isolamento domiciliar foi internado.
São 1.654 casos confirmados, com 1.161 recuperados, 473 ativos (457 em isolamento domiciliar e 16 hospitalizados positivos de Alegrete) e 20 óbitos.
Dos 16 internados, 7 estão na UTI Covid e 9 no Hospital de Campanha.
Foram realizados 10.373 testes, sendo 8.635 negativos, 1.654 positivos e 84 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 741 pessoas.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular