Contato

Polícia

Com implantação de mediações online, Defensoria Pública registra aumento de 76% em acordos familiares

Porto Alegre (RS) – Conflitos familiares não precisam esperar a pandemia passar para serem solucionados. A Câmara de Mediação de Família da Defensoria Pública realizou, entre 29 de abril e 30 de junho deste ano, 125 sessões de mediação no formato online. Além de seguir na nova modalidade – antes da pandemia as sessões eram presenciais – a Câmara ainda registrou aumento de 76,9% no número de acordos em relação ao mesmo período do ano passado, conforme balanço. O levantamento ainda apontou que, no período, foram concluídos 92 acordos, 11 entendimentos provisórios, 17 atendimentos e orientações jurídicas e realizadas cinco constelações familiares online, a mais recente prática de mediação de conflitos oferecida pela Defensoria Pública.

“Após cada sessão de mediação, fazemos uma pesquisa de satisfação. Grande parte dos participantes relatam que adoraram o formato online por ser eficiente e economizar no transporte e no deslocamento das partes”, apontou a defensora pública coordenadora da Câmara de Mediação de Família, Patricia Pithan Pagnussat Fan.

Além da tecnologia, a confiança no trabalho da Defensoria e a mudança de cultura dos próprios assistidos são os fatores que a defensora atribui à eficácia das atividades realizadas mesmo na pandemia. “A qualidade e o efeito da mediação online têm sido os mesmos das sessões presenciais. O fato de os assistidos estarem à vontade, em casa, os tornam mais abertos a solucionar. As pessoas não querem mais esperar. Estão mais autônomas e querendo resolver a situação de forma rápida. Para isso, contam com o auxílio da Defensoria Pública na solução de conflitos de forma extrajudicial por meio da mediação. E as sessões online foram aprovadas pelos assistidos. Essa modalidade veio para ficar”, analisou Patricia.

Mediação sem fronteiras

A tecnologia também colaborou ao liberar as barreiras geográficas. Como as sessões são por videoconferência, os assistidos podem estar em qualquer lugar. Patricia relatou que houve casos em que foram feitos acordos entre um assistido que estava fora do estado do RS no momento da mediação. “A mediação online está permitindo que cheguemos no interior do Estado e em outros locais. Temos feito algumas mediações em que um dos assistidos estava no RS e o outro em um estado do norte do país. A ideia, futuramente, é ampliar o serviço online”, destacou Patricia.

Como funcionam as sessões

Durante a pré-mediação, membros da equipe da Câmara de Mediação de Família orientam os participantes em relação a conexão da internet, visando a driblar possíveis problemas técnicos, bem como sugerem a procurar um local calmo e que estejam a sós. “Tem funcionado muito bem”, disse Patricia. As sessões são conduzidas por mediadores(as) conveniados entre a Defensoria Pública e faculdades de Direito.

Como procurar o serviço

Quem deseja mediar um conflito que esteja no âmbito do Direito de Família via Defensoria Pública, como divórcio e guarda dos filhos, por exemplo, deve ligar para o telefone do Alô Defensoria (51) 3225.0777, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h, ou enviar email para [email protected].

Escute o áudio da defensora pública e coordenadora da Câmara de Mediação de Família, Patricia Pithan Pagnussat Fan.

POR NICOLE BORGES DE CARVALHO – ASCOM DPE/RS

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Polícia

PRF prende homem com mais de R$ 150 mil em moeda estrangeira em Rosário do Sul

DInheiro estava escondido dentro de calçados e sob o assoalho de um veículo_

A PRF de Rosário do Sul,
efetuou, na tarde desta quinta-feira (18), por volta das 16h50min, a prisão de um homem por estar de posse de 30 mil dólares com entrada irregular no país.

Os policiais, durante a abordagem de fiscalização, encontraram o dinheiro escondido sob o assoalho de um veículo Jetta, e também dentro dos calçados do passageiro, um homem de 47 anos, de Lindoia do Sul-SC, o qual era responsável pelo valor. Ele disse aos polícias que havia trocado o dinheiro em uma casa de câmbio de Rivera, na fronteira do Brasil com o Uruguai, e iria levar para Santa Catarina.

Os 30 mil dólares, convertidos pela taxa de câmbio de hoje (R$ 5,24), totalizam mais de 150 mil reais.

O dinheiro foi recolhido e apresentado, com o detido, na Polícia Federal de Santana do Livramento. O motorista, que estava dirigindo o veículo em virtude do passageiro estar com a CNH suspensa, não teve envolvimento na ocorrência.

Continue lendo

Polícia

Decrab/Alegrete recupera em Itaqui gado roubado

Na manhã de terça-feira, 16/04, policiais civis da DECRAB/Alegrete, coordenados pelo Delegado Ewerton Melo, juntamente com equipe da delegacia de policia de Itaqui e da Inspetoria Veterinária , diligenciaram no interior do município de Itaqui, onde recuperaram e restituíram ao legítimo proprietário cinco animais, sendo três vacas e dois terneiros que haviam sido identificados na semana passada.

Após alguns dias de diligências, os animais, cujas marcas haviam sido suprimidas e substituídas, foram devidamente identificados e prontamente reconhecidos pelo dono.

Continue lendo

Polícia

BM flagra apenado com rolos de fios furtados da Secretaria do Meio Ambiente

PRISÃO POR FURTO

Em 12 de Abril de 2024, por volta das 13 h e 25 min, no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, durante patrulhamento de rotina no bairro Cidade Alta, avistou um indivíduo esse monitorado por tornozeleira eletrônica e já conhecido das guarnições pelo cometimento de crimes.

Foi realizada a abordagem no homem de 44 anos o qual estava em posse de uma mochila de cor preta, sendo verificado que no interior da mesma foram localizados dois rolos de 100 metros de fio elétrico 4 mm marca CORFIO, 2 aparelhos celulares marca Samsung Duos, 1 aparelho marca Multilaser NS e 1 aparelho celular marca LG k22, ao ser indagado o mesmo informou ser de sua propriedade, porém sem saber informar a procedência.

Ao ser verificado no sistema consultas integradas foi constatado que o mesmo presta serviço à Secretaria de Meio Ambiente do município, efetuado contato com o responsável que confirmou sem sombra de dúvidas ser de propriedade da secretaria.

Diante da materialidade do delito o indivíduo foi conduzido até a UPA e posterior a DPPA onde foi autuado em flagrante, sendo arbitrada fiança em meio salário-mínimo a qual não foi paga.

PRISÃO POR CUMPRIMENTO DE MANDADO

Em 12 de abril de 2024, às 22h e 25min no município de Alegrete, uma guarnição da Brigada Militar, quando em patrulhamento ostensivo no Bairro Segabinazzi, abordou um homem de 42 anos, em frente a sua residência quando desembarcava de um veículo, já era de conhecimento da guarnição que este possuía mandado de prisão em aberto expedido pela comarca de Alegrete pela Lei 2848, art. 217A – Estupro de vulnerável, diante dos fatos este foi conduzido a UPA para exames de praxe e posterior apresentado na DPPA.

 

Continue lendo

Popular