INMET prevê entrada de massa fria em todo o RS

 

🥶 ❄️ FRIO INTENSO | MASSA DE AR POLAR TRARÁ TEMPERATURAS NEGATIVAS E GEADAS FORTES NO RIO GRANDE DO SUL

 

🌬️ No decorrer desta segunda-feira (13), o ingresso de uma intensa massa de ar polar pela Argentina e Uruguai, deve derrubar as temperaturas no RS. Logo no amanhecer, as temperaturas já baixam dos 5°C em toda metade sul gaúcha e se aproximam dos 0°C na fronteira com o Uruguai. Durante o dia, mesmo com a presença do sol a temperatura se mantém baixa, com acentuada sensação de frio por causa do vento minuano que sopra com rajadas acima de 40 km/h em alguns momentos, sobretudo na Serra do Sudeste e litoral. No período da noite, o frio se acentua em todas as regiões do estado e em muitos pontos, as menores temperaturas do dia devem ser registradas neste período.

⚠️ ⛄ Na terça-feira (14/07), o resfriamento será ainda mais intenso e as temperaturas devem descer a valores abaixo de 0°C em várias regiões do RS, como em áreas da Campanha, Sul, Centro, Serra e baixadas da metade norte gaúcha. Em algumas localidades, principalmente em topos (locais altos e descampados) da Serra do Sudeste, a temperatura negativa deve vir acompanhada de vento, o que proporcionará uma sensação térmica ainda menor do que a temperatura registrada pelos termômetros. É importante destacar que, a temperatura negativa acompanhada de ventos, provoca congelamento de superfícies líquidas expostas a ação do vento, além de trazer risco para a ocorrência de um fenômeno denominado “geada negra”, que é a geada mais nociva às culturas, pelo fato de congelar a seiva das plantas e causar danos maiores, dependendo das condições de resistência de cada cultura. No período da tarde, as temperaturas permanecem baixa com máximas abaixo dos 15°C em quase todas regiões do estado e abaixo dos 10°C nas partes mais altas da campanha, sul e serra.

⚠️ 🌡️🥶 Na quarta-feira (15/07), o ar frio e seco estável associado a massa de ar polar deve favorecer a temperaturas mínimas expressivas em áreas de baixadas e locais de menor altitude. As temperaturas podem descer a valores negativos com geadas amplas em várias regiões do estado. Em baixadas da Serra do Sudeste (de Pinheiro Machado, Pedras Altas e arredores), Campos de Cima da Serra (de Ausentes, Bom Jesus e arredores), Serra do Botucaraí (de Soledade e arredores) as temperaturas mínimas podem chegar a valores entre -8/-6°C, não se descartando valores menores em algumas localidades destas regiões. Em baixadas da Serra Gaúcha (de Canela, Farroupilha e etc) a mínima pode alcançar valores entre -7/-5°C.

➡️ Nas baixadas de menor altitude da campanha (de Quaraí, Livramento e arredores) e do norte gaúcho (Serafina Corrêa e arredores), a temperatura mínima pode oscilar entre -6/-4°C. Em algumas localidades de baixa altitude do sul gaúcho (regiões periféricas de Pelotas, Pedro Osório, Arroio Grande e arredores) valores entre -5/-3°C podem ser observados. Já em baixadas da faixa leste (de Teutônia, Nova Santa Rita e arredores), as temperaturas devem ficar entre -4/-2°C. As projeções indicam inclusive que as temperaturas podem descer a valores negativos até mesmo em pontos do litoral sul (Rio Grande, Chuí e arredores), orla da Lagoa dos Patos (Barra do Ribeiro e arredores) e Região Metropolitana de Porto Alegre (Canoas, Campo Bom e arredores), além de algumas localidades do oeste e centro.

❗É importante destacar que regiões de baixadas, como mencionado no texto da previsão, se referem a lugares com relevo mais íngreme ou acidentados, uma vez que conseguem se proteger da ação dos ventos e ainda conseguir acumular ar frio em noites estáveis, entre os quais, pode se citar locais de vales, terrenos próximos a arroios/sangas e locais mais baixos com barreiras orográficas no entorno. Nestas situações de ar frio estável, isto é, sem vento e com céu limpo, o ar frio por ser mais denso tende a escoar das partes altas e se acumular nesses locais baixos. Por esse motivo, regiões de maior altitude ou mais expostas a ação dos ventos, acabam tendo temperaturas mais elevadas nessas situações!!

🔼 🔥 Na tarde de quarta-feira, as temperaturas se elevam um pouco mais, mas mantém a sensação de frio durante o dia. A partir de quinta-feira (16/07), as temperaturas se elevam gradativamente e o calor retorna ao estado, sobretudo no final de semana (a partir do dia 18/07), com marcas próximas ou até superiores aos 30°C em alguns municípios.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *