Contato

Corona Vírus

Alegrete no vermelho. Reuniões religiosas proibidas e a lista de restrições é ampla

 

Alegrete terá que dar um cavalo-de-pau e retornar às restriçoes do distanciamento novamente. No final da tarde deste sábado, o Governo Estadual confirmou que a região de Uruguaiana, onde Alegrete faz parte, mudou de classificação. Estamos na vermelha.

Restaurantes e lancherias ficam proibidos de receber clientes no local, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. Nos shoppings, também fica permitido o acesso apenas a serviços essenciais, como farmácias, lavanderias e supermercados, que podem operar com apenas 25% dos funcionários. Fora isso, os shoppings devem permanecer fechados, sem circulação de pessoas.

As aulas devem ser mantidas de forma remota. Cursos livres, cujo funcionamento seria permitido, com respeito às medidas sanitárias, a partir do dia 15 de junho, devem permanecer fechados, assim como escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades.

Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos (mesmo que com atendimento individual), e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.

O Prefeito Márcio Amaral confirmou ao EQ agora à noite, que segunda-feira deverá ser publicado um novo decreto atualizando as normas de acordo com o novo cenário.

“Segunda feira vamos ter uma reunião do comitê, mas já estará valendo a regra do estado. Infelizmente não temos como fazer diferente, mesmo que não tenhamos um crescimento dos casos por aqui”, disse.

O modelo de Distanciamento Controlado está dividido em protocolos que devem ser adotados para cada atividade econômica conforme a bandeira semanal. Por isso, é preciso que os moradores de cada uma das regiões acessem o site distanciamentocontrolado.rs.gov.br 

para consultar os protocolos específicos de cada setor. Todas as regiões, seja qual for a bandeira na qual está classificada, devem seguir todos os protocolos de prevenção, que incluem uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, higienização dos ambientes e das mãos, uso de equipamento de proteção individual (EPI), afastamento de casos positivos ou suspeitos, teto de ocupação e atendimento diferenciado para grupos de risco.

O que aconteceu na nossa região…

Na Região de Agrupamento Uruguaiana R03, as internações passaram de quatro para seis. Devido a esse crescimento e, também pelas alterações nos pontos de corte, o referido indicador ficou em bandeira preta, com um alerta importante para as duas regiões.

Os indicadores de estágio da evolução na região e de incidência de novos casos sobre a população também tiveram pioras nas suas bandeiras nas duas regiões – ambos com bandeira vermelha para Santa Maria e com bandeiras preta e vermelha, respectivamente, para Região de Agrupamento Uruguaiana R03.

O indicador de projeção de número de óbitos para o período de uma semana para cada 100 mil habitantes, que substituiu o de número de óbitos nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes, apresentou bandeira preta nas duas regiões.

Apesar de que os indicadores de capacidade de atendimento e de mudança de capacidade de atendimento tenham se mantido entre bandeiras amarela e laranja, foram os efeitos observados de propagação do vírus e de doenças por SRAG que exerceram esse elevado alerta nas duas regiões.

Com a alteração para bandeira final vermelha, espera-se que a propagação do vírus inicie um processo de redução. Ao mesmo tempo, pode ser esperado um aumento na utilização da capacidade hospitalar no curto prazo, tendo em vista o tempo necessário entre a ação de restrição e a diminuição de crescimento nas hospitalizações.

 

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Mais um óbito e 49 casos novos nesta quarta-feira

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Nesta quarta-feira, 25, Alegrete registrou o vigésimo primeiro óbito por Covid-19. Uma idosa de 83 anos que estava internada na UTI Covid desde o dia 14 de novembro.

Também foram registrados 49 casos positivos e 20 recuperados. Os positivos são 25 mulheres e 23 homens e uma criança, com idades entre 01 e 78 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Dois pacientes que estavam hospitalizados passaram para o isolamento domiciliar.

São 1.703 casos confirmados, com 1.181 recuperados, 501 ativos (488 em isolamento domiciliar e 13 hospitalizados positivos de Alegrete) e 21 óbitos.

Dos 13 internados, 6 estão na UTI Covid e 7 no Hospital de Campanha.

Foram realizados 10.534 testes, sendo 8.727 negativos, 1.703 positivos e 104 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 756 pessoas.

Continue lendo

Corona Vírus

Nova reedição do edital da bandeira vermelha é mais do mesmo

A Prefeitura de Alegrete reeditou na tarde desta terça-feira, o Decreto que havia publicado na segunda-feira, com notas mais claras em alguns ítens, como no caso das academias. O novo texto, praticamente é mais do mesmo, não altera em nada o conteúdo do que foi publicado segunda-feira, para o município ficar adequado ao retorno da Bandeira Vermelha na região.

Segunda-feira chegou haver um protesto acanhado de alguns comerciantes da área de gastronomia, bares e restaurantes, que percorreram o centro da cidade num buzinaço e se concentraram mais tarde no Centro Administrativo. Eles foram recebidos pelo Executivo, que informou que o horário seria até às 21h. Até a semana passada o horário deste segmento funcionava até as 23h com a tolerância de meia hora à mais.

O aumento vertiginoso de casos durante o período da campanha eleitoral é que irritou os comerciantes que não aceitam o fato de serem punidos por supostas aglomerações, quando durante todo o mês de outubro até o dia 15 de novembro, havia denúncias de centenas de cabos eleitorais nos bairros da cidade.

O fato é que o corpo clínico da Santa Casa de Caridade pressionou o Prefeito Márcio Amaral voltar a restringir a circulação de pessoas na cidade com o fechamento de alguns setores da economia local. Desde quinta-feira passada a UTI Covid-19 está lotada e foi preciso transladar um paciente de Alegrete para São Gabriel.

Decreto nº 842-2020 – Bandeira Vermelha – atualizado até o 844

 

 

Continue lendo

Corona Vírus

Mais 40 casos positivos. A média se mantém em alta

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Nesta terça-feira, 24, foram registrados 40 casos positivos de Covid-19 e 39 recuperados. Os positivos são 26 mulheres e 14 homens, com idades entre 20 e 83 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Um paciente que estava em isolamento domiciliar foi internado.
São 1.654 casos confirmados, com 1.161 recuperados, 473 ativos (457 em isolamento domiciliar e 16 hospitalizados positivos de Alegrete) e 20 óbitos.
Dos 16 internados, 7 estão na UTI Covid e 9 no Hospital de Campanha.
Foram realizados 10.373 testes, sendo 8.635 negativos, 1.654 positivos e 84 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 741 pessoas.
Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular