Manchete
Clima tenso dentro dos partidos da base pode inviabilizar a dobradinha Márcio e Jetter
*Especial/Página 2
PP e MDB batem cabeça na arrancada da campanha eleitoral. O pedido de demissão do Secretário Jesse Trindade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, deixou um buraco funcional e político para o Prefeito Márcio Amaral. Chegou a convidar o empresário Danilo Schimit, presidente da associação dos proprietários de oficinas de Alegrete, que agradeceu o convite, mas não não aceitou o cargo.
No Progressista a pesquisa do Em Questão, deixou claro, que o partido está fragmentado. Vários nomes apareceram na lista espontânea, demonstrando que o partido não tem uma liderança que consiga uni-lo facilmente, o que é uma novidade, depois de cinco décadas. Desde a época da Arena 1 e Arena 2, o partido mantinha um certo equilíbrio em suas apostas.
Agora o PP enfrenta algo novo: um grupo que apóia o acordo firmado há quatro anos, que levou a ex Prefeita Cleni Paz ao paço municipal, tendo Márcio Amaral como vice. Porém, esta tese perdeu força desde o ano passado. A eleição da mesa do legislativo, com PDT e PP à frente, foi um indicativo, pois apesar de darem sustentação ao governo municipal, a bancada do PP, também passou a olhar com admiração a perspectiva de montar por ali uma outra via.
Não é por acaso que o nome do vereador Luciano Belmonte, Progressista, aparece com certo destaque na pesquisa do EQ, porque ele foi elevado a outro patamar durante a gestação de uma provável dobradinha com o vereador Rudi Pinto.
Acontece que o fato novo foi o pedido de saída do Secretário Jetter de Souza, da Secretaria de Infra-Estrutura, para buscar ser o elo com o antigo acordo. Recebeu uma de imediato uma resposta contundente do médico José Fábio Pereira, ex Secretário de Saúde, em sua página no facebook. Apesar de não citar o nome de Jetter, deixa muito claro, que sua mãe, Cleni Paz, morreu com uma mágoa, de que seu Secretário não levou adiante uma sindicância para apurar um roubo de tramas, realizado por um funcionário da Infra Estrutura, em carro da Prefeitura no interior do município. O caso teve grande repercussão na época. José Fábio trouxe o assunto à tona.
Nesta terça-feira, na reunião do Progressista saiu lasca entre grupos políticos que dominam o partido. Bolson poderá aparecer como candidato à Prefeito. A vereadora Miriam observa e evita os conflitos, mas sua colega Vanda Dornelles está alinhada à tese da candidatura do partido como cabeça de chapa. De certo como candidatos até agora tem o ex Secretário Jetter e a professora Alicemara. Paulo Salbego é o nome do grupo que reza a cartilha do deputado Frederico Antunes com o forte apoio do empresário Onélio Pilleco, mas na pesquisa eleitoral não decolou.
Pra ainda ficar mais tenso e pesado o ambiente do partido, nesta quarta-feira, o professor Romário, pediu demissão do cargo de diretor geral da Secretaria de Infra-Estrutura. Motivo: teóricamente ele deveria ser alçado à função de Secretário, porque já era o diretor do Parque de Máquinhas. A escolha do seu colega, engenheiro Huillian Severo causou dissabor e o vice presidente da sigla abandonou a barca, por se sentir desprestigiado.
O prefeito Márcio não tem nome para o lugar de Jesse, que sai com grande prestigio frente à opinião pública, basta ver o apoio dos internautas no post que fez em sua página no facebook, e, não há ninguém, até este momento para ser oficializado para a vaga de Diretor do Parque.
Um exemplo evidente que a crise de poder está corroendo a administração municipal é que se o Secretário não avisa em sua página particular sua saída ninguém ficaria sabendo. Para comunicar a troca na Infra Estrutura tem publicação oficial na página da Prefeitura. O correlegionário do Prefeito não recebeu as honras da casa, ao contrário do seu potencial vice, Jetter de Souza.
Agora no final da tarde o Prefeito, juntamente com seus aliados na administração e o seu pai, presidente do MDB, Airton Amaral, estiveram em longa reunião. A busca por saídas está na pauta. E se José Fábio enfrentou públicamente o provável vice de Márcio, a pergunta é a seguinte: qual o Progressista estará na campanha eleitoral, com qual pedaço do MDB? Pode haver uma segunda: MDB e Progressista conseguem chegar juntos às urnas?
*Paulo de Tarso Pereira
Manchete
Condenação para acusado de matar por ciúmes em Alegrete
Rafael Echevarria Borba sentencia Pedro Cesar Fonseca a 23 anos de prisão após homicídio durante transmissão de futebol
Pedro Cesar Fonseca foi condenado a 23 anos e 4 meses de prisão por matar um homem a facadas em Alegrete, no dia 19 de novembro. O crime, ocorrido em 8 de outubro de 2023, foi motivado por ciúmes, segundo o Ministério Público.
A vítima foi atacada numa loja de conveniência durante a transmissão de um jogo de futebol. O juiz Rafael Echevarria Borba determinou o cumprimento imediato da pena e manteve Fonseca em prisão preventiva.
A decisão reflete a gravidade do ato e a importância da justiça em casos de violência.
Manchete
Juíz determina remoção de presos de Alegrete devido à superlotação
O Juiz de Direito Rafael Echevarria Borba, da Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Alegrete, determinou, nesta segunda-feira (18/11), que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) faça as remoções de presos do Presídio Estadual de Alegrete necessárias para o cumprimento do teto de 110 pessoas recolhidas no local.
Em inspeção judicial, realizada nesta segunda-feira (18/11), foi constatada a presença de 147 presos. Segundo o magistrado, o presídio foi projetado para receber 59 pessoas, com limite de 110, que é o número de camas existentes. Durante a enchente, devido à situação de calamidade pública, temporariamente, o teto havia sido relativizado para 140 presos.
“No que diz respeito ao Presídio Estadual de Alegrete, a situação estrutural dele é caótica. Não foram reformadas as celas nem foi feita a reforma da parte elétrica. É urgente, nesse passo, a tomada de medidas drásticas para que sejam obedecidas as decisões judiciais. O calor na fronteira oeste está absurdo, é absolutamente insalubre dentro das celas superlotadas e, não tendo sido reformada a parte elétrica, o risco de incêndio com a utilização de ventiladores é real”, pontua o magistrado.
Manchete
Alegrete em destaque na final do ENART com o Grupo Ibirapuitã
Através do chamamé, o grupo Ibirapuitã visa celebrar a diversidade e riqueza cultural gaúcha em Santa Cruz do Sul
O Grupo Nativista Ibirapuitã garantiu lugar na final do ENART, marcada para este domingo em Santa Cruz do Sul. Destacaram-se com a história do chamamé, ritmo latino influenciado por imigrações europeias.
A preparação envolveu ensaios rigorosos e coreografias de Rafael Machado e Taiara Carus, visando capturar a essência cultural do chamamé.
O ENART reúne grupos de dança tradicional gaúcha, e o Ibirapuitã busca impressionar jurados e público com sua performance. A final promete ser um momento de celebração da cultura gaúcha, com diversidade e riqueza cultural em destaque.
-
Cidade4 anos atrás
Cavalarianos desfilam pelas ruas do Alegrete em homenagem ao 20 de Setembro
-
Polícia4 anos atrás
Racismo em Alegrete. Idosa é gravada xingando com injúria racial
-
Manchete3 anos atrás
Jovem médica alegretense morre em acidente na 290
-
Polícia6 meses atrás
Acidente fatal faz vítima fatal mulher jovem de 28 anos
-
Esportes2 anos atrás
Pauleira em baile viraliza nas redes sociais
-
Polícia1 ano atrás
Advogada é surpreendida por depoimento de Emerson Leonardi
-
Cidade5 anos atrás
Folia e diversão no enterro dos ossos da descida dos blocos 2020
-
Polícia4 anos atrás
Atualizado. Carro com placas de Alegrete é esmagado por Scânia em Eldorado