Contato

Corona Vírus

Aulas na rede estadual só voltam quando chegar o frio

covid

O Governador Eduardo Leite anunciou numa postagem em vídeo, nesta quarta-feira, que as aulas da rede estadual de ensino serão retomadas em junho.

Este é o período que inicia o inverno no RS. No primeiro Decreto do Governador a suspensão das aulas foi justificada pelo fato dos jovens serem potenciais vetores de transmissão do Covid-19.

 

Continue lendo
Publicidade
Comentários

Corona Vírus

Dois óbitos em decorrência da Covid-19 foram confirmados

Nesta quarta-feira, 27, foram confirmados dois óbitos em decorrência da Covid-19. O 48° paciente, homem, de 61 anos, estava internado desde o dia 20/01, já o 49° paciente, mulher, 73 anos, estava internada desde o dia 21/01.
Hoje foram registrados 24 casos positivos, sendo 13 mulheres, 10 homens e um recém nascido de 21 dias do sexo masculino. São 66 recuperados, 07 pacientes estão na UTI covid e 05 no hospital de campanha.
São 3.922 casos confirmados, com 3.143 recuperados, 730 (718 estão ativos em isolamento domiciliar e 12 hospitalizados positivos de Alegrete) e 49 óbitos.
Foram realizados 16.593 testes, sendo 12.507 negativos, 3.922 positivos e 164 aguardando resultado. Em observação com síndrome gripal são 912 pessoas.
Continue lendo

Corona Vírus

Servidora da Câmara de Vereadores de Alegrete é afastada com covid

Uma  servidora que trabalha em um dos setores da Câmara e esteve em viagem nos últimos dias, e ao retornar fez o exame de rotina e testou positivo.

A servidora teve contato com familiares e mais três funcionários do setor, que também foram afastados por precaução.

O repórter Pedro Mello do web Noticias, entrou em contato com a Presidente da Câmara Firmina Soares, que confirmou o caso e se colocou a disposição da nossa reportagem para todos os esclarecimentos.

Presidente da Câmara, Firmina Soares esteve em agenda na capital - Minuano  FM

 

Segundo a Presidente tomaram todas as medidas, mas para o pessoal da saúde não teria como monitorar, pois, a servidora não esclareceu com quais pessoas ela teve contato.

O repórter Pedro Mello do web Noticias questionou se devido o aparecimento deste casso, não teria que todos os servidores da Câmara fazerem os testes, questionamento esse que a Presidente fez ao pessoal da saúde, que disse que não teria como fazer, pois, somente fariam o teste se apresentasse sintomas, e que os 3 funcionários que foram afastados por trabalharem no mesmo setor do positivado teriam que pagar pelos seus Testes de Covid 19.

A presidente também relatou que achou estranho o atestado da servidora por ser de somente 7 dias de afastamento sendo que em caso de positivado seria de 14 dias no mínimo.

Testes rápidos de Covid-19: entenda em que situação doença pode ser  diagnosticada

A servidora não apresentou o exame positivado, somente o atestado da médica do ESF Vera Cruz o que deveria ter ocorrido para uma transparência de afastamento.

A presidente relatou que fez todos os procedimentos possíveis para poder seguir normalmente o trabalho na câmara, mas que mesmo com o aparecimento deste caso, não poderiam parar a casa, pois, tem muitos trabalhos que precisam ter seu andamento.

Na semana passada já tinha sido feito uma higienização nos setores, e que este final de semana será repetido a higienização novamente devido ao aparecimento deste caso.

(Foto meramente ilustrativa)

COVID-19: PREFEITURA SEGUE AÇÃO DE DESINFECÇÃO E HIGIENIZAÇÃO EM ESPAÇOS  PÚBLICOS CONTRA O VÍRUS - Corona Virus

Todo aquele funcionário da Câmara quiser fazer o teste, que sentisse a vontade para efetuar, mas teriam que pagar, pois, a saúde não faria os mesmos.

Encerrou colocando se a disposição para esclarecimentos e que as medidas de afastamento esta sendo feita embora seja difícil, medidas estão sendo aplicadas como  diminuindo as presenças nos gabinetes somente duas pessoas, mas mesmo assim foi inevitável, pois, as pessoas têm suas vidas particulares e elas fazem fora da câmara o que querem, só que os resultados vêm, como veio na câmara de Alegrete infelizmente aconteceu e esta ai encerrou Firmina Soares Presidente da Câmara de Vereadores de Alegrete.

Fonte e fotos : Web Noticias Alegrete

Continue lendo

Corona Vírus

Laboratórios e universidade iniciam pesquisa de controle da pandemia em Uruguaiana

Os laboratórios Biosul e Hermes Pardini, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estão realizando pesquisa em nível nacional para o planejamento de medidas de controle da pandemia de Covid-19.

Em Uruguaiana, o trabalho teve início nesta segunda-feira, e consiste na coleta de sangue para detectar se a pessoa já foi contaminada pela Covid-19. A participação é gratuita e o resultado do teste será divulgado em quatro semanas, quando a pesquisa na cidade for encerrada. 

O paciente vai retirá-lo no próprio laboratório. O objetivo do projeto é planejar ações para a adoção de futuras medidas de controle da disseminação do vírus. A iniciativa é denominada EpiCovid-19 BR e tem o apoio da Prefeitura Municipal.

O estudo faz apontamentos dos níveis de contaminação baseados em faixa etária, classe social, localidades, entre outros tópicos. As coletas são residenciais. As áreas foram pré-determinadas pela UNIFESP e serão oito casas em 25 bairros – totalizando 200 residências. Os responsáveis pela análise dividem cada cidade em 25 setores diferentes.

Uruguaiana está inserida na quinta fase do estudo iniciado na segunda-feira. Nas outras quatro fases, 100 mil pessoas foram testadas em 133 municípios. Um dos indicadores mais importantes até agora foi o de que 60% das pessoas apresentaram sintomas. A universidade acredita que a quinta fase vai ser a mais importante e significativa do projeto em razão do fechamento de um ano da pandemia e por ser feita nos primeiros dias do início da vacinação em massa.

A entidade afirma que 149.280 vão ser testadas em ao menos 133 municípios – um acréscimo de 50% em relação às quatro fases anteriores. As outras cidades gaúchas que também vão participar são: Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. A EPICOIVD-19 BR é o estudo epidemiológico mais abrangente do país. O Biosul esclarece que não há nenhum tipo de agendamento ou contato a ser feito pela população para participar dos testes. 

POR: Fred Marcovici/CP

Continue lendo

Ler edição online

Facebook

Previsão do tempo

 

 

Popular